Celebrando São Paulo e sua gastronomia – Onde estamos saboreando a cidade

jan 25, 2012 Sem comentários by

São Paulo, a terceira maior cidade do mundo com uma população de mais de 10 milhões de habitantes, é com certeza a cidade dos excessos e exageros. Tem mais de 10 milhões de veículos, a maior frota de helicópteros do mundo, 5.644 prédios, 47 milhões de pessoas passaram em 2010 por seus aeroportos. É a sexta cidade com mais bilionários do mundo e a décima mais rica do planeta. Tudo começou em 25 de janeiro de 1815, 457 anos atrás. Hoje nossa Pauliceia desvairada é uma cidade caótica mas com um charme muito cosmopolita. Tudo se encontra em São Paulo e os restaurantes não ficam para trás. A culinária é tão diversa quanto seus habitantes. Além de muito requinte também se encontra em São Paulo restaurantes com comidas típicas paulistanas como o virado à paulista, sanduíche de mortadela, pizza, feijoada, picadinho e cuscuz. As especiarias presentes também são variadas, louro, manjericão, salsinha, cebolinha, coentro e pimenta malagueta entre outras. Para homenagear o aniversário da cidade faremos uma semana inteira com receitas típicas e dicas de restaurantes. Começamos então com uma lista de restaurantes escolhidos a dedo. Perguntamos aos nossos amigos onde têm encontrado uma comida bem gostosa com ambiente charmoso. A lista é pessoal, subjetiva e eclética como a cidade. Bom apetite!

Hamatyo – Japonês
O Sushi Hamatyo é um restaurante japonês de perfil realmente discreto. Fora dos eixos gastronômicos da cidade, é uma casa pequena, centrada no balcão de sushi e somente mais duas mesas. Lembra mesmo um sushi bar original japonês: pequeno (neste caso, não cabem mais que 20 pessoas), com cardápio básico que pode mudar conforme a oferta de peixes e uma característica não pouco importante: só serve sushi e sashimi. Nada de pratos quentes (a não ser o indispensável missoshiro, que vem com vôngole, e não tofu) nem de sobremesas. http://www.hamatyo.com.br/
Av. Pedroso de Moraes, 393 – Pinheiros
11-3813 1586

Mercearia do Conde
A palavra “mercearia” não é à toa nesse caso. A Mercearia do Conde nasceu como uma mercearia mesmo, em 1991. A intenção das sócias Flávia Mariotto e Maddalena Stasi era abrir um negócio para suprir uma demanda delas próprias: não havia um bom armazém de secos e molhados ali perto de casa. Os clientes pediram mais e de mercearia o local também virou restaurante com sanduíches, tortas, quiches e saladas.
http://www.merceariadoconde.com.br/
R. Joaquim Antunes, 217 – Jd. Paulistano
11- 3081 7204

Mocotó – comidas típicas brasileiras

José Oliveira de Almeida, nascido em 1938 em Mulungu, um pequeno vilarejo do sertão pernambucano, chegou a São Paulo aos 25 anos. “Trabalhei na roça até a véspera da viagem e a única bagagem que trouxe foram duas camisas, uma calça e um par de calçados, minha mala era um saco e o cadeado era o nó”. Em 1974 montou um bar na Vila Medeiros. Aí começou a história de sucesso do caldo de mocotó. Seu filho, Rodrigo Oliveira foi eleito em 2008 Chefe Revelação pela Prazeres da Mesa. Desde então vem sendo aclamado como um dos embaixadores da cozinha brasileira, colecionando muitas premiações e destaques. Atualmente chega a impressionante marca de mais de mil refeições por dia, aos fins de semana. http://www.mocoto.com.br/index.html
Av. Nossa Senhora do Loreto, 1100 – Vila Medeiros
11-2951 3058

Le Jazz – Francês
O bistrô tem um pequenino ambiente, decorado com quadros que estampam personalidades do jazz. No menu, com bom custo-benefício, há pratos franceses tradicionais, como terrine de legumes, cassoulet e mexilhões servidos com batata frita.
R. dos Pinheiros, 254 – Pinheiros 11-2359 8141

 

Momentto
Desde julho, o bonito sobrado do número 454 da Rua Desembargador do Vale, em Perdizes, ganha vida às quinta-feira. É o dia em que as chefs Fernanda Valdívia e Giovana Sonda abrem as portas do imóvel para no máximo 50 clientes (reservas são imprescindíveis). Na acolhedora recepção, Rafael Galvão (marido de Giovana) mostra alguns produtos desenvolvidos pela dupla, como manteiga aromatizada e damasco em calda, antes de conduzir quem chega até o salão. Diferentemente de outros restaurantes de portas fechadas, aqui não há mesa coletiva nem hora marcada. O cardápio muda toda semana.
Minha experiência lá foi em um aniversário com mesas do lado de fora a luz de velas. Um ambiente realmente mágico e um cuidado espetacular na apresentação.
http://www.momentto.com.br/
R. Desembargador do Vale, 454 – Perdizes
11-2362 6582

Brasil a gosto

Inaugurado em 2006, o Restaurante Brasil agosto integra o projeto da chef Ana Luiza Trajano, de pesquisa e difusão do Brasil, seus costumes e regiões, a partir do melhor da cultura e da gastronomia. Com base em um minucioso trabalho de pesquisa sobre a cultura e a gastronomia brasileira, a chef Ana Luiza Trajano tem criado cardápios modernos e inovadores de comida nacional como o Atolado de bode com crocante de mandioca, um dos pratos mais vendidos da casa.
http://www.brasilagosto.com.br/
R. Professor Azevedo do Amaral, 70 – Jardins
11 3086-3565

Restaurantes Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Celebrando São Paulo e sua gastronomia – Onde estamos saboreando a cidade”

Deixe seu comentário