Como eu uso, planto e armazeno a especiaria Gergelim

mai 02, 2012 2 Comentários by

Gergelim

Como eu uso    
Essa receita eu aprendi com a mãe de uma amiga. Com raízes árabes, ela adora tahine e como moramos juntas aprendi a gostar um tanto também. Quando descobri que era simples fazer a pasta de gergelim em casa, fiquei superanimada. A receita é bastante simples e fica uma delicia. Moa em um liquidificador ou processador meia xícara de gergelim branco com uma colher de sopa de óleo de gergelim e uma pitada de sal. Aos poucos vá acrescentando água morna e mexendo até que a mistura vire uma pasta homogênea. Você pode ser vir com torradinhas ou usar para preparar outros pratos.

Como eu armazeno
Armazene o gergelim em local seco, escuro e longe de calor para não degradar o sabor e as propriedades de seu tempero. Não coloque o recipiente com em prateleiras abertas acima ou perto do fogão ou da máquina de lavar louça, nem em qualquer lugar da cozinha que fique exposto ao calor.

Como eu planto
O cultivo de gergelim requer um preparo cuidadoso do solo devido ao pequeno tamanho de suas sementes e pelo seu crescimento nas primeiras semanas. A planta de aproximadamente um metro de altura exige uma temperatura média entra 25 e 27 graus. O clico do gergelim é de aproximadamente um ano e sua arvore dá flores branca, rosa ou púrpura.

Receitas com a especiaria gergelim

Como eu uso, Especiarias, Gergelim Tags: , , , , , , ,

2 Comentários para “Como eu uso, planto e armazeno a especiaria Gergelim”

  1. Matilde says:

    Meu pai cultivava gergelim, me lembro e sinto saudade daquele tempo.
    ele era muito caprichoso em termos de plantio, tudo o que conhecia procurava cultivar, Hoje não se encontra mais com tanta facilidade!
    E a monocultura tomou espaço pelo homem, uma pena!
    Amei essa receita de gergelim em pasta, nossa, é um alimento saudável, parabéns!

    • Fabi says:

      Olá Matilde!
      Realmente, é cada vez mais difícil encontrar coisas assim hoje em dia… Mas sempre surge uma num canto ou outro, e isso é muito bom.
      E ficamos contentes que você tenha gostado da receita! Volte sempre! :)

Deixe seu comentário