Bolinho de Estudante de Camarão dos Chefs Ciça Roxo e Joca Mesquita (Zot) com as especiarias coco, pimenta dedo-de-moça, coentro e salsa

ago 02, 2012 Sem comentários by

Especiarias: coco, pimenta dedo-de-moça, coentro e salsa

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Chefs Ciça Roxo e Joca Mesquita assinam o cardápio do Zot Gastrobar que antepõe a gastronomia brasileira em receitas com ingredientes vindos direto das mãos de pequenos produtores. Após ganhar a bolsa do IIE e cursar a cadeira de pintura e cerâmica em Bennington College, Estados Unidos, Ciça Roxo voltou para o Brasil aonde trocou as artes plásticas pelas culinárias. Sua formação gastronômica auto-didata é pontilhada por cursos e estágios em Paris, Costigliole D’Asti, Lisboa e Rio, aonde fez Hotelaria e pós em Gestão de Restaurantes. O chef Joca Mesquita possui uma formação bastante peculiar; começou sua carreira como geógrafo licenciado e bacharelado pela PUC-Rio, logo depois iniciou sua formação em gastronomia  na Uni-Rio. Escolhido em uma seleção de bolsistas fez Pós Graduação na Espanha em Dirección de Cocina y Pastelaria (gestão de cozinnha e confeitaria) com ênfase em hotelaria na Escuela de Hosteleria y Turismo de Valencia, aonde estagiou em muitos restaurantes e hotéis. Eles disponibilizaram ao Armazém das Especiarias a deliciosa receita de Bolinho de Estudante de Camarão, com as especiarias coco, pimenta dedo-de-moça, coentro e salsa.

 Ingredientes (Massa)

120 g de farinha de trigo

2 colheres sopa rasas de coco ralado

200 ml de leite integral

200 ml de leite de coco

1 colher (chá) sal

Ingredientes (Recheio)

3 colheres (sopa) de azeite extra virgem

1 cebola média bem batidinha

1 dente de alho bem picadinho

½ pimenta dedo de moça bem picada

120 g de camarão (já limpo) em cortes de 0,5 cm (temperado com o caldo do limão e sal)

2 tomates cortados em cubinhos, sem pele e sementes

80 ml de leite de coco

3 raminhos de coentro picados

3 raminhos de salsa

Raspas da casca e o caldo de 1 limão Tahiti

Sal que baste

Farinha de trigo para engrossar (mais ou menos 1 colher de sopa)

Preparo

Misture todos os ingredientes da massa em uma tigela e deixe descansar por 30 minutos.

Enquanto isso faça o recheio:

Numa panela, aqueça o azeite em fogo médio e junte a cebola, o alho e a pimenta, deixando até quase dourar. Adicione os tomates, refogue até incorporar, junte os camarões e parte das raspas do limão, refogando rapidamente. Junte a farinha de trigo, deixe engrossar um pouco, adicione o leite de coco e deixe reduzir em fogo médio por 5 minutos. Corrija os temperos e deixe esfriar. Com a massa, forme porções do tamanho de um limão tahiti, enrole com mãos fazendo os bolinhos recheados com o creme de camarão. Empane com coco seco picadinho e frite em óleo quente. Sirva com molho de pimenta e azeite de ervas como acompanhamento.

Rendimento: 3 bolinhos com 45g cada (aprox. o tamanho do limão Tahiti)

Zot Gastrobar

Rua Bolivar 21 A – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ – Tel.: (21) 3489-4363

Fonte: www.aguce.com.br

 

Coco, Coentro, Entradas, Especiarias, Pimenta dedo de moça, Receitas, Receitas de Chef, Salsinha Tags: , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Bolinho de Estudante de Camarão dos Chefs Ciça Roxo e Joca Mesquita (Zot) com as especiarias coco, pimenta dedo-de-moça, coentro e salsa”

Deixe seu comentário