Filmes Gastronômicos

ago 25, 2011 1 Comentário by

TOP 20

1)      A Festa de Babeth (Babette’s Feast)
Na desolada costa da Dinamarca vivem Martina e Philippa, as belas filhas de um devoto pastor protestante que prega a salvação através da renúncia. As irmãs sacrificam suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações, e mesmo muitos anos depois da morte do pai, elas mantém vivos seus ensinamentos entre os habitantes da cidade. Mas com a chegada de Babette, uma misteriosa refugiada da guerra civil na França, a vida para as irmãs e seu pequeno povoado começa a mudar. Logo Babette as convence a tentar algo realmente ousado – um banquete francês! Sua festa, é claro, escandaliza os mais velhos do lugar. Quem é esta surpreendentemente talentosa Babette, que tem apavorado os moradores desta devota cidade com a perspectiva deles perderem suas almas por deleitarem-se com prazeres terrenos?

ANO: 1987
PAÍS DE ORIGEM: Dinamarca
IDIOMA: Dinamarquês/Francês
DURAÇÃO: 102 min
DIRETOR: Gabriel Axel
ELENCO: Stéphane Audran; Brigitte Federspiel; Bodil Kjer; Jarl Kulle; Jean-Philippe Lafont

2)     Chocolate (Chocolat)
Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.

ANO: 2000
PAÍS DE ORIGEM: Estados Unidos
IDIOMA: Inglês
DURAÇÃO: 105 min
DIREÇÃO: Lasse Hallström
ELENCO: Juliette Binoche; Lena Olin; Johnny Depp; Judi Dench; Alfred Molina; Peter Stormare; Carrie-Anne Moss; Leslie Caron; John Wood; Hugh O’Connor; Victorie Thivisol

3)     Estômago
Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

ANO: 2008
PAÍS DE ORIGEM: Brasil
IDIOMA: Português
DURAÇÃO: 112 min
DIRETOR: Marcos Jorge
ELENCO: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani.

4)      Ratatouille
Paris. Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.

ANO: 2007
PAÍS DE ORIGEM: Estados Unidos
IDIOMA: Inglês
DURAÇÃO: 110 min
DIRETOR: Brad Bird
ELENCO: Patton Oswalt, Lou Romano, Brian Dennehy, Peter Sohn.

5)      O Tempero da Vida (Politiki Kouzina)
Fanis (Markos Osse) é um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô, Vassilis (Tassos Bandis), é um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer Fanis (Georges Corraface) se torna um astrofísico, que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam. Ao completar 35 anos ele decide deixar Atenas e retornar a Istambul, para reencontrar seu avô e também seu primeiro amor.

ANO: 2003
PAÍS DE ORIGEM: Grécia
IDIOMA: Grego
DURAÇÃO: 108 min
DIRETOR: Tassos Boulmetis
ELENCO: Georges Corraface, Ieroklis Michaelidis, Renia Louizidou, Stelios Mainas.

6)      Simplesmente Martha (Bella Martha)
Martha Klein é Chefe de Cozinha num restaurante e não admite críticas de nenhuma espécie. Martha desenvolve uma relação cada vez mais obssessiva com o seu trabalho, que ocupa todo o espaço desocupado da sua vida pessoal, até ao dia em que a sua irmã morre num desastre de viação, deixando orfã Lina, uma menina de oito anos. Martha começa uma investigação que pretende descobrir onde vive o pai da criança, mas enquanto não o encontra, tem que ser ela a fazer tudo sozinha. Mas Martha acaba por ver-se confrontada com um mal-estar e com a necessidade urgente de fazer opções, situação que é agravada quando um novo Chefe é contratado para trabalhar na “sua” cozinha.

ANO: 2001
PAÍS DE ORIGEM: Alemanha
IDIOMA: Alemão
DURAÇÃO: 105 min
DIRETOR: Sandra Nettelbeck
ELENCO: Martina Gedeck, Maxine Foerste, Sergio Castellito, August Zirner.

7) Sabor da Paixão (Woman on top)

Dona de um restaurante na Bahia, a vida de Isabella (Penelope Cruz) muda radicalmente quando ela descobre a traição de seu marido, Toninho (Murilo Benício). Decidida a  se divorciar, ela parte para San Francisco, onde busca dar a volta por cima e assume o comando de um programa sobre culinária.

ANO: 2000
PAÍS DE ORIGEM: Estados Unidos
IDIOMA: Inglês
DURAÇÃO: 85 min
DIRETOR: Fina Torres
ELENCO: Penélope Cruz, Murilo Benício, Harold Perrineau Jr., Mark Feuerstein.

8)   Como Água para Chocolate 
Tita (Lumi Cavazos) nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita.

ANO: 1992
PAÍS DE ORIGEM: México
IDIOMA: Espanhol
DURAÇÃO: 105 min
DIRETOR: Afonso Arau
ELENCO: Marco Leonardi, Lumi Cavazos, Regina Torné, Mario Iván Martínez.

9)      Vatel – Um Banquete para o Rei VATEL
O ano é 1671 e o rei Luís XIV (Julian Sands) vive em Versailles. No norte da França, o Príncipe de Condé (Julian Glover), enterrado em dívidas, planeja uma solução para fazer com que não só ele mas toda a província fique livre das dívidas: ele decide convidar o rei para passar um final de semana recheado de iguarias e entretenimento. Se o Príncipe conseguir cair nas graças do rei, toda a região será salva do desastre econômico. Porém, apenas um homem poderá preparar um banquete suntuoso e ainda cuidar da diversão real: François Vatel, o mordomo do Príncipe. Mas em meio a todo o trabalho resultante da preparação para a visita real, Vatel se apaixona pela bela Anne de Montausier (Uma Thurman), o que atrapalha os planos do Príncipe de Condé.

ANO: 2000
PAÍS DE ORIGEM: França
IDIOMA: Inglês
DURAÇÃO: 119 min
DIRETOR: Roland Joffé
ELENCO: Gérard Depardieu, Uma Thurman, Tim Roth, Julian Glover.

10)      Julie e Julia (Julie and Julia)

1948. Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, “Mastering the Art of French Cooking”. Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências

ANO: 2009
PAÍS DE ORIGEM: Estados Unidos
IDIOMA: Inglês
DURAÇÃO: 123 min
DIRETOR: Nora Ephron
ELENCO: Amy Adams, Meryl Streep e Chris Messina

11 – Comer, Beber, Viver (Eat Drink Man Woman)
O chef aposentado Chu (Sihung Lung) vive em uma grande casa em Taipei com suas três filhas: Jia-Jen (Kuei-Mei Yang), uma professora de Química, convertida ao cristianismo; Jia-Chien (Chien-lien Wu), uma executiva de companhia aérea; e Jia-Ning (Yu-Wen Wang), estudante que também trabalha em um fast-food. A vida na casa se desenrola em torno do ritual do jantar de domingo e dos casos amorosos da família.

ANO: 1994
PAÍS DE ORIGEM: Taiwan / EUA
IDIOMA: Mandarin
DURAÇÃO: 123 min
DIRETOR: Ang Lee
ELENCO: Sihung Lung, Yu-Wen Wang, Chien-lien Wu

12 – O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante (The Cook,
the Thief, His Wife & Her Lover)
A história se passa em um restaurante, onde a mulher do dono do restaurante e seu amante se entregam aos prazeres do sexo, paralelamente ao que todos entregam-se aos prazeres do paladar. Por fim, o cozinheiro delicia-se com os prazeres de completar a vingança contra o amante de sua mulher ao descobrí-los, e o come antropofagicamente ao fim do filme.

ANO: 1990
PAÍS DE ORIGEM: França/Inglaterra
IDIOMA: Inglês
DURAÇÃO: 124 min
DIRETOR: Peter Greenway
ELENCO: Richard Bohringer, Michael Gambon, Helen Mirren

13 – Delicatessen
Comédia de humor negro que fala sobre um
futuro onde a comida é tão rara que acaba sendo usada como moeda de troca, e onde as pessoas comem umas às outras, em virtude da escassez de alimentos.
Recém-chegado na cidade, um jovem palhaço consegue um emprego num açougue e acaba se apaixonando pela filha do chefe. Porém, os planos de seu patrão para ele podem botar tudo a perder.

ANO: 1999
PAÍS DE ORIGEM: França
IDIOMA: Francês
DURAÇÃO: 92 min
DIRETOR: Marc Caro, Jean-Pierre Jeunet
ELENCO: Marie-Laure Dougnac, Dominique Pinon, Pascal Benezech

14 – Sopa e Tortilha (Tortilla Soup)
Remake de Comer Beber Viver, de Ang Lee, sendo que aqui a família central da história é de origem hispânica e mora na Califórnia. Martin Naranjo (Hector Elizondo) é um cozinheiro respeitado que está perdendo o paladar e, consequentemente, o talento para a cozinha. Viúvo, ele tem três filhas já grandes, cada uma com uma personalidade e um rumo na vida, mas solteiras. O filme acompanha o desenrolar dessas quatro vidas nesse momento em que o pai passa por uma crise.

ANO: 2002
PAÍS DE ORIGEM: EUA
IDIOMA: Inglês, Espanhol
DURAÇÃO: 102 min
DIRETOR: María Ripoll
ELENCO: Hector Elizondo, Jacqueline Obradors, Tamara Mello

15 – Meu jantar com André (My dinner with Andre)
Dois velhos amigos de personalidades opostas, um realista e outro sonhador, jantam juntos num caríssimo restaurante francês em Manhattan. Após anos sem se encontrarem, o ator e o diretor teatral discutem filosoficamente temas como teatro experimental, a natureza do teatro, assim como a natureza da realidade, e estranhas experiências de vida.

ANO: 1982
PAÍS DE ORIGEM: EUA
IDIOMA: Inglês
DURAÇÃO: 102 min
DIRETOR: Louis Malle
ELENCO: Andre Gregory, Wallace Shawn, Jean Lenauer

16 – O sabor de uma paixão (The Ramen Girl)
Abruptamente abandonada pelo namorado, uma jovem americana se vê de repente em Tókio totalmente perdida e sozinha, em meio a uma cultura completamente diferente da sua. Tentando reorganizara sua vida, Abby de uma hora para outra se percebe frequentando o restaurante de ramen típico do seu bairro; depois de observar os mágicos efeitos que a comida do restaurante tinha sobre seus clientes, Abby se convence de que seu destino é se tornar uma chefe de cozinha especializada em Ramen. Ela consegue convencer o chefe japonês tirano e temperamental de onde ela trabalha a ensiná-la a arte de se fazer um bom ramen. Apesar de péssimo relacionamento entre os dois, ambos descobrem juntos o cozinhar com amor.

ANO: 2008
PAÍS DE ORIGEM: EUA, Japão
IDIOMA: Inglês, Japonês
DURAÇÃO: 102 min
DIRETOR: Robert Allan Ackerman
ELENCO: Brittany Murphy, Toshiyuki Nishida, Tammy Blanchard

17 – Entre umas e outras (Sideways)
Miles Raymond é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente a Jack, seu melhor amigo, uma viagem pelas vinículas do Vale de Santa Inez, na California. Eles partem juntos na viagem, se envolvendo com duas mulheres. Jack conhece Stephanie, a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento. Já Miles se interessa por Maya, uma garçonete que tem o mesmo apreço por vinho que ele.

ANO: 2005
PAÍS DE ORIGEM: EUA
IDIOMA: Inglês
DURAÇÃO: 126 min
DIRETOR: Alexander Payne
ELENCO: Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Virginia Madsen

18 – A Grande Noite (Big Night)
Dois irmãos abrem um restaurante italiano nos EUA, chamado The Paradise. O mais velho, Primo, é um grande chef, um gênio na culinária, mas bastante temperamental, se recusando a fazer pratos convencionais e rotineiros. Secondo, o mais novo, tem uma mentalidade mais capitalista e tenta superar a grave crise financeira que estão passando. O proprietário de um restaurante de sucesso, Pascal (Ian Holm), propõe chamar um amigo dele, que é um grande músico de jazz, para ajudar a promover o restaurante. Assim os dois irmãos apostam todas as fichas em um cardápio fora de série, que será servido aos convidados desta grande noite.

ANO: 1996
PAÍS DE ORIGEM: EUA
IDIOMA: Inglês, Italiano
DURAÇÃO: 107 min
DIRETOR: Campbell Scott, Stanley Tucci
ELENCO: Tony Shalhoub, Stanley Tucci, Marc Anthony

19 – Quem está matando os grandes chefs (Who’s killing the great chefs in Europe)
O mistério transborda na trama quando se descobre que, um a um, os maiores Chefs da Europa estão sendo mortos. A parte intrigante dos assassinatos é que cada Chef é morto da mesma maneira que sua especialidade é preparada. Críticos gastronômicos e os (muitos) auto-denominados maiores Chefs da Europa exigem a resolução desse mistério.

ANO: 1978
PAÍS DE ORIGEM: EUA, Itália, França e Alemanha
IDIOMA: Inglês
DURAÇÃO: 112 min
DIRETOR: Ted Kotcheff
ELENCO: George Segal, Jacqueline Bisset, Robert Morley

20 – O Amor está na mesa (Cuisine Américaine)
Jovem cozinheiro (Jason Lee) serve os mais requintados pratos na Marinha americana. Após discutir com um dos oficiais, ele termina por ser expulso da corporação e consegue uma vaga num dos mais badalados restaurantes da França, comandado por conhecido chef Louis Boyer (Eddy Mitchell) e sua filha Gabrielle (Irène Jacob).

ANO: 1998
PAÍS DE ORIGEM: França
IDIOMA: Francês, Inglês
DURAÇÃO: 94 min
DIRETOR: Jean-Yves Pitoun
ELENCO: Jason Lee, Eddy Mitchell, Irène Jacob, Isabelle Petit-Jacques, Sylvie Loeillet, Thibault de Montalembert, Anthony Valentine, Michael Muller

* Sinopses retiradas  de:

Cineplayers
Adorocinema
Cinemasapo

Filmes Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Um Comentário para “Filmes Gastronômicos”

  1. Eleonora says:

    O TEMPERO DA VIDA é simplesmente genial! As lições de vida e geografia que o avô oferece aos fregueses de sua lojinha de especiarias, através do uso de temperos é filosofia pura! … O uso das especiarias para explicar o sistema solar ao neto … É maravilhoso! Belo filme, roteiro delicado e forte… Direção precisa, luz, fotografia, é para ter na estante… E ver e rever… e rever… chamando os amigos para rever de novo… Temperando as Vidas…

Deixe seu comentário