Especiaria: Bouquet Garni

ago 22, 2012 3 Comentários by

Mix de especiarias cujo nome vem de origem francesa. Em tradução livre, algo como: ramalhete (buquê) de cheiros verdes (de ervas frescas).

O buquet garni é uma mistura de ervas indicada para temperar cozimentos, caldos e, homeopaticamente, liberar – construir –  seus sabores.

O que você junta e a quantidade depende da receita e do volume que será preparado. É aí que entra o conhecimento a criatividade e as experiências dos chefs, profissionais ou amantes da boa cozinha

Tradicionalmente, o bouquet garni é feito com até cinco ervas.  Amarradas em maço, ou envolvidas em gaze ou pano (sachê). É preciso deixar uns vinte centímetros para fora do recipiente para facilmente retirar o bouquet no fim do cozimento. Com ele, qualquer caldo adquire um sabor sutil de ervas, conferindo à receita uma base de sabores riquíssima em nuances. A filosofia básica do bouquet garni é resultar num tempero, sem deixar vestígio dos temperos. Faça o bouquet garni e remova no final da preparação. Para facilitar a retirada deixe um pedaço grande de barbante e amarre ao cabo da panela.

Os ingredientes básicos do bouquet garni são: 1 folha de louro, 1 ramo de salsa, 1 ramo de tomilho, 1 talo de aipo pequeno (sem a folha), 2 folha de alho-poró (apenas a parte verde), 20 cm de barbante.

Foto fonte:  Gastronomia e seus Prazeres
BOUQUET GARNI EM SACHÊ
Outra opção para temperar seus cozimentos  é o bouquet garni em sachê. Usado para dar sabor aos pratos como sopas, caldos e ensopados, amarrado a um barbante de forma a ser retirado ao final do cozimento.

 

 

Ingredientes básicos:

4 unidades de ramos de salsinha

6 unidades de ramos de tomilho

2 folhas de louro

1 colher de chá de  pimenta preta em grãos

1 unidade de 1 alho poró (a parte verde escuro de cima, cortado em um comprimento de 12 cm de alho poró, lavado)

gaze esterelizada (para fazer o saquinho) a gosto

linha ou barbante (para amarrar o saquinho) a gosto

 

Passo a passo:

Para o saquinho, enrole a salsa, tomilho, louro, e grãos de pimenta preta em uma pequena quantidade de gaze esterelizada e amarre com fio de algodão ou barbante.

 

Fonte: Gastronomia e seus prazeres

Como eu uso a especiaria Bouquet Garni

Sopa de sebola com carne seca, ovo poché e a especiaria Bouquet Garni

Frango com as especiarias curry, coco e bouquet garni

Bouquet Garni, Especiarias Tags: , ,

3 Comentários para “Especiaria: Bouquet Garni”

Deixe seu comentário