Curry de Abóbora com Coco e Especiarias

dez 03, 2012 1 Comentário by

Especiarias: coco, coentro, gengibre, cominho, cúrcuma, pimenta chilli

Curry de Abóbora com Coco e Especiarias

Este Curry de Abóbora com Coco e especiarias, inspirado na culinária tailandêsa, é um prato bonito, saboroso e nutritivo! Além de gostoso é praticamente uma refeição completa. Grão de bico pode ser adicionado como uma fonte adicional de proteína, tornando este um prato perfeito para vegetarianos  e veganos. O molho de curry é facilmente preparado e como é engrossado com leite de coco, não tem glúten.

Ingredientes
1 batata-doce cortada em pedaços (2-3 xícaras)
3-4 xícaras de abóbora descascada cortadas em pedaços
1/4 xícara de leite de coco
Raspas de 2 limões ou 3 folhas de limão kaffir (disponível fresco ou congelado em lojas asiáticas)
Um punhado de coentro fresco picado para enfeitar
Opcional: 1/2 xícara de grão de bico

Molho de curry
3/4 de xícara de leite de coco
3 dentes de alho
1 colher de sopa de gengibre picado
1 1/2 colher de chá de coentro moído
2 colheres de chá de cominho
1/2 colher de chá de cúrcuma
1/2 colher de chá de pasta de camarão – Vegetarianos usem 1 colher de sopa de molho de soja (livre de trigo para dietas sem glúten). Se não tiver a pasta de camarão, encontrada em lojas asiáticas é possível usar molho de peixe ou de ostra.
1 pimentão vermelho fresco, cortado
1/2 colher de chá de pimenta chilli ou malagueta
1 1/2 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de molho de peixe – Vegetarianos: usar 3 colheres de sopa de molho de soja (livre de trigo para dietas sem glúten)
1 colher de chá de açúcar

Preparo
Coloque todos os ingredientes do molho de curry em um processador de alimentos ou liquidificador. Bata bem até que o molho fique perfumado e amarelo. Pique a abóbora e batata-doce. Coloque um pouco de óleo em uma panela de tamanho médio ou wok e em seguida despeje o molho de curry. Adicione 1/2 xícara de água, mais as folhas ou raspas de limão, mexendo até incorporar. Deixe em  fogo médio-alto até ferver. Acrescente a abóbora e a batata-doce. Quando o curry estiver fervendo reduza o fogo para médio ou médio-baixo. Mexa ocasionalmente. Cubra e deixe fervendo levemente por 8 a 10 minutos ou até que os legumes estejam macios. Mexa ocasionalmente. Esta é a hora de adicionar o grão de bico. Ferver por mais um minuto. Experimente e veja se o sal está ao seu gosto. Teste o curry, ajustando o nível de sal a seu gosto. Para os não-vegetarianos: adicione o molho de peixe até que o sabor desejado seja alcançado. Adicionar mais açúcar, se você gosta de um curry mais doce.  Adicionar mais pimenta, se você gosta de pratos mais picantes.Transfira o curry para um prato de servir. Regue com 1/4 xícara de leite de coco e jogue o coentro fresco por cima. Sirva com arroz de jasmin.

Porções: 4 como prato principal e 6 como acompanhamento.

Obs: Na Tailândia se um prato é muito picante eles adicionam o açúcar que está sempre presente nas mesas de restaurantes.

Coco, Coentro, Cominho, Cúrcuma, Curry, Gengibre, Pimenta Chili, Receitas com coco

Um Comentário para “Curry de Abóbora com Coco e Especiarias”

  1. maria carvalho says:

    maravilhoso gostei curry é tudo de bom

Deixe seu comentário