Quinta é dia de massa! Receita básica de molho de tomate com a especiaria tomilho

jan 26, 2012 Sem comentários by

Especiarias: tomilho

Quinta em São Paulo é dia de massa. Fazemos hoje então uma homenagem especial à comunidade italiana que é muito representativa na cidade, marcando presença por todo lado. Dos dez milhões de habitantes de São Paulo, 60% (seis milhões de pessoas) possuem alguma ascendência italiana. Ainda hoje, os italianos agrupam-se em bairros como o Bixiga, Brás e Mooca para promover comemorações e festas. No início do século XX, o italiano e seus dialetos eram tão falados quanto o português na cidade, o que influenciou na formação do dialeto paulistano da atualidade.

Massas podem ser simples ou complexas. Cada chef tem um segredo para seu molho de tomate, mas hoje escrevemos uma receita tão rápida, fácil e saborosa que você nunca mais pensará em comprar um molho pronto.

Molho de Tomate Básico

1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem
1 cebola picadinha
4 dentes de alho finamente fatiados
3 colheres de sopa de tomilho fresco picado
1/2 cenoura ralada
2 latas de tomates pelados inteiros
Sal

Em uma panela grande aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e alho e cozinhe até que fiquem dourados, de 8 a 10 minutos. Acrescente o tomilho e cenoura e cozinhe até que a cenoura fique macia, em torno de 5 minutos. Acrescente os tomates com o suco e cozinhe mexendo sempre até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe em fogo brando até que engrosse, em torno de 30 minutos. Tempere com sal.

Se quiser incrementar um pouco o molho, você pode colocar um pouco de vinho tinto (1/3 de xícara)  depois de adicionar os tomates.

Prato Principal, Tomilho Tags: , , ,
Nenhum Comentário para “Quinta é dia de massa! Receita básica de molho de tomate com a especiaria tomilho”

Deixe seu comentário