Vídeo – Receitas Páscoa: Camarão ao Curry com Arroz Negro

mar 30, 2012 Sem comentários by

Especiarias: curry, cúrcuma

Camarão ao Curry com Arroz Negro

Ingredientes

Camarão
16 unidades de camarão gigante
300ml de vinho branco
1 colher (sobremesa) de curry
1 colher (sopa) de curcuma
2 colheres (sopa) de creme de leite
1/2 haste de alho-poró
1 dose de conhaque
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Arroz-negro
Temperos verdes (alho-poró, cebola, talo de salsinha)
Cascas do camarão
50ml de vinho branco
3 xícaras (café) de arroz-negro
Azeite extra-virgem a gosto
2 colheres (sobremesa) de cebola picada
Sal a gosto

Preparo
Limpe os camarões deixando apenas o rabo. Leve as cascas em água fervente e adicione os temperos verdes para formar um caldo. Coe e reserve.
Coloque um pouco de azeite em uma panela e refogue a cebola e quando começar a dourar coloque o arroz-negro. Adicione os 50ml de vinho branco e deixe o álcool evaporar. Acrescente o caldo de camarão que estava reservado e deixe cozinhar em fogo brando, mexendo sempre. Caso necessário, acrescente mais caldo até o arroz ficar macio, o que deve durar cerca de 40 minutos. Acerte o sal.
Enquanto o arroz cozinha, tempere os camarões já limpos com sal, pimenta, curry e curcuma. Em uma vasilha, leve-os para marinar por 10 minutos no vinho branco.
Corte o alho-poró em lâminas e reserve.
Em uma frigideira aquecida coloque a manteiga e leve os camarões para dourar. Eles devem ficar com uma cor avermelhada. Acrescente o conhaque para flambar e, em seguida, despeje a marinada na frigideira. Deixe cozinhar por cerca de dois minutos. Adicione o alho-poró laminado e um pouco do caldo de camarão que restou. Coloque o creme de leite e cozinhe por mais um minuto.

Montagem

Em um prato grande coloque um camarão como base e outro encaixado dentro dele. Disponha uma porção de arroz-negro ao lado e regue com o molho com alho-poró.

Sobre o Amadeus

A casa chegou a duas décadas cheia de vigor. Além de antigas receitas, que integram o cardápio desde a inauguração, há boas novidades lançadas pela chef Bella Masano, filha do casal proprietário, Ana e Tadeu Masano.

Fonte: Veja SP, Amadeus

CURRY

O curry que mais conhecemos é um pó de cor laranja comprado em supermercados. Esse pó é, na verdade, uma mistura de várias especiarias. A definição de curry varia dependendo da cultura. Na índia, por exemplo, o nome é dado a ensopados de carne com molho. Na Inglaterra, é usado para descrever qualquer prato que tenha um sabor indiano. Seus ingredientes geralmente incluem cúrcuma, sementes de cominho, erva-doce, coentro e mostarda, sal, cardamomo, canela, pimenta do reino fresca, louro, cominho e pimenta vermelha. Ele não é só delicioso e aromático. Cada um de seus ingredientes é rico em propriedades medicinais. As sementes de cominho, mostarda e erva-doce estimulam a digestão. O coentro é um ótimo anti-séptico e purifica o sangue. O coentro alivia a flatulência e a pimenta do reino estimula o apetite e é rica em cromo. Experimente fazer em casa sua própria receita: 2 colheres de chá de sementes de coentro, 2 colheres de chá de sementes de cominho, ½ colher de chá de pimenta caiena, ¾ de colher de chá de cúrcuma, ¼ de colher de chá de canela. Aqueça uma frigideira em fogo médio alto. Adicione o coentro e cominho. Toste, mexendo constantemente até que o aroma seja liberado. Transfira para um moedor. Adicione a pimenta, a cúrcuma e a canela. Bata até que a mistura fique homogênea.

Como usar, plantar e armazenar a especiaria curry

Receitas com curry

 

 

Allgemein, Cúrcuma, Curry, Prato Principal, Receitas de Chef, videos Tags: , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Vídeo – Receitas Páscoa: Camarão ao Curry com Arroz Negro”

Deixe seu comentário