Biscotti da Toscana com Especiarias e Amêndoas

set 07, 2012 2 Comentários by

Especiarias: amêndoas, canela, pimenta rosa, baunilha

Biscotti da Toscana com especiarias e amêndoas

Ingredientes
1 xícara de amêndoas torradas, dividida
1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/4 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de canela
1/4 colher de chá de pimenta rosa
1/3 de xícara de açúcar
1/4 xícara de manteiga amolecida
2 colheres de sopa de mel
1 ovo
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/4 colher de chá de extrato de amêndoas

Preparo
Pré-aqueça o forno a 350 ° F. Triture 1/3 xícara de amêndoas torradas em um processador de alimentos. Em uma tigela de tamanho médio, misture as amêndoas moídas, a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal,a canela e a pimenta da Jamaica.Em outra tigela, bata o açúcar e a manteiga. Adicione o mel, o ovo, a baunilha e extrato de amêndoas à mistura com manteiga.Gradualmente adicione os ingredientes secos e 2/3 de xícara das amêndoas restantes. Em uma superfície enfarinhada bem, moldar a massa em dois retângulos e os coloque em uma assadeira. Asse em forno pré-aquecido por 20 minutos, ou até ficar firme e levemente marrom. Deixe os retângulos esfriarem por pelo menos 5 minutos. Cortar os retângulos em fatias de 2 cm. Coloque as fatias em uma única camada sobre a assadeira, deixando espaço em torno de cada fatia. Continuar assando por cerca de 10-15 minutos ou até a crocância desejada.Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.

PIMENTA-ROSA
O caso da pimenta-rosa é comum para nós brasileiros, exportadores e importadores de nossos produtos.  A pimenta-rosa é fruta da aroeira-mansa, árvore nativa do Brasil, Argentina e Paraguai. Seu caule é tortuoso e a casca escura e fissurada. As folhas alcançam de 8 a 12 centímetros.  As flores são pequenas, branco-esverdeadas, muito atrativas para abelhas. As frutas são pequenas, esféricas, rosadas a avermelhadas. Antigamente, eram somente exportada para a França,  onde a pimenta-rosa faz enorme sucesso como especiaria e elemento paisagístico – tipo cerca-viva!  Há pouco, passou a frequentar as boas receitas da culinária brasileira.

O curioso é que a pimenta-rosa (Schinus terebinthifolius), muitas vezes confundida com a pimenta-do-reino, não pertence à família das pimentas. Trata-se de uma fruta  que apresenta um mix especial: sabor levemente adocicado e ardência bem delicada.

A pimenta-rosa combina tanto em preparações salgadas como doces. É usada em molhos para medalhões de filé mignon grelhado ou sorvetes de frutas, musses. Da aroeira você pode extrair madeira, própria para moirões  óleos fitoterápicos:  cicatrizantes, balsâmicos, depurativos.

Como plantar, usar e armazenar a pimenta-rosa

Filé de frango ao molho de coco com a especiaria pimenta-rosa

Trufas de chocolate com a especiaria pimenta rosa

Amêndoa, Amêndoas, Baunilha, Canela, Pimenta Rosa, Sobremesas, Viagens culinárias Tags: , , , , , , ,

2 Comentários para “Biscotti da Toscana com Especiarias e Amêndoas”

  1. Simplicidade e diversidade da culinária da Toscana | Armazém das Especiarias - Alecrim, Anis Estrelado, Erva Doce, Hortelã, Louro, Manjericão, Noz-moscada, Orégano, Restaurantes, Sálvia, Viagens culinárias says:

    […] e Diversidade da Culinária Toscana Biscotti da Toscana com Amêndoas e Especiarias Sicília: a belíssima rota de muitas especiarias Receita Siciliana: Arancini Índia: o berço das […]

  2. A Nova Rota das Especiarias - Índia: o berço das especiarias | Armazém das Especiarias - Allgemein, Canela, Cardamomo, Coentro, Cominho, Cúrcuma, Curry, Gengibre, Mostarda, Páprica, Viagens culinárias says:

    […] e Diversidade da Culinária Toscana Biscotti da Toscana com Amêndoas e Especiarias Sicília: a belíssima rota de muitas especiarias Receita Siciliana: […]

Deixe seu comentário