Especiaria: Óleo de Coco

jan 16, 2013 Sem comentários by

ÓLEO DE COCO

Numa pesquisa sobre óleos comestíveis saudáveis disponíveis nas prateleiras de supermercados e casas especializadas, é gratificante saber que o óleo de coco vem como um produto avaliado positivamente.
Opiniões entusiasmadas e outras com um “pé no freio”, visto que o produto ainda é e será fruto de muitas pesquisas.
Se comprovados todos benefícios à saúde e ao bem estar dos brasileiros, somos um povo e país privilegiado. O Brasil é o terceiro maior produtor de cocos do mundo. Temos na Fazenda Sococo de Mojú ( no Pará) a maior área livre plantada do mundo.
O óleo de coco é basicamente a polpa do coco, que é levado à um processo de refinamento. Ele tem diversas propriedades que são boas para a sua saúde.
É antioxidante, ajudando a proteger o corpo dos radicais livres. Ajuda a reduzir o colesterol LDL (o mau colesterol) e elevar o HDL. Ajuda a emagrecer,  pois contém Triglicerídeos de cadeia média. Quando eles entram no nosso organismo,  logo se tornam energia. Além de não necessitar de enzimas para digestão e metabolismo. Ele melhora a absorção dos nutrientes, o que faz aumentar  as defesas do organismo. Normaliza as funções intestinais. Além de eliminar as bactérias inimigas, protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.
O óleo de coco está na moda por mais um motivo: ele ajuda a emagrecer. Em uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o óleo de coco foi adicionado às refeições dos participantes. Eles não só apresentaram uma perda de peso, como tiveram diminuição significativa da gordura da barriga.
Segundo a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, a gordura contida no óleo de coco retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e deminuindo a fome. É uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente. Por isso não chega a ficar estocada no organismo”, explica a especialista.
Importante, ressaltam especialistas: o óleo de coco não é um remédio,  é  um alimento complementar, por isso, deve ser consumido diariamente para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos graxos.
O óleo de coco pode ser ingerido até duas vezes ao dia antes das principais refeições (almoço e jantar). Você também pode utilizar o óleo nos seus pratos. Sempre com parcimônia. Cada colher de sobremesa, 15 ml, tem 135 kcal.
As quantidades são bastante individuais, mas, indicam os estudiosos,  que o correto é começar com 1 colher (sobremesa) ao dia.

OBS: Gestantes e crianças só devem consumir este óleo com recomendações de um nutricionista ou pediatra.

Cultura legal
Na medicina indiana Ayurveda, o óleo de coco é tido como medicamento base, de uso tópico para tratar doenças na pele como dermatite e eczema. Além de ser usado em massagens orientais em bebês, visando o equilíbrio energético, como a Shantala. Para os indianos, o Óleo de Coco tem o poder de aliviar a raiva e a culpa, incentivar nossa energia vital e refrescar o corpo

O óleo de coco é perfeitamente tolerado a altas temperaturas, mas seus benefícios antioxidantes são alcançados se o uso for a frio.

Como usar, plantar e armazenar o Óleo de Coco

Receitas com Óleo de Coco

Allgemein, Coco, De A a Z, Especiarias, Óleo de coco Tags: , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Óleo de Coco”

Deixe seu comentário