Especiaria: Chia

ago 08, 2012 7 Comentários by

A chia é a especiaria THE BEST nesse primeiro semestre 2012.  A sementinha, de origem mexicana, com nome de batismo Salvia Hispâqnica, é a mais festejada promessa  em quesitos  fundamentais para manter e melhorar  a nossa vida.  Melhor do que acreditar em milagres, afirmam estudiosos e nutricionistas, ela concilha a perda de peso com boa saúde, se observadas todas as regras.  Pode ser encontrada em forma de grão, óleo ou farinha nas lojas de produtos orgânicos/naturais, farmácias de manipulação, internet.

O que promete a promissora Chia?

Ajudar a emagrecer; regular o intestino; reforçar  o  sistema imunológico;  controlar a pressão e prevenir doenças cardiovasculares; melhorar o humor; diminuir o colesterol ruim; fortalecer os ossos; combater o aparecimento dos radicais livres ; deixar a pele mais bonita.

Como incluir a chia na alimentação diária?  Se o objetivo é cuidar do quesito saúde, adicione uma colher de sopa de sementes em vitaminas, no feijão, arroz, sopas, porções de frutas. Já o óleo (em temperatura ambiente – rico em Omega 3) pode ser misturado na salada. A farinha pode ser utilizada em receitas

Quem busca especiaria visando emagrecer tem que ter cuidados com a quantidade consumida. A chia é uma especiaria calórica e seu uso equivocado  pode ter efeito inesperado: em vez de ajudar a emagrecer, pode incentivar o aumento de peso. Siga a risca a dica: com água ou suco adicione apenas uma colher de sopa e tome meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar. Isso representará consumo de 140 calorias.

Qual o segredo? A chia tem a propriedade de  absorver 12 vezes o próprio peso em água. O grão ainda tem uma capa de gel que, em contato com a água ou suco, infla, e aumenta a sensação de que o estômago está cheio (saciedade) e, consequentemente, abranda a fome.

Em todos os casos, os benefícios da chia terão 100% de chances de se realizar com a nossa participação: alimentação balanceada e a prática de exercícios, ainda que moderados.

Afinal de contas, ensinam os nutricionistas, a chia não tem o poder de fazer a gordura sair do corpo, mas pode ajudar bastante aqueles que querem perder uns quilinhos.

Como eu uso, planto e armazeno a Chia

Mousse de Chia

Suco Alaranjado com Chia e a Especiaria Coco

 

Allgemein, Chia, Especiarias Tags: , , ,

7 Comentários para “Especiaria: Chia”

  1. luiz irineu de frança says:

    Gostei e quero conheccer mais sobre a viabilidade em terras paraibanas…

  2. luiz irineu de frança says:

    Envie-me mais informações para que eu repasse às comunidades carentes,estou pesquisansando alternativas para nossa gente sofrida do semi-arido brasileiro.Gostei da reportagem e ja estou usando no meu cardapio.Minha neta,de 6 anos adorou.

Deixe seu comentário