Simplicidade e diversidade da culinária da Toscana

ago 31, 2012 2 Comentários by

A NOVA ROTA DAS ESPECIARIAS

Simplicidade e diversidade da culinária da Toscana

A Toscana é uma região localizada no centro da Itália, reconhecida como umas das áreas mais bonitas do país. Foi o berço do Renascimento, um dos momentos mais marcantes da história que ainda hoje nos influência na arquitetura, pintura e escultura.

A região também é muito conhecida por sua culinária e vinhos, como o Chianti, Morellino di Scansano e Brunello di Montalcino.

As belíssimas cidades da Toscana – Florença, Siena, Pisa, Lucca, Barga e a Ilha de Elba-  merecem uma visita “sem nenhuma pressa”, com a alma pulsando curiosidade e um profundo desejo de apreciar a culinária, a arte e o belo.

Para melhor conhecer a culinária moderna da Toscana, é preciso voltar no tempo. Os tipos de pratos encontrados hoje em dia foram muito influenciados pelo gosto dos cidadãos da Etrúria, antigo império da região que durou em torno de oito séculos. O império da Etrúria foi primeiro tomado pelos gregos, depois veio a dominação dos gauleses.  As cidades-estados sempre lutaram as guerras sem união, e por isso eram facilmente dominadas uma a uma pelos invasores.

O povo da Toscana não era de guerra e apreciava o que a região oferecia. As terras eram férteis e permitiam plantar um pouco de tudo: cevada, milho, painço, centeio. Além dos grãos,  eles plantavam azeitonas, uvas, alho, cebola, feijão, grão de bico e legumes. As frutas também eram variadas: romã, figo, morango, mirtilo, maçã e melões. As especiarias e ervas estavam presentes e receitas antigas já ensinavam como preparar um porco assado e alecrim e fígado de porco cozido com louro. O mel era utilizado para adoçar e o sal para preservar.

Dos tempos medievais até hoje em dia, a culinária da Toscana, assim como no tempo do Império Etrusco, é intimamente ligada aos produtos agrícolas locais. Por isso é possível compreender que cada cidade tem o  “seu sabor”, o seu tempero tradicional. Garfagnana biroldofrom, da cidade de Lucca, é uma pequena linguiça temperada com erva-doce, canela, noz-moscada e anis. Bisteca Fiorentina é um famoso prato de Florença de onde vem a carne que é temperada com sal e azeite da região. Cidades costeiras oferecem frutos do mar e peixes abundantes na área e preparados com louro, pimentão e pimenta. Em Arezzo, um prato famoso é o Valdarno tarese, uma carne curada e temperada com sal, laranja e alho vermelho.

Ervas e especiarias são comumente plantados no quintal. A erva-doce é selvagem por lá e tanto o bulbo quanto as sementes são utilizados. Seu sabor lembra o anis e combina muito bem com limão e lascas de alho. Hortelã, manjericão, sálvia e alecrim estão presentes nos pratos típicos. Eles são utilizados em pares ou sozinhos. A rúcula, vista em saladas, é uma erva e seu sabor apimentado está presente em muitas especialidades, como no pesto de rúcula.

 

MIX DA TOSCANA

Leve o sabor da Toscana para sua cozinha com um mix de especiarias tradicional da região. O tempero combina bem com frango, salmão e cordeiro.

Ingredientes:
1 colher de sopa de semente de erva-doce
6 colheres de sopa de manjericão seco
3 colheres de sopa de alho em pó
3 colheres de sopa de sal grosso
2 colheres de sopa de alecrim seco
2 colheres de sopa de orégano seco

Moa a erva-doce em um moedor ou amasse com um pilão. Misture com os outros ingredientes. Pode ser guardado por até seis meses em recipiente fechado a temperatura ambiente.

Alguns restaurantes famosos da Toscana:

(Restaurantes com uma estrela Michelin)

TRATTORIA TOSCANAonde a cozinha francesa se encontra com a da Toscana. O menu foi planejado por Alain Ducasse e quem cuida do dia a dia é seu pupilo Christoph Martin. Antes do jantar uma dica é comer um aperitivo no Circolo Marinai, no porto de Castiglione della Pescaia. A Trattoria Toscana só abre para jantar.
Tenuta La Badiola
Località Badiola
58043 Castiglione della Pescaia (Grosseto)
http://www.trattoria-toscana.it/en/trattoria-toscana

 

LA PINETA frutos do mar divinos em Marina di Bibbona são uma boa razão para visitar as belas praias da Toscana. La Pineta fica do lado da famosa região de vinhos Bolgheri. Experimente a versão de ‘Cacciucco di Livorno’ (sopa de peixe) do chef Luciano Zazzeri.
Via Dei Cavalleggeri Nord 27
57020 Marina Di Bibbona

 

(Restaurantes com duas estrelas Michelin)

IL PELLICANO – o famoso chef Antonio Guida “orquestra” peixes e pratos fenomenais. A vista é magnífica e o serviço tão glamoroso que você se sentirá uma estrela. Se o orçamento for flexível, fique para dormir. O hotel é belíssimo.
Località Sbarcatello

58019 Porto Ercole (GR)
http://www.pellicanohotel.com/en/hotel-in-italy.html

 

BRACALI O que começou como uma simples tratoria familiar chegou ao topo com a segunda estrela Michelin em 2011 sem perder suas raízes. Se além de gourmet, você também gosta de ópera, venha em agosto durante o Festival de Ópera na praça Massa Marittima.
via di Perolla 2 I – 58020 Ghirlanda
http://ristorante.mondobracali.it/index-en.html

 

Principais especiarias consumidas na Toscana

Alecrim, alho, louro, erva-doce, noz moscada, anis, alho vermelho, hortelã, manjericão, sálvia, orégano, azeite, painço, pimenta.

Semana passada, nossos “navios” aportaram na Sicília. Caso você não tenha participado dessa expedição gastronômica, ou queira repetir, clique aqui e saboreie as muitas especiarias desta ilha paradisíaca!

Coluna Nova Rota das Especiarias

Simplicidade e Diversidade da Culinária Toscana
Biscotti da Toscana com Amêndoas e Especiarias
Sicília: a belíssima rota de muitas especiarias
Receita Siciliana: Arancini
Índia: o berço das especiarias

Alecrim, Anis Estrelado, Erva Doce, Hortelã, Louro, Manjericão, Noz-moscada, Orégano, Restaurantes, Sálvia, Viagens culinárias Tags: , , , , , , , , ,

2 Comentários para “Simplicidade e diversidade da culinária da Toscana”

  1. A Nova Rota das Especiarias - Índia: o berço das especiarias | Armazém das Especiarias - Allgemein, Canela, Cardamomo, Coentro, Cominho, Cúrcuma, Curry, Destaques, Gengibre, Mostarda, Páprica, Viagens culinárias says:

    […] Simplicidade e Diversidade da Culinária Toscana Biscotti da Toscana com Amêndoas e Especiarias Sicília: a belíssima rota de muitas especiarias Receita Siciliana: Arancini […]

  2. Sicília, a belíssima rota de muitas especiarias | Armazém das Especiarias - Alecrim, Manjericão, Orégano, Restaurantes, Tomilho, Viagens culinárias says:

    […] Simplicidade e Diversidade da Culinária Toscana Biscotti da Toscana com Amêndoas e Especiarias Sicília: a belíssima rota de muitas especiarias Receita Siciliana: Arancini Índia: o berço das especiarias […]

Deixe seu comentário