Murgh Korma (Frango Indiano) com as especiarias cominho, coco, garam masala, açafrão, gengibre e coentro

jun 26, 2012 Sem comentários by
O Korma é um prato característico da Índia. Suas origens se dão no século XVI, com incursões Mughal no Paquistão (atual norte da Índia) e em Bangladesh. Classicamente, o Korma é definido como um prato de carne ou de legumes que são cozinhados com água, creme/leite de coco, iogurte e/ou natas.
600 g de peito de frango em pequenos pedaços (tiras pequenas ou cubos)
1/2 colher de chá de cominhos
1/2 colher de chá de piripiri em pó (ou malagueta)
1/2 colher de chá de açafrão-das-índias
1/2 colher de chá de garam masala
1/2 lata de leite de coco
25 g de amêndoas moídas
1 iogurte natural (não açucarado, de preferência)
25 g de manteiga
1 colher de sopa de óleo (de acordo com a tradição, qualquer comer indiano jamais deve ser feito com azeite)
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 cebola pequena bem picada
1 colher de chá de alho picado (ou em pó)
1 colher de chá de gengibre em pó
1 limão
sal q.b.
coentros frescos picados grosseiramente q.b.
amêndoas em lâminas, torradas q.b. (para decorar-opcional)
Corte o  peito de frango em em pequenos pedaços (tiras pequenas ou cubos) e deite-os num tacho. De seguida junte um copo de água, o alho e o gengibre. Tempere com sal. Leve a lume brando até o frango estar meio cozido. Reserve.
Entretanto, misture numa taça os cominhos, o piripiri, o açafrão-das-índias e as amêndoas moídas, juntando um pouco de água até obter uma pasta. Reserve também.
Leve um tacho largo (ou uma sertã/wok) a lume médio e deite-lhe a manteiga e a colher de óleo. Assim que a manteiga derreter, junte a cebola picada e deixe alourar. Misture a pasta de amêndoas e frite uns minutos, mexendo para não deixar pegar (se necessário, junte um pouco de água, mas não muita). Junte então o garam masala e deixe cozinhar mais um pouco. De seguida, deite o tomate, misture bem, e junte a água de cozinhar o frango. Cozinhe mais uns 3 a 4 minutos, mexendo sempre.
Seguidamente junte o leite de coco e deixe cozinhar por 10 minutos. Finalmente, junte o frango e o iogurte, mexa bem e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Para terminar, esprema o limão para o tacho, junte alguns coentros picados e deixe apenas alguns minutos em lume brando, para apurar. Para decorar polvilhe com amêndoas em lâminas que deve torrar levando-as ao microondas, num pratinho,  por apenas1 minutos, ou menos, até dourarem. Sirva acompanhado de arroz basmati e pão indiano.
Fonte: Petitchef
Açafrão, Coco, Coentro, Cominho, Garam Masala, Gengibre, Prato Principal, Receitas, Receitas com coco
Nenhum Comentário para “Murgh Korma (Frango Indiano) com as especiarias cominho, coco, garam masala, açafrão, gengibre e coentro”

Deixe seu comentário