Camarão ao Curry com Arroz Negro e as Especiarias Cebolinha, Salsinha, Curry e Curcuma

mai 10, 2012 Sem comentários by

Eis uma receita diferente para essa quinta-feira ensolarada. O tradicional gosto litorâneo do camarão se mistura com os sabores do arroz negro e dos temperos orientais curry e curcuma e produz um sabor e algumas sensações completamente novas.

Bom apetite! 

 

INGREDIENTES

Para o camarão:
1,5 kg de camarão grande
300 ml de vinho branco
1 c.s. de curry
1 C.S. de curcuma
2 C.S. de creme de leite fresco
1/2 haste de alho poró
1 dose de conhaque
2 C.S. de manteiga
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

Para o arroz negro:
temperos verdes (alho-poró, cebolinha e talo de salsinha)
cascas de camarão
50 ml de vinho branco
2 xícaras de arroz negro
azeite extra-virgem
1 cebola picada
sal a gosto

MODO DE PREPARO
Limpe os camarões deixando apenas o rabo. Leve as cascas em água fervente e adicione os temperos verdes para formar um caldo. Coe e reserve.

Coloque um pouco de azeite em uma panela e refogue a cebola e quando começar a dourar coloque o arroz-negro. Adicione os 50ml de vinho branco e deixe o álcool evaporar. Acrescente o caldo de camarão que estava reservado e deixe cozinhar em fogo brando, mexendo sempre. Caso necessário, acrescente mais caldo até o arroz ficar macio, o que deve durar aproximadamente 40 minutos. Acerte o sal.

Enquanto o arroz cozinha, tempere os camarões já limpos com sal, pimenta, curry e curcuma. Em uma vasilha, leve-os para marinar por 10 minutos no vinho branco.
Corte o alho-poró em lâminas e reserve.

Em uma frigideira aquecida coloque a manteiga e leve os camarões para dourar. Eles devem ficar com uma cor avermelhada. Acrescente o conhaque para flambar e, em seguida, despeje a marinada na frigideira. Deixe cozinhar por cerca de dois minutos. Adicione o alho-poró laminado e um pouco do caldo de camarão que restou. Coloque o creme de leite e cozinhe por mais um minuto.

 

Fonte: Mix de Pimentas

Cebolinha, Cúrcuma, Curry, Prato Principal, Receitas, Salsinha
Nenhum Comentário para “Camarão ao Curry com Arroz Negro e as Especiarias Cebolinha, Salsinha, Curry e Curcuma”

Deixe seu comentário