Receitas Outono: Arroz com Beringelas e Especiarias

mar 28, 2012 Sem comentários by

Especiarias: coentro, gergelim, cravo, canela, coco, mostarda, cúrcuma

Outono é época de colheita e uma grande variedade de vegetais, como berinjela e pimentas, assim como árvore de frutas tais como maçãs e peras estão prontamente disponíveis agora. Ervas a granel tais como orégano, manjericão, tomilho, segurelha, hortelã e erva-cidreira podem ser adicionadas a sobremesas de frutas, assim como pratos principais para trazer para fora os sabores da terra.

A receita que escolhemos hoje é um prato típico de Karnataka, no sul da Índia. A lista de especiarias é grande, mas se não achar alguma não tem problema. A vantagem desse tipo de receita é que pode ser alterada ainda mantendo um gosto muito especial.

Arroz com Beringelas e Especiarias

Ingredientes
3 beringelas japonesas cortadas em cubos
1/2 colher (sopa) de sementes de coentro
1 colher (sopa) de lentilhas amarelas
½ colher (chá) de sementes de papoula brancas
1/4 colher (chá) de assafétida
1 colher (chá) de sementes de gergelim brancas
2 cravos-da-índia
1 pedacinho de canela em pau
1 pimenta vermelha seca
Pimenta-do-reino
Folhas de curry *
2 colheres (sopa) coco seco ralado
1 colher (chá) sementes de mostarda preta
1 colher (sopa) de amendoins torrados
1/2 colher (chá) de açafrão-da-terra (cúrcuma)
1 xícara (chá) de arroz basmati
Tamarindo fresco (ou suco de limão)
Sal

Preparo
Cozinhe o arroz com sal, açafrão-da-terra e um pedacinho de tamarindo (ou acrescente o suco de limão depois de pronto). Use água suficiente para que cozinhe e fique soltinho. Não deixe ficar mole demais.

Em uma frigideira, coloque as folhas de curry, o coentro, as lentilhas, as sementes, as especiarias e a pimenta seca. Aqueça em fogo baixo até que fiquem aromáticos. Junte o coco seco ralado. Quando começar a dourar, retire do fogo e triture tudo (eu uso um moedor de café).

Numa panela larga, aqueça um pouco de óleo, coloque as sementes de mostarda e assim que pipocarem, acrescente algumas folhas de curry e a assafétida. Logo a seguir, adicione a beringela e as castanhas-de-caju (ou amendoim). Mexa bem, com cuidado para não esmagar a beringela. Diminua o fogo, coloque um pouquinho de água, só para fazer um vaporzinho. Tampe a panela e deixe cozinhar por alguns minutos. Depois que o líquido secar, acrescente um pouco de sal (se necessário). Mexa cuidadosamente. É necessário atenção pois a mistura fica meio seca e pode tender a grudar. Depois de algum tempo, acrescente os condimentos triturados. Mexa. Coloque um pouco mais de água para incorporar tudo. Tampe e deixe cozinhar por alguns minutos, mexendo de vez em quando. Assim que a beringela amaciar e a mistura secar, junte ao arroz cozido e quente. Deixe bem tampado até a hora de usar. Obs: Lembrar de remover as sementes do tamarindo antes de servir.

* Na Índia, curry é sinônimo de molho.  O termo curry vem da palavra kira, língua falada no sul da Ásia, que significa… molho. O tempero conhecido nos países de língua portuguesa é o caril, uma mistura de 32 especiarias, ervas e sementes. Para facilitar o comércio, os ingleses o denominaram curry. Existem misturas que chegam a possuir 70 plantas diferentes.
E a folha do curry?  O Kari Patta (o nome em hindi) é importante no tempero de pratos do sul da Índia, liberando um toque cítrico que lembra a acidez do limão.

Fontes: Segredos da Índia, Receitas GNT

CURRY
O curry que mais conhecemos é um pó de cor laranja comprado em supermercados. Esse pó é, na verdade, uma mistura de várias especiarias. A definição de curry varia dependendo da cultura. Na índia, por exemplo, o nome é dado a ensopados de carne com molho. Na Inglaterra, é usado para descrever qualquer prato que tenha um sabor indiano. Seus ingredientes geralmente incluem especiarias como cúrcuma, sementes de cominho, erva-doce, coentro e mostarda, sal, cardamomo, canela, pimenta do reino fresca, louro, cominho e pimenta vermelha. Ele não é só delicioso e aromático. Cada um de seus ingredientes é rico em propriedades medicinais. As sementes de cominho, mostarda e erva-doce estimulam a digestão. O coentro é um ótimo anti-séptico e purifica o sangue. O coentro alivia a flatulência e a pimenta do reino estimula o apetite e é rica em cromo. Experimente fazer em casa sua própria receita: 2 colheres de chá de sementes de coentro, 2 colheres de chá de sementes de cominho, ½ colher de chá de pimenta caiena, ¾ de colher de chá de cúrcuma, ¼ de colher de chá de canela. Aqueça uma frigideira em fogo médio alto. Adicione o coentro e cominho. Toste, mexendo constantemente até que o aroma seja liberado. Transfira para um moedor. Adicione a pimenta, a cúrcuma e a canela. Bata até que a mistura fique homogênea.

Como usar, plantar e armazenar o curry

Receitas com curry

Acompanhamento, Canela, Coentro, Cravo, Cúrcuma, Mostarda, Receitas com coco Tags: , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Receitas Outono: Arroz com Beringelas e Especiarias”

Deixe seu comentário