Como eu planto, como eu armazeno e como eu uso a Especiaria Azeite

out 24, 2012 1 Comentário by

COMO EU PLANTO

O Brasil é um dos maiores importadores de azeite de oliva e azeitonas. A principal causa é que o país não planta oliveiras. Quer dizer, não plantava!

A partir de 2003,  iniciaram-se as safras em Santa Catarina. A EPAGRI estima a produção de óleo industrializado em grande escala. Várias regiões do estado são propícias ao cultivo de azeitonas, principalmente o Oeste e Sul.

COMO EU ARMAZENO

É muito comum encontrar os azeites extra-virgens engarrafados. Opte pelos que tem embalagens mais escuras, já que a incidência de luz cataliza a oxidação.

Ao estocá-lo, leve em conta que a luz, o calor e o ar são altamente prejudiciais ao produto.  Pode-se evitar a ação da luz ao se embrulhar o azeite com pano ou guardanapo. Apesar de comumente usados, os bicos dosadores também podem facilitar a oxidação e devem ser evitados. É aconselhável que se consuma o azeite o mais rápido possível após sua abertura.  É  melhor armazená-lo em embalagens menores, que sejam consumidas tão logo sejam abertas.

COMO EU USO

Babaganouch com Azeite

Ingredientes:
2 unidade(s) de berinjela
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 unidade de limão espremido
3 colher(es) (sopa) de tahine
Quanto baste de sal
4 colher(es) (sopa) de azeite de oliva

Preparo:
Espete um garfo em cada berinjela e coloque-as individualmente na chama do fogão até a casca escurecer bem. Corte as berinjelas ao meio e retire a polpa de cada uma com uma colher, descartando as cascas. Coloque as polpas numa peneira fina para escorrer a água. Numa tigela, coloque a tahine e, mexendo sempre, acrescente o suco de limão, até a mistura ficar com uma consistência pastosa. Junte o alho picado sal, a salsinha, o azeite, a polpa de berinjela, a pasta de tahine e misture muito bem. Coloque a num processador de alimentos ou num liquidificador para formar uma pasta bem homogênea. Conserve na geladeira até a hora de servir.

Fonte: Cyber Cook

Especiaria: Azeite

Escondidinho de Bacalhau com a Especiaria Azeite de Oliva

Sequilho com as Especiarias Coco e Azeite de Oliva

Azeite, Azeite de Oliva, Como eu uso, Especiarias, Receitas, Salsinha Tags: , , , , , , , ,

Um Comentário para “Como eu planto, como eu armazeno e como eu uso a Especiaria Azeite”

  1. Maria de Lourdes Tiritan says:

    Adorei entrar nessa página. sou amante das especiarias e adoro cozinhar.gostaria de receber noticias no meu e_mail.Parabéns!!!!

Deixe seu comentário