Receitas Natalinas – Natal Tropical – Entradas

dez 07, 2012 Sem comentários by

Especiarias: pimenta rosa, castanha de cajú, gengibre, pimenta malagueta, coco, dendê, cheiro verde

Cada região brasileira utiliza frutas, verduras, legumes e especiarias locais que são preparadas de várias maneiras mantendo a tradição do Natal. Selecionamos alguns ingredientes e pratos locais para tropicalizar sua ceia.

Norte: cupuaçu, açaí, carne seca, mandioca, castanha do pará

Nordeste: peixe assado, castanha de cajú, tapioca, cocada, frutos do mar

Centro-Oeste: pernil, salpicão, pintado, frango, pequi

Sudeste: alcachofra, leitão, bacalhau, rabanada, cuca

Sul: biscoito de canela, stollen, peru com frutas, purê de batata

 

Começando nesta edição selecionamos entradas, prato principal, sobremesas e coquetéis com um gostinho brasileiro para incrementar sua ceia.

Entradas
Castanhas de Caju Torradas com Mel e Pimenta Rosa

Ingredientes
50 g de manteiga
6 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de sal
2 pitadas de pimenta vermelha em pó ou a gosto
500 g de castanha de caju
1/ 2 xícara de pimenta-rosa para decorar

Modo de fazer
Numa frigideira de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo médio. Junte o mel, o sal, a pimenta em pó e 1 colher (sopa) de água e deixe ferver. Adicione as castanhas e mexa por 5 minutos ou até que elas fiquem tostadas e cobertas pela glace. Espalhe-as sobre uma assadeira untada com manteiga e deixe esfriar. Sirva no mesmo dia ou guarde em um recipiente bem fechado. Antes de levar à mesa, salpique as castanhas com pimenta-rosa.

Rendimento: 12 porções.
Fonte: Claudia

Casquinha de Siri
Ingredientes
1kg de carne de siri congelada
1 cebola processada
4 colheres (sopa) de azeite
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 pimentão vermelho processado
Sal e pimenta malagueta a gosto
1 xícara (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de manteiga
½ litro de leite
1 vidro (200ml) de leite de coco
Salsinha e coentro cortados bem fininhos a gosto
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
Farinha de rosca para gratinar
Queijo parmesão ralado a gosto
Casquinhas de siri

Preparo
Descongele e limpe o siri retirando as casquinhas e a carne escura. Doure a cebola no azeite, junte o tomate, o gengibre e o pimentão vermelho. Frite um pouco e adicione o siri. Tempere com sal e pimenta malagueta e refogue bem até ficar sem o menor traço de água. Retire do fogo e reserve. Doure a farinha na manteiga derretida e sempre mexendo com uma colher, vá adicionando o leite e o leite de coco. Mexa até obter um creme consistente, junte o refogado de siri reservado e boa porção de salsinha e coentro. Tempere com pimenta, sal e azeite de dendê. Misture bem e distribua nas casquinhas. Polvilhe com farinha de rosca e queijo parmesão. Coloque em uma assadeira e leve ao forno quente para gratinar. Rende 20 porções.

Fonte: Ana Maria Braga

Bolinho de Bacalhau
Ingredientes
1 kg de bacalhau sem pele, em postas e dessalgado
1 kg de batatas asterix (com casca vermelha)
½ xícara de cheiro verde picado
½ xícara de cebola picada
2 ovos
Óleo vegetal para fritar

Preparo
Um dia antes de fazer os bolinhos, deixe o bacalhau, de molho em uma bacia com água. Troque a água pelo menos cinco vezes. Para saber se o bacalhau já foi dessalgado experimente um pouco da água e veja se ela está temperada. Cozinhe o bacalhau do porto dessalgado. Cozinhe também 1 kg de batata asterix (com casca avermelhada), sem sal. Depois de cozido, escorra o bacalhau para tirar o máximo de água possível (o sucesso da receita depende de o bacalhau e a batata estarem bem secos). Deixe esfriar. Escorra a batata já cozida e também deixe esfriar. Em um recipiente, com as mãos, desfie o bacalhau. Aproveite para tirar as espinhas. Acrescente o cheiro verde picado e a cebola picada e misture bem, ainda com as mãos. Com a ajuda de um espremedor, acrescente as batatas à mistura. Acrescente dois ovos e mexa com uma colher. Depois de misturar bem a massa, é hora de moldar os bolinhos. Use duas colheres do mesmo tamanho, pegue uma pequena porção da massa com uma delas, e pressione a porção de massa unindo as colheres. Coloque óleo até a metade de uma frigideira funda. Deixe-o bem quente antes de colocar os bolinhos para fritar. Na hora de virar os bolinhos, passe o garfo pela parte de baixo deles e jamais fure o bolinho.

Rendimento: 60 bolinhos

Veja nossas outras receitas de Natal

Allgemein, Castanha de Caju, Coco, Dendê, Entradas, Gengibre, Pimenta Malagueta, Pimenta Rosa, Pratos Típicos Brasileiros, Receitas Natalinas Tags: , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Receitas Natalinas – Natal Tropical – Entradas”

Deixe seu comentário