Receitas Famosas de Filmes – Boeuf Borguignon – Julie & Julia (2009)

abr 23, 2012 2 Comentários by

Especiarias: alecrim, tomilho, louro, anis estrelado

Começamos a semana pensando em filmes e como eles nos inspiram na cozinha. O programa é apetitoso e desafiante! Cozinhar uma receita de um filme famoso e apreciar o prato enquanto assiste o filme. Para o próximo feriado, convide seus amigos, prepare a telinha e as papilas gustativas. O famoso ditado “The show must go on!” cabe perfeitamente para o aprendizado na cozinha. Ele nunca termina. “The cooking must go on!”.

A receita abaixo vem com um bonus, foi idealizada pelo famoso chef Olivier Anquier. Bon Appetit!

Julie & Julia (2009)

Boeuf Borquignon – Olivier Anquier

Ingredientes
150 g de bacon
1 kg de alcatra cortada em cubos grandes (pode ser músculo ou coxão mole também)
2 cenouras descascadas e fatiadas
1 cebola grande descascada e picada
1 garrafa de vinho tinto seco
Ramos de alecrim e tomilho
1 folha de louro
1 talo de alho poró
1 talo de salsão
1 anis estrelado
1 dente de alho picado
12 echalotes – cebolas pequenas descascadas
200 g de champignons de Paris frescos, finamente fatiados ”
1 tablete de caldo de carne
1 tablete de tempero de cebola
½ xícara de chá de água
40 g de manteiga
Açúcar, sal, pimenta e óleo a gosto

Preparo
Em uma panela, frite o bacon e espere até ele ficar bem torradinho – retire da panela e reserve; • Em um recipiente grande faça uma marinada: junte todos os legumes, a cebola grande picada, o alho poró, o salsão, o alho e os temperos e cubra tudo com o vinho tinto; • Deixe a marinada descansar na geladeira de um dia para o outro; • Coloque uma frigideira para aquecer em fogo alto; • Separe a carne da marinada e esprema ela bem para escorrer todo seu suco (pode-se usar um pano ou uma peneira grande); • Refogue o alho e a cebola na frigideira e coloque a carne para cozinhar; • Em uma panela pequena aqueça uma mistura de manteiga e óleo; • Descasque as echalotes e coloque-as na panela para dourar; • Retire a carne da frigideira e reserve; • Na mesma frigideira acrescente os cogumelos; • Acrescente a água e um pouco de açúcar nas echalotes, espere a água evaporar e o açúcar caramelizar, até que fiquem macias; • Coloque toda a marinada na panela onde estão os cogumelos e acrescente o sal, o caldo de carne e o tempero de cebola – cozinhe em fogo baixo, tampado, por 2 horas (ou até a carne ficar macia); • No momento de servir, junte à panela o bacon reservado e as cebolas.

Sirva com arroz e purê de batatas.

Fonte: Olivier Anquier

Julie & Julia (2009) Bouef Bourguignon

Para mais filmes gastronômicos clique aqui.

LOURO
O loureiro é uma árvore que pode alcançar até 18 metros de altura. Tem folhas resistentes e produz frutos que lembram azeitonas pequenas. A origem do loureiro é provavelmente a Ásia Menor, mas a planta se desenvolveu ao redor de todo o Mediterrâneo há muito tempo.  Como erva para culinária pode ser utilizado seco ou fresco. As folhas frescas são amargas e de aroma intenso.  Além de condimentar pratos mais picantes, o louro pode ser fervido no leite para aromatizar cremes e pudins. O aroma dominante do louro em doces era mais comum no passado do que hoje. Ele também é uma das especiarias muito utilizadas na culinária brasileira.

Alecrim, Allgemein, Louro, Prato Principal, Receitas de Chef, Tomilho Tags: , , , , , , , , , ,

2 Comentários para “Receitas Famosas de Filmes – Boeuf Borguignon – Julie & Julia (2009)”

  1. Filmes Gastronômicos - Julia & Julie (2009) | Armazém das Especiarias - Filmes says:

    […] E para uma experiência gastronômica e cinemática, prepare em casa uma das receitas do filme: Boeuf Borguignon (receita do Chef Olivier […]

  2. Marcela delgado says:

    Eu sou doida para encontrar este livro “Dominando a arte da coninha francesa” em português, sabe se existe? Eu tenho ele em inglês, adquiri recentemente. Mas meu inglês não é lá essas coisas, daí fica um pouco difícil, se souber de algo me avise por favor.

    Vou fazer esta receita 😉

Deixe seu comentário