Creme de Nozes, Coco e Cardamomo

mar 08, 2012 Sem comentários by

Especiarias: coco, cardamomo, nozes, cacau

Creme de Nozes com as Especiarias Coco e Cardamomo

Ingredientes

Infusão de cardamomo
150 ml de leite de coco
5 bagos de cardamomo levemente socados

Leve ao microondas por 1:30 minuto na potência alta. Deixe esfriar por completo e só então peneire o líquido, descartando os bagos de cardamomo.

Creme
1 lata leite condensado
1 xicara de nozes picadinhas
8 bagos de cardamomo levemente socados
1/4 xicara de doce de leite
1/2 xicara de coco em flocos  200 ml de creme de leite
Cacau em pó para polvilhar – opcional

Preparo
Misture em uma tigela, o leite condensado, as nozes e os bagos de cardamomo. Leve ao microondas por 4:30 minutos, na potência alta. O ponto, caso faça no fogão, seria a de um creme grosso. Descarte os bagos de cardamomo. Junte o doce de leite, os flocos de coco, o creme de leite e a infusão feita com o leite de coco. Distribua em potinhos e decore com o crocante de nozes e coco. Mantenha em geladeira.

Crocante de Nozes e Coco
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de açúcar mascavo
1 1/2 xicara  de nozes
1/2 xicarade coco

Em uma frigideira, derreta a manteiga e adicione o açúcar mascavo. Misture e adicione os demais ingredientes. Mexa até caramelar e desligue o fogo. Deixe esfriar na própria frigideira e com o auxilio de uma espátula dê formato de uma placa irregular. Após esfriar, essa placa se unirá e você pode ir destacando pedaços para decorar os potinhos.

Rendimento: cerca de 13 potinhos de 40 ml.

Fonte: Chocolatria

Coco
Fruta preferida de qualquer náufrago, desde Robinson Crusoé a Tom Hanks – eles sabem que além de gostoso, pode salvar nossas vidas varias vezes – ,o coco tem uma história longa e fascinante. Praticamente símbolo nacional e tão consumido nos dias quentes nas paradisíacas praias brasileiras é originário de terras distantes.
Algumas teorias dizem que veio da África; outras que veio da Polinésia. Sua origem é difícil de determinar devido ao fato de o coco conseguir flutuar pelo oceano durante meses e ainda germinar quando chega à terra firme.
Foi por muito tempo a única fonte de proteína e água para muitas ilhas do Pacífico. Além disso, coqueiros têm sido utilizados ao longo do tempo como fontes de alimento, fibra, combustível, água e abrigo e hoje ele está presente em todos os trópicos, sendo cultivado em aproximadamente 11,6 milhões de hectares em 86 países. Aproximadamente 95% da produção mundial são provenientes de pequenos agricultores.
O coqueiro não existia no Brasil quando Pedro Álvares Cabral desembarcou sua nau por aqui em 1500. As primeiras referências aparecem no “Tratado Descritivo do Brasil”, escrito por Gabriel Soares de Souza em 1587. Nele está escrito: ‘”as palmeiras que dão os cocos se dão bem na Bahia, melhor que na Índia, porque metendo um coco debaixo da terra, a palmeira que dele nasce dá coco em cinco e seis anos, e na Índia não dão, estas plantas, frutos em vinte anos”.
No sul da Índia a maioria das casas tem um coqueiro. Quebrar um coco no início de qualquer evento é considerado um símbolo para atrair sorte. Também se acredita que a fruta representa Shiva, deus hindu, e que as três marcas encontradas na casca simbolizam seus olhos.

Como usar, plantar e armazenar a especiaria coco

Receitas com a especiaria coco

Cacau, Cardamomo, Coco, Nozes Tags: , , , , ,
Nenhum Comentário para “Creme de Nozes, Coco e Cardamomo”

Deixe seu comentário