Como eu uso, planto e armazeno a especiaria: Alcachofra

jun 06, 2012 Sem comentários by

Como eu planto

É preciso paciência para acompanhar o plantio da alcachofra em casa. Nada impossível,  basta perseverar.  A principal recompensa:  uma planta que produz por vários anos seguidos.  Especial mas exigente. Adora um clima entre temperado a frio (média de 20 graus C) e áreas úmidas. A terra fofa , com buracos de até 50cm, é a sua preferida. Cubra o caule por inteiro, apalpe a terra em volta com carinho, amor, firmeza e não esqueça de manter o solo irrigado, não encharcado.  Espere quatro a cinco meses e curta uma planta saudável,  gostosa e ornamental. Uma hortaliça para ser deliciada a cada pétala.

Como eu armazeno

É unânime: saboreie a alcachofra no dia de sua compra. No estado mais fresco possível e com todo o potencial de suas qualidades preservado.  Se tiver de esperar o preparo, o tempo máximo é de cinco a sete  dias. Borrife a alcachofra com água, acondicione num saco plástico bem fechado e guarde naquela gaveta da geladeira destinada aos  legumes.  Dica saudável  e econômica.: de agosto a novembro é época de colheita da alcachofra. Você poderá escolher frutas com ótima qualidade e pesquisar  preços.

Como  eu uso

O preparo da alcachofra é bastante simples. No entanto, pequenos cuidados deve ser observados. Lave bem as alcachofras com água corrente. Deixe as frutas de molho em água, sal, gotas de limão ou vinagre, para evitar que escureçam. O mesmo limão ou vinagre você vai adicionar na água para cozinhar a fruta: para não  escurecer  e perder qualidades. Tempo médio de cozimento: 20 minutos. Quer saber se tudo bem, basta soltar algumas pétalas. Se não houver resistência, sucesso!

Use panelas esmaltadas ou de aço inoxidável; as de alumínio escurecem a alcachofra.  No cozimento, coloque o suficiente para cobrir a metade da alcachofra.  A seguir, pequenos e rápidos prazeres. Afinal, dela consumimos apenas a parte carnuda das “pétalas”.  Experimente comê-la temperada com molho do seu gosto ou  azeite extra virgem.  Ou  alcachofra como tempero de pizza de macarrão ou de lasanha.

Alcachofra, Como eu uso, Especiarias
Nenhum Comentário para “Como eu uso, planto e armazeno a especiaria: Alcachofra”

Deixe seu comentário