Como eu uso, planto e armazeno a pimenta-rosa

jun 27, 2012 7 Comentários by

Como eu planto

Todo cultivo pede um solo fértil, sol pleno, enriquecido com material orgânico, como mandam os novos tempos e a busca de melhoria da qualidade universal da alimentação. A irrigação deve ser mais frequente nos primeiros anos. O ritmo da poda, mas rápido ou lento, estimulará o estilo da copa: mais densa, arredondada e bonita.

 

Como eu armazeno

Quando fresca e bem conservada, a pimenta-rosa apresenta uma película fina e delicada de cor avermelhada ou rosada, de textura quebradiça. Evite as pimentas em que as películas estejam soltas, com a cor rosa desbotada e cheiro de mofo. A melhor maneira de armazená-la é em recipientes herméticos, secos e limpos. Evite deixá-los expostos à luz e em ambientes úmidos.

 

Como eu uso

A receita é comum. No entanto, dona Deusa, minha amiga do Guarujá, do lar, diarista, cozinheira de mão cheia para exigentes patrões semanais, acrescentou um toque pessoal na “Pastinha de Ricota com Pimenta-Rosa”.

Ela explica o processo:  “Adaptei um condimento que usava (curry) e retirei o alho (que deixava a pastinha picante)”.

Ingredientes: 500 g de ricota fresca;  1 cebola grande; 1 colher de sopa maionese Light (ou da outra, tanto faz); 1 colher de sobremesa rasa de salsa desidratada; azeite extra-virgem; ketchup;  Grill ou Fondor (Maggi) ou sal (ou um pouco de cada); pimenta-rosa em grãos (cerca de 1 colher de sopa…quanto mais pimenta, mais acentuado o “ardido”) e pimenta-rosa inteira.

Esfarele com um garfo a ricota e coloque no liquidificador. Vá juntando em rotação baixa a cebola, a maionese, a salsinha e o Grill ou sal. Prove se está bom de sal e adicione o azeite se quiser uma consistência mais pastosa. Coloque o ketchup apenas para dar um toque “rosado” à pastinha. Retire do liquidificador e coloque em uma tigela ou separe em duas tigelas menores

Misture os grãos de pimenta-rosa à pastinha, mexendo suavemente com uma espátula ou garfo. Enfeite com a pimenta-rosa inteira e alguns grãos em volta. Sirva com torradinhas ou biscoito salgado tipo canapé

Especiaria: pimenta-rosa

Filé de frango ao molho de coco com a especiaria pimenta-rosa

Trufas de chocolate com a especiaria pimenta rosa

 

Allgemein

7 Comentários para “Como eu uso, planto e armazeno a pimenta-rosa”

  1. Especiaria: Raiz Forte | Armazém das Especiarias says:

    […] Como plantar, usar e armazenar a raiz forte […]

  2. marta says:

    Tenho uma arvore de pimenta rosa no quintal e não sabia como utilizar.
    achei as receitas muito interessantes e vou experimentar.

  3. roseli says:

    Gostaria de outras receitas para a pimenta rosa

  4. juvenal alves dos santos says:

    desejo cultiva la para comercializa-a; como consigo sementes de qualidade ede grande produtividade para produzir as mudas?
    e como consigo comprador para grande quantidade.e que naõ vá me fazer produzir sem garantía de mercado.
    quantos kg de frutos um pé adulto de aroeira produz?
    obrigado.

  5. Sonia Mota says:

    Descobri a pimenta rosa em uma viagem, e quando cheguei em casa encontrei os pés da planta até na praça do meu bairro.
    Estou pesquisando o uso e divulgando a pimenta.

Deixe seu comentário