Melhores restaurantes – Culinária da Amazônia – São Paulo

fev 03, 2012 Sem comentários by

A cozinha regional da Amaôniza pode ser considerada a cozinha mais nacional das cozinhas brasileiras. Reúne a tradição local dos indígenas, enriquecida e acrescida de criações européias e africanas, além de componentes levados pelos imigrantes japoneses, libaneses, italianos, entre outros, assim como pelos nordestinos que migraram para a região na época do ciclo da borracha. Para a culinária indígena é muito importante a mandioca, que é preparada de várias maneiras: transformada em farinha para fazer o beiju ou a tapioca, misturada com água para o chibé ou o caribé (espécie de mingau). A sua água, chamada tucupi, é usada para o famoso prato da culinária de Belém do Pará, pato ao tucupi. Há também outros tipos de farinha na culinária indígena como a de peixe-seco, cará e amendoim entre outras.

O peixe também é uma das bases alimentares da cozinha Amazônica. As espécies mais conhecidas são o pirarucu, tucunaré, tambaqui e surubim. Há uma grande quantidade de pratos típicos preparados com peixe como o tambaqui na brasa, arroz de pirarucu, pirarucu no leite de coco ou no leite da castanha-do-pará, peixe na telha (feito com surubim), surubim ao escabeche, assim como pratos feitos com a carne e miúdos de tartaruga, tartarugada, farofa de ovos de tartaruga. O açaí, o guaraná, a castanha-do-pará, o piqui, a pupunha, o murici e o cupuaçu são os frutos mais conhecidos da região Norte. São utilizados de várias maneiras: o açaí pode ser misturado com a farinha de mandioca ou ser tomado como suco ou sorvete, as castanhas são consumidas assadas, recobertas com chocolate, utilizadas em bolos, tortas ou outros tipos de doces.

Para homenagear essa região tão rica escolhemos dois restaurantes em São Paulo onde podemos saborear os quitutes da Amazônia.

1 – Amazônia
Em ambiente simples e despojado na região do Bexiga, o paraense Paulo Leite (dos finados Tucupi e Carimbó) oferece sucos e batidas de frutas como cajá e cupuaçu, tacacá (com caldo de tucupi, goma de mandioca, folhas de jambu e camarão seco), peixes como pirarucu e tambaqui, preparados na chapa, maniçoba (carnes de porco e bovina na pasta de folhas de mandioca) e o clássico pato no tucupi.
R. Rui Barbosa, 206 – Bela Vista – Centro. Telefone: 3142-9264.

 

2 – Brasil a Gosto
Inaugurado em 2006, o Restaurante Brasil agosto integra o projeto da chef Ana Luiza Trajano, de pesquisa e difusão do Brasil, seus costumes e regiões, a partir do melhor da cultura e da gastronomia. Com base em um minucioso trabalho de pesquisa sobre a cultura e a gastronomia brasileira, a chef Ana Luiza Trajano tem criado cardápios modernos e inovadores de comida nacional como o Atolado de bode com crocante de mandioca, um dos pratos mais vendidos da casa.
R. Professor Azevedo do Amaral, 70 – Jardins 11 3086-3565

 

 

Restaurantes Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Melhores restaurantes – Culinária da Amazônia – São Paulo”

Deixe seu comentário