Como eu uso, planto e armazeno: açafrão

ago 29, 2011 4 Comentários by

Especiaria: açafrão

Como eu uso
Nos almoços de fim de semana, costumo dar um up no frango ou no peixe com essas batatinhas com aspargo e açafrão. Li essa receita em algum lugar e peço desculpas ao autor por não citar a fonte, mas realmente eu não anotei. Comece misturando meio litro de azeite extra virgem com uma colher de sopa de salsinha picada, uma colher de sopa de tomilho fresco picado e uma colher de sopa de estragão picado. Reserve . Corte doze aspargos frescos na diagonal, mergulhe-os na em água fervendo por dois minutos e em seguida jogue-os na água fria. Descasque as batatinhas com delicadeza para que não percam o formato.  Cozinhe-as. Aqueça quatro colheres de azeite e misture com um envelope de açafrão de modo que ele assuma uma cor alaranjada. Salteie as batatinhas até que fiquem bem douradas. Escorra e sirva com os aspargos, sal e azeite de ervas.

Como eu planto
Apesar de ser considerada uma planta exótica, o açafrão tem plantio relativamente simples e é bastante resistente a insetos. O ideal é plantá-lo em bulbos tão logo comece o verão. Recomenda-se que os bulbos fiquem pelo menos a quinze centímetros de distância uns dos outros. O solo deve ser bem drenado e o buraco ter cerca da 8 cm de profundidade. A colheita acontece no outono.

Como eu armazeno
Na culinária, o açafrão pode ser utilizado fresco ou seco. A secagem do açafrão é um processo simples de colocar os fios em uma toalha de papel durante vários dias em um lugar quente e seco. Você deve então transferir o açafrão seco para um recipiente hermético e mantê-lo em uma prateleira longe de umidade.

Por Fernanda Medeiros

Açafrão, De A a Z Tags: , , , , , ,

4 Comentários para “Como eu uso, planto e armazeno: açafrão”

  1. Açafrão | Armazém das Especiarias - Açafrão, De A a Z says:

    […] Como usar, plantar e armazenar a especiaria açafrão. […]

  2. lourdes says:

    tmbem planto mas nao sei como usalo e onde

  3. Antonio alves de Deus . says:

    como conservar o açafáo sem ser seco.

Deixe seu comentário