A Nova Rota das Especiarias: Cuba (Receitas de Mojito e Ropa Vieja)

jan 03, 2013 1 Comentário by

A Nova Rota das Especiarias: Cuba

Especiarias: hortelã, cominho, orégano, salsinha, louro

Havana

Cuba é um país do Caribe formado por muitas ilhas que por sua interessante trajetória poderia ser um país de um livro. Entre o domínio espanhol, Diego Velazques, Fulgêncio Batista e a revolução de Castro a ilha criou e destruiu mitos. Influências espanholas, francesas, africanas, árabes, chinesas e portuguesas enriqueceram sua cultura e a região, que pouco a pouco se abre novamente para o mundo, oferece um turismo diferenciado e autêntico. Em Havana é possível ficar em hotéis cinco estrelas e ter uma ideia do Caribe antigo. Charme, história, cultura, música e boa comida fazem de Cuba um lugar muito interessante para visitar.
A cozinha é simples e saborosa. As especiarias mais usadas são o alho, cominho, orégano e louro. Muitos pratos cubanos usam o sofrito como base. Ele é uma pasta de cebola, pimentão verde, alho, orégano e pimenta moída que é frita no azeite e utilizada na preparação de feijão, cozidos, pratos com carne e molhos de tomate. Frangos e carnes também são temperados com limão ou laranja.
Agora é verão no Brasil e muitos estão aproveitando as férias na praia. Para refrescar o calor e ajudar na preparação de pratos práticos e saborosos selecionamos duas receitas cubanas. O mojito, coquetel de rum e hortelã, imortalizado por Hernest Hemingway, escritor famoso que morou em Cuba e a Ropa Vieja, uma carne cozida que pode ser preparada antes e servida com arroz ou em sanduiche. Buen provecho!

Mojito

Ingredientes
10 folhas de hortelã
1 colher  de chá de açúcar
40 ml de rum branco
20 ml de suco de limão
Gelo a gosto
Água com gás para completar

Preparo
Em um copo long drink coloque a hortelã e o açúcar e pressione levemente com um pilão. Adicione o rum, o suco de limão, gelo e complete com água com gás. Misture bem e decore com um ramo de hortelã.

Ropa Vieja

Ingredientes
2 kg de cochão mole ou fraldinha
4 cebolas médias, picadas e separadas em duas partes
2 cenouras picadas
3 talos de aipo picados
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de azeite de oliva
4 dentes de alho picados
1 pimenta dedo de moça
2 pimentões verdes, sem sementes e picado
1 colher de sopa de sal
10 tomates frescos picados
1/2 xícara de folhas de salsa finamente picada
2 colheres de chá de orégano seco
1/2 colher de chá de cominho em pó

Preparo

Em uma panela grande, coloque a carne, 2 cebolas picadas, a cenoura, o aipo e a folha de louro. Cubra com água. Ferva e cozinhe, sem tampar, por 1 1/2 a 2 horas. Quando a carne estiver muito macia, desligue o fogo e deixe descansar por 20 minutos, retire do caldo. Reserve. Peneire o caldo. Retorne o caldo ao fogo e ferva em fogo médio até que se reduza pela metade, em torno de 20 a 30 minutos. Quando a carne estiver fria, retire a gordura e desfie. Enquanto o caldo estiver reduzindo, aqueça o óleo em uma frigideira grande. Em fogo médio, frite o restante da cebola, o alho, a pimenta dedo de moça, o pimentão verde e 1 colher de sopa de sal até ficarem macios, cerca de 10 minutos. Misture 1 colher de sopa de sal. Misture 3 xícaras de caldo reduzido e tomates. Cozinhe por 10 minutos em fogo médio. Adicione a carne desfiada, a salsa, o orégano e cominho. Cozinhe mais 10 minutos.
Sirva com arroz branco ou faça sanduiches.

Cominho, Drinks, Hortelã, Louro, Orégano, Prato Principal, Salsinha, Viagens culinárias Tags: , , , , , , ,

Um Comentário para “A Nova Rota das Especiarias: Cuba (Receitas de Mojito e Ropa Vieja)”

  1. iva rosa says:

    Deve ser super gostosos, até porque, adoro comidas internacional!

Deixe seu comentário