Livros sobre especiarias

ago 29, 2011 3 Comentários by

Ler, assim como cozinhar, é uma atividade essencial no dia a dia. Livros com receitas, sem receitas, com histórias sobre chefes, história da culinária,  banquetes impossíveis e até livros técnicos são fascinantes. O tema “especiarias”, envolve muitas áreas: comercial, histórica, culinária, turística e para se aprofundar é preciso mesmo ler.

 

1 – No Tempo das Especiarias
Neste livro que incluiu a consulta a centenas de manuscritos raros e até então pouco consultados, Fábio Pestana mostra como Portugal construiu, primeiro graças à pimenta, depois ao açúcar, o seu vasto império colonial. O autor articula, com singular maestria, a grande história com o cotidiano, colocando o leitor no centro dos acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais da grande epopéia portuguesa. A expansão ultramarina é descrita com toda a sua dose peculiar de fascínio e aventura, mas também com suas crueldades, invasões, extermínios de nativos ‘guerras santas´ e outras brutalidades. Descubra o que fez do sabor picante da pimenta e, também, da doçura do açúcar as mais cobiçadas e valiosas mercadorias, em uma época marcada por disputas acirradas pelo poder, terríveis naufrágios, pirataria internacional e expedições rumo ao desconhecido.

livro-no-tempo-das-especiarias-2010-fabio-pestana-ramos-15250-MLB20098386684_052014-F

Editora: Contexto
Autor: Fabio Pestana
Número de páginas: 288
Ano: 2006

2 – Ervas e Especiarias com Suas Receitas
Compêndio ilustrado sobre temperos e aromas que desvenda os mistérios que cercam aplicações, sabores e tradições de mais de 50 produtos, englobando todos aqueles de uso mais comum no Brasil. Traz mais de 80 receitas nas quais esses temperos podem ser utilizados.

Livro-Dicionario-de-Ervas-e-Especirias
Editora: Boccato Editores
Autor: Nelusko Linguanotto Neto
Número de páginas: 164
Ano: 2006

3- O  Brasil na Rota das Especiarias
O novo livro de Rosa Nepomuceno traz os cheiros do Brasil: das folhas amazônicas, dos cravos nativos do Rio de Janeiro, das canelas silvestres que formavam
verdadeiros bosques na floresta, das baunilhas da Mata Atlântica. Trata dos
picantes das pimentas que fizeram a alegria de macacos, índios, portugueses e
caboclos no início da vida brasileira. A autora conta a grande aventura que foi a aclimação das especiarias asiáticas nas terras férteis da colônia e como, ao mesmo tempo, com a descoberta das plantas nativas, o Brasil se transformou no surpreendente paraíso de aromas, sabores e remédios do Novo Mundo – muitos deles ainda guardados na mata.

o-brasil-na-rota-das-especiarias-rosa-nepomuceno-8503009218_200x200-PU6e4959f9_1

Editora: José Olympio
Autor: Rosa Nepomuceno
Número de páginas: 176
Ano: 2005

4 – Sabores Perigosos: A História das Especiarias
Este livro trata da história das especiarias e das plantas aromáticas e do modo como seu fascínio funcionou como catalisador para o desenvolvimento de rotas marítimas e terrestres, além de contribuir para mudanças sociopolíticas em países do Ocidente e do Oriente. Fruto de estudo, destaca 60 especiarias, que são analisadas em separado e associadas à região em que foram cultivadas originalmente. ‘Sabores perigosos’ ainda se dedica a analisar o significado das especiarias no decurso da história, o prazer que proporcionam, seus benefícios para a saúde e as guerras por elas provocadas.

21185_zoom

Editora: Senac
Autor: Andrew Dalby
Número de páginas: 272
Ano: 2010

5- Viagem ao Fabuloso Mundo das Especiarias
Pequenos tesouros que fizeram o mundo girar, lançaram povos aos mares, perfumaram comidas, curaram dores do corpo e da alma, homenagearam deuses, as especiarias inspiraram esse saboroso livro de Rosa Nepomuceno. Com muitas histórias e tratando de dezenas de espécies aromá;ticas, cujos usos se consagraram ao longo dos tempos, Viagem ao Fabuloso Mundo das
Especiarias — Histórias e Lendas, Origens e Caminhos, Personagens, Remédios, Favores e Sabores mostra o acervo de ervas e pauzinhos, sementes e raízes, bulbos e favas, grãos, frutas e flores perfumados, criados para nos seduzir e tornar a vida mais atraente. A autora percorre o mundo das especiarias fazendo uma viagem que começa no Mediterrâneo, visita a África, chega ao Oriente Médio, atravessa a antiga Pérsia e atinge a Índia – o paraíso dos cheiros e das misturas – estendendo sua rota até os mares do Pacífico, perfumados pelo capim-limão e pelo manjericão. Desembarca, por último, nas Américas, onde reinam as baunilhas e as pimentas, revelando espécies ainda pouco conhecidas e como são usadas pelos diversos povos. Ao longo do livro, pode-se obter informações interessantes sobre as especiarias, do Alecrim ao Zimbro: sua origem, histórias, usos gastronômicos e propriedades medicinais.

Screen-Shot-2012-09-26-at-7.01.27-PM

Editora: José Olympio
Autor: Rosa Nepomuceno
Número de páginas: 224
Ano: 2003

6 – Especiarias E Ervas Aromáticas
Nos séculos XV e XVI, as especiarias eram um bem tão valioso que impulsionaram as Grandes Navegações. Bem antes disso, já figuravam na Bíblia. No século XVIII um explorador curiosamente chamado Pedro Pimenta aclimatou mudas e sementes em terras francesas, de onde seriam ‘conseguidas’ mudas ofertadas a d. João VI e plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Neste livro, Jean-Marie Pelt não apenas conta histórias e lendas interessantes
que cercam as especiarias, ele também diagnostica suas características
botânicas, farmacológicas e, aturalmente, culinárias. Dentre outras coisas, aprendemos que há pelo menos seis variedades de pimenta-do-reino; que a baunilha não é uma vagem; e as melhores maneiras de utilizar as ervas de Provence.

capa_Especiarias_08-05-13

Editora: Ahar – MCPM
Autor: Pelt, Jean-Marie
Número de páginas: 224
Ano: 2003

7- Especiarias De A – Z
Origem, cheiros e sabores retratam as especiarias e seus usos na culinária e na saúde. Entre misturas clássicas e exóticas, as diversas receitas contidas neste livro irão enriquecer ainda mais os seus pratos.

GRD_538

Editora: Lisma
Autor: Iburg, Anne
Número de páginas: 301
Ano: 2005

8 – Guia Das Especiarias
Este livro contém- história e origem das especiarias; informações botânicas sobre as especiarias – características, localização e cultivo; componentes e propriedades; aplicação das especiarias na cozinha e na medicina; misturas de especiarias mais importantes.

Livro---Guia-das-Especiarias---Monika-Villiken_0

Editora: Dinalivro
Autor: Monika, Villiken
Número de páginas: 288
Ano: 2006

9 – O SABOR DA CONQUISTA – VENEZA, LISBOA E AMSTERDÃ NA
ROTA DAS ESPECIARIAS
Instigante e repleto de insights surpreendentes, O sabor da conquista – Veneza, Lisboa e Amsterdã na rota das
especiarias oferece uma perspectiva fascinante de como, na busca de um prato
mais suculento, o mundo se transformou. Escrito pelo chef e escritor especializado em culinária Michael Krondl, o livro mostra que o comércio das especiarias e seus intercâmbios culturais não serviram meramente para conferir um toque especial às iguarias à mesa – a predileção por especiarias pelos europeus levou a grandes cruzadas, espantosos feitos de coragem e até mesmo à carnificina indiscriminada. Em meio a refeições e histórias contadas por plantadores de pimenta na Índia, navegadores portugueses e venezianos apreciadores de boa comida, Krondl conta a trajetória das especiarias, aproveitando todas as oportunidades para explorar o mundo de outrora e provar seus muitos sabores.

ArquivoExibir

Editora: Rocco
Autor: Michael Krondl
Número de páginas: 302
Ano: 2009


10 – A Arte Dos Condimentos
Mais de 500 ingredientes originários do mundo inteiro, que vão dos alimentos mais básicos do dia-a-dia sem os quais nenhum cozinheiro pode passar, a ingredientes pouco comuns, que ajudarão a alargar o respectivo repertório culinário. Conselhos de especialistas acerca da utilização dos ingredientes referidos, com contribuições
de chefes de cozinha famosos, como Rick Stein, Claudia Roden ou Michel Roux.
Ingredientes recentemente disponibilizados e muitos pratos étnicos, assim como ingredientes tradicionais que franquearam o teste do tempo.

download

Editora: Estampa
Autor: Fergunson, Clare
Número de páginas: 144
Ano: 2006

11 – A Magia das Especiarias

Os livros da coleção Nas Ondas da História apresentam textos curtos, sem deixar de lado o
rigor histórico e a visão crítica, redimensionam importantes acontecimentos relacionados à expansão marítima e às conquistas portuguesas ocorridas entre os séculos XV e XVI, contexto em que se insere a chegada de Cabral ao Brasil. Este
volume traz o mundo das especiarias e a expansão
marítima.

a-magia-das-especiarias-col-nas-ondas-hist-amado-janaina-8535700129_200x200-PU6e7b3bdc_1

Editora: Atual
Autor: Janaína
Amado, Luiz Carlos Figueiredo
Número de páginas: 31
Ano: 2000


12 – O Livro das Ervas, Especiarias e Pimentas
O curry é uma planta ou uma mistura de temperos? É possível substituir manjericão por manjerona? E qual é a diferença entre a pimenta dedo de moça e a pimenta malagueta? Este livro reúne informações sobre a origem e o uso de quarenta condimentos encontrados no Brasil. Conheça mais sobre
a incrível poder desses temperos têm de transformar
sabores.

download (1) Editora: Publifolha
Autor: Michelle Seddig Jorge, Gabriela Erbetta
Número de páginas: 103
Ano: 2004


13- A Senhora das Especiarias

Esta é a historia de Tilo, uma mulher fascinante que resgata com poesia os segredos milenares das especiarias. E ela não é um ser humano comum. Os olhos de Tilo vêem além das aparências. Tilo ouve corações e sabe entender o mais secreto dos pensamentos. No entanto, até mesmo Tilo está sujeita as fraquezas do coração. E o que ela descobre quando Raven entra em sua loja. Tilo apaixona-se e resolve arriscar todos os seus poderes sobrenaturais por uma única noite de amor.

senhora

Editora: Objetiva
Autor: Chitra Divakaruni
Número de páginas: 352
Ano: 1997

14 – Mar das Especiarias

Mar das Especiarias é um livro fascinante que combina o melhor da narrativa de viagens com uma
aventura em busca de uma herança com séculos de existência. Quase quinhentos anos depois de os primeiros portugueses terem chegado às ilhas Molucas, Joaquim Magalhães de Castro embarca numa viagem de contornos e sabores exóticos com o objectivo de seguir o rasto dos nossos antepassados no arquipélago indonésio. O resultado da investigação é um reencontro surpreendente de culturas distantes, mas indubitavelmente partilhadas. Mar das Especiarias é assim uma obra que assume verdadeira importância na divulgação do nosso património colectivo e que se lê com imensa curiosidade e prazer.

Liv10410001_f

Editora: Presença
Autor: Joaquim Magalhães de Castro
Número de páginas: 244
Ano: 2009

15 – Veneza – O Encontro do Oriente e do Ocidente

” (…) a arqueóloga e historiadora Fernanda de Camargo-Moro, não trata só do caminho percorrido pelas especiarias. Aborda-as no primeiro – e interessantíssimo – capítulo, vendo-as como origem de um movimento que tornou Veneza a fronteira (divisa e encontro) do Ocidente com o riente.” (Júlio Pimentel).  O livro mostra, ainda, “como o Oriente foi uma invenção do ocidente, o leste acabou transformando o oeste, dando a ele uma aura de magia e sedução. Há muitas contradições nas relações leste-oeste/oeste-leste, um campo para uma discussão que se distorce e se modifica. ‘Veneza é, ou ao menos acredito que seja, uma interpretação mágica do Oriente. Ela é a marca contemporânea de um tempo que passou’. Hóspede da cidade italiana há mais de 50 anos, Fernanda de Camargo-Moro também buscou inspiração nas memórias familiares para seu novo livro. ‘Estudei durante um tempo em Veneza e, há mais de 50 anos, sou hóspede assídua da cidade’, diz. (Record).

1022819_615

Editora: Record
Autor: Fernanda de Camargo Moro
Número de páginas: 350
Ano: 2005

16 – Plantas na cozinha

Editado pela Prestígio Editorial, Plantas na Cozinha – ensinando a cuidar da saúde com temperos, especiarias e outros alimentos é o segundo livro da série que lança o último trabalho do Professor Dr. Sylvio Panizza, um dos maiores especialistas em farmacobotânica do País. Dessa vez, o foco é como as plantas podem tornar mais nutritivos os pratos do dia-a-dia. Além das informações objetivas, que podem ser facilmente consultadas a partir do índice bem estruturado, o livro faz uma breve abordagem científica, cultural e histórica sobre o uso das plantas na cozinha.
Assim, o leitor conhecerá, por exemplo, a função dos nutrientes essenciais para o organismo, a história dos chás e as diferenças entre aromatizantes, condimentos, especiarias e temperos. Embora não se trate de um livro de culinária, são apresentadas receitas saudáveis e apetitosas como o biscoitinho digestivo de erva-doce, além de remédios como expectorantes e tônicos. Para os leitores que se aventuram à frente do fogão, há sugestões de como usar as plantas para deixar as carnes mais digestivas e ainda como usar os condimentos e aromatizantes para dar um toque de sofisticação às refeições.

plantas-na-cozinha-sylvio-panizza-filho-sylvio-panizza-859917066x_200x200-PU6edc150a_1

Editora: Ediouro
Autor: Sylvio Panizza
Número de páginas: 160
Ano: 2006

17 –  Arqueologias Culinárias da Índia

ARQUEOLOGIAS CULINÁRIAS DA ÍNDIA é uma viagem gastronômica, histórica e cultural por terras hindus. Fernanda de Camargo-Moro é arqueóloga e há treze anos iniciou uma pesquisa que a levou diversas vezes à Índia, para estudar antigas rotas comerciais no Oriente. Mas a coleta de material que resultou neste livro começou bem antes, há mais de 30 anos, quando Fernanda foi pela primeira vez ao país e, imediatamente, se apaixonou por seus usos e costumes. A autora relata aqui pequenas histórias de suas experiências na Índia, dando atenção especial às especiarias, às comidas em que elas são usadas e nas receitas de alguns desses pratos.

373085

Editora: Record
Autor: Fernanda de Camargo-Moro
Número de páginas: 480
Ano: 2010


18 – Ervas e Temperos – Cultivo, Processamento e Receitas

As plantas utilizadas para condimentar e dar um sabor especial a diversos pratos típicos acompanham a história e a ambição do homem. São inúmeras as plantas e algumas delas totalmente desconhecidas pela maior parte da população. Este livro trata das plantas condimentares mais conhecidas e adaptadas às condições climáticas do Brasil (açafrão, alecrim, alfavacão, alfavaca-anis, aroeirinha, canela, capuchinha, coentro, coentro-do-amazonas, cominho, cravo-da-índia, endro, funcho, gengibre, gergelim, hortelã, jambu ou agrião-do-pará, louro, manjericão, noz-moscada, noz-moscada-do-brasil, orégano, manjerona, pimenta-da-jamaica, salsa e salsa crespa, sálvia, tomilho, e urucum) relacionando o processamento das partes utilizadas e receitas culinárias tradicionais. Além disso, é reservado um capítulo que mostra de maneira bem prática informações agronômicas como o cultivo, a colheita, a secagem, curiosidades e lendas e os nomes destas plantas em outros países e dentro do Brasil.”

1272-c

Editora: Aprenda Fácil
Autor: André Furtado Carvalho
Número de páginas: 272
Ano: 2002

19 – As Ervas do Sítio
”As Ervas do Sítio”, obra que introduz o leitor ao rico universo verde. Aqui se aprende a plantar, a cuidar e a usar da melhor maneira dezenas de espécimes. Trata-se de um passaporte para que o ser humano, cada vez mais envolvido pelas atribulações da vida moderna, recupere conhecimentos antigos e a cada dia mais úteis.

ervasdositio1

Editora: Bei Comunicação
Autor: Rosy L. Bornhausen
Número de páginas: 176
Ano: 2009

20 – As Ervas na Cozinha
Ao reunir receitas simples e saborosas com pitadas da história da alimentação e dicas sobre do que são capazes As ervas na cozinha, este livro faz bonito em qualquer dos recantos da casa. A autora, Rosy Bornhausen, que já conquistou leitores aos milhares com seu. “As Ervas do Sítio”, ensina que os momentos em torno da mesa e durante o ato de cozinhar são perfeitos para as pessoas compartilharem os pequenos e grandes sabores da vida. E, com simplicidade e despojamento, Rosy fornece os ingredientes certos para essa partilha, com histórias e receitas deliciosas.

download (2)
Editora: Bei Comunicação
Autor: Rosy L. Bornhausen
Número de páginas: 214
Ano: 2009

 

Livros Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

3 Comentários para “Livros sobre especiarias”

  1. adriana de resende says:

    gostaria de adquirir os livros numero 7 especiarias de A -Z e o numero 8 guia das especiarias.poderiam me passar o valor e como adquirir.

  2. Eunice Guimarães Reichert says:

    preciso do valor dos livros 06 e 08 e 12

Deixe seu comentário