Especiaria: canela

jan 30, 2013 11 Comentários by

A canela é uma das especiarias mais antigas. No início da Idade Média, Pliny, o Ancião, escreveu que 350 gramas da especiaria canela correspondiam a 5 mil gramas de prata. Somente os ricos e poderosos tinham acesso a especiaria. Em 65 a.C., o Imperador romano Nero queimou o correspondente a um ano de fornecimento de canela no funeral de sua esposa, possivelmente em decorrência do remorso que sentia por ter causado a sua morte. Na China, onde há registros de seu uso em 2500 a.C, era utilizada para o tratamento de febre, diarreia e problemas no ciclo menstrual. No Egito, onde era usada para embalsamentos, as menções são de 1600 a.C. Chegou a Europa através da rotas das especiarias e ainda hoje, a maior parte da canela consumida é cultivada no Oriente. No Brasil, a canela mais consumida atualmente é a canela-cássia – conhecida em muitos países como canela-chinesa. Para o uso em pratos doces, bolos e biscoitos, o mais comum é usar canela em pó. Para aromatizar caldas, vinhos ou cremes, é melhor optar pela canela em pau, que pode ser retirada assim que o processo acabar. Seu uso em pratos de carne não é muito propagado, mas qualquer pessoa que tenha visitado países árabes reconhecerá o efeito de colocar um pouco de canela dentro de um cozido de carneiro.

Como usar, plantar e armazenar a especiaria canela

Receitas com canela

Canela, De A a Z Tags: , , , , , , ,

11 Comentários para “Especiaria: canela”

  1. Especiarias Afrodisíacas | Armazém das Especiarias - Baunilha, Canela, Como eu uso, Gengibre, Manjericão, Noz-moscada, Pimenta Caiena, Pimenta dedo de moça, Pimenta do reino, Pimenta Malagueta, Pinhole, Receitas says:

    […] vasodilator (um alargador de vaso sanguíneo), ajuda para eliminar a urina e estimular o coração. Canela é considerada um afrodisíaco em muitos países da Europa. Gengibre é um estimulante do sistema […]

  2. Salada de trigo e frango com as especiarias canela, noz-moscada e hortelã | Armazém das Especiarias - Canela, Hortelã, Noz-moscada, Receitas, Saladas says:

    […] especiarias canela, noz-moscada e hortelã ago 21, 2012 Sem comentários by Fabi Especiarias: Canela, Noz-Moscada, Hortelã […]

Deixe seu comentário