Como eu uso, planto (o coco) e armazeno o óleo de coco

jan 16, 2013 Sem comentários by

Como eu uso o óleo de coco

Vitamina de mamão, laranja, chia e óleo de coco

O começo do ano sempre nos inspira a iniciar ou a recomeçar rotinas mais saudáveis. Depois de recarregarmos as energias nas férias, nos sentimos mais fortes, mais poderosos e com aquela garra de fazer acontecer. Propostas muito radicais às vezes são mais difíceis de manter, então nossa sugestão para janeiro é escolher três ingredientes para acrescentar em sua dieta que podem beneficiar sua saúde. Quanto mais fácil for a utilização do ingrediente, mais fácil será tornar o seu consumo em hábito. O óleo de coco é uma boa opção. Minha irmã é terapeuta Ayurvédica e sempre me dá algumas boas dicas. De acordo com a medicina Ayurvedica, a água de coco ajuda a diminuir a temperatura corporal e o óleo de coco também é uma ótima substituição ao hidratante de pele nos dias de verão para as pessoas que sentem muito calor. Que tal começar o dia com uma vitamina de mamão e laranja com óleo de coco e chia? Basta bater no liquidificador meio copo de suco de laranja, duas rodelas pequenas de laranja, meia xícara de mamão picado, uma colher de óleo de coco extra virgem, uma colher de sobremesa de semente de chia e cubos de gelo.

Suco de amora, limão, água de coco e óleo de coco

Agora se a intenção é refrescar também temos uma ótima receita. Bata no liquidificador uma xícara de amoras frescas ou congeladas, um limão com casca, uma colher de sopa de óleo de coco e um copo de água de coco.

Dica Nutricional
A chia é rica em fibras alimentares, essenciais para o bom funcionamento do intestino. Cada colher (sopa) da semente fornece 5 a 6 gramas. As fibras regularizam o peristaltismo intestinal (movimento) e melhoram o volume e a consistência do bolo fecal, promovendo aumento da frequência de evacuações e aliviando a prisão de ventre.

Para saber mais sobre a chia dê uma lida em nosso post:

http://armazemdasespeciarias.com.br/2012/08/08/especiaria-chia/

Sorvete de chocolate com banana e óleo de coco (sem leite)

Na semana passada conversei com uma amiga que me contou que seu filho está com alergia ao leite e que terá que passar um ano sem tomar leite ou comer qualquer produto que tenha seus derivados. Essa é uma tarefa difícil, então fui buscar na internet uma receita saborosa, saudável e sem leite. Achei uma que é perfeita para as crianças, sorvete de chocolate com banana e óleo de coco. Olha que fácil. Congele três bananas maduras. Depois de congeladas corte-as em pedaços.

Acrescente uma colher de chá de cacau em pó sem açúcar, uma colher de sopa de óleo de coco e adoce com mel, melado de cana ou açúcar. Bata tudo no liquidificador até ganhar a consistência de sorvete. Acrescente uma colher de sobremesa de óleo de coco. Sirva com amêndoas picadas.

Fonte: Receitas GNT

Como plantar coco

O coqueiro é uma planta perene que pode atingir até 25 m de altura e 30 a 50 cm de diâmetro. Existem várias espécies. A plantada na Fazenda Sococo de Moju (Pará), da Malásia, atinge 18 metros. E a espécie híbrida – mesclada com o coco anão – natural do oeste da África –  não ultrapassa 16 metros. As folhas são largas e compridas. O período entre a formação do fruto até o amadurecimento é de cerca de 12 meses. Existem atualmente no mercado vários híbridos da espécie. A variedade anã (Cocos nucifera ‘nana’), em razão da maior precocidade de produção, maior produção de frutos, melhor sabor da água e menor porte é a mais recomendada para exploração comercial de água de coco. O coqueiro anão verde é precoce, podendo florescer até com dois anos de idade após o plantio definido. A maneira mais fácil de ter um coqueiro em casa é utilizar uma boa muda. Para o bom desenvolvimento da planta não pode ocorrer falta de água, necessitando cerca de 2500 mm de chuvas bem distribuídas durante o ano. A temperatura média anual não deve ser inferior a 22 graus C, fator muito importante para a floração do coqueiro. Além disso, a planta não tolera ventos fortes e frios e necessita muita insolação. Quanto ao solo, deve ser leve, profundo, permeável e arejado.

Como eu armazeno o óleo de coco

O óleo de coco permanece em boas condições de uso por até dois anos em temperatura ambiente. Ele não precisa ser refrigerado. O ideal é guardar em um recipiente de vidro fora da luz e humidade.

Clique aqui para saber mais sobre as propriedades do óleo de coco.

 

 

Coco, Como eu uso, Óleo de coco Tags: , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Como eu uso, planto (o coco) e armazeno o óleo de coco”

Deixe seu comentário