Como eu uso, planto e armazeno: tomilho

ago 29, 2011 3 Comentários by

Especiaria: tomilho (Thymus vulgaris)

Como eu uso:
Sempre gostei de sardinha. Acho que até mais do que atum. E com essa história de ômega 3, os peixeiros viram na sardinha mais uma fonte de renda e eu um bom (delicioso!) motivo para ajudar no combate ao colesterol. Sim sardinhas são riquíssimas em ômega 3 e importantíssimas na prevenção de uma série de males do coração, intestino e articulações. Costumo fazer uma receita bem simples, onde os ingredientes são apenas um limão cortado em fatias finas, meio quilo de sardinhas, sal, pimenta, azeite extra-virgem e alguns ramos de tomilho. Recheio a sardinha com tomilho e as fatias de limão, coloco tudo numa assadeira com bastante azeite e deixo em forno pré aquecido por, no máximo, sete minutos. É preciso ter cuidado na hora de servi-las. As sardinhas costumam “quebrar” facilmente.

Como eu planto:
Dê preferência a vasos que tenham pelo menos 15cm  e furos embaixo para que o excesso de água escorra. Para o cultivo caseiro é melhor plantar mudas do que por sementes. Prepare o vaso colocando no fundo argila expandida, brita, ou pequenos pedaços de telha para que os furos não entupam. Por cima, ponha terra – de preferência uma bem adubada e rica em nutrientes. Abra um buraco na terra e coloque a muda dentro dele. Deixe apenas a raiz e um pedaço do caule sob a terra. Reserve um local bem iluminado para seu tomilho. Regue bem.

Como eu armazeno:
Pode ser utilizada tanto fresca como seca. Após colhida, basta lavar e adicionar à comida. Para armazenar, feche bem o tomilho fresco em um recipiente de vidro e guarde na geladeira ou em um copo de água gelada. Já a erva seca deve ser armazenada em recipientes bem fechados, longe da luz e da umidade.

Por Fernanda Medeiros

De A a Z, Tomilho Tags: , , , , , , , ,

3 Comentários para “Como eu uso, planto e armazeno: tomilho”

  1. Tomilho | Armazém das Especiarias - De A a Z, Tomilho says:

    […] Como usar, plantar e armazenar o tomilho. […]

  2. André says:

    Faço quase igual. Uso sardinha espalmada (sem a espinha), Rego a sardinha com azeite, polvilho nela sal grosso e coloco ramos de tomilho fresco, que vão para o forno pré-aquecido, onde ficam uns 15 minutos. Se usar a sardinha arengue, também fica uma delicia, o sabor lembra o aliche.
    Tenho sempre tomilho fresco que cultivo num vaso em minha varanda, dentre outros temperos sempre fresquinhos !!!
    :) AM

  3. Marina says:

    Oi André, com sal grosso eu nunca fiz, mas como adoro aliche, deve ficar uma delícia.

    Obrigada pela sugestão.

    beijos, Marina

Deixe seu comentário