Como eu uso, planto e armazeno: canela

jan 30, 2013 7 Comentários by

Especiaria: canela

Como eu uso
Mês de férias e aja criatividade para distrair minhas filhas. Foi justamente pensando nisso que fui juntando receitas ao longo do semestre. A maioria foi feita nas aulas de culinárias que elas frequentam nas escolas desde pequenininhas. E é por isso que apesar de terem só dois e cinco anos já demonstram alguma intimidade com as panelas. Dia de ir para cozinha aqui em casa é uma festa. Vamos às receitas que fizemos essa semana:

Maçã Crocante
Misture duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de canela em pó. Reserve. Sobre a forma untada com margarina, espalhe duas maçãs picadas. Salpique sobre ela a canela com açúcar. Por cima, jogue meia caixa de flocos de milho e leve ao forno até que fiquem dourados. Sirva quente com sorvete de creme.

Bolo de banana com farinha de rosca
Misture uma xícara de óleo, dois ovos, dois copos de farinha de rosca, dois copos de açúcar, duas bananas amassadas. Ponha sobre uma forma untada e enfeite com bananas cortadas em tira, açúcar e canela.
Obs.: A receita original sugere bananas d’água. A professora da Dudu, minha caçula, usou bananas nanicas. Eu, como só gosto de banana prata, optei (de modo não muito democrático) por essa “modalidade” e amei.

Por Fernanda Medeiros

Como eu planto
O pé de canela necessita de 1.500 milímetros de chuva bem distribuída por ano, temperatura média anual acima de 25ºC e umidade relativa do ar em torno de 80%. De ciclo perene, pode atingir até nove metros de altura e 35 cm de diâmetro no tronco. Tem folhas verde-claras, brilhantes e lisas e muitos cachos ramificados com flores pequenas e amarelas ou esverdeadas. É da casca do tronco que se extrai a canela.

Como eu armazeno
A canela deve ser armazenada em um recipiente de vidro hermeticamente fechado em um local fresco, escuro e seco. Canela em pó pode ser guardada por até seis meses, enquanto que a canela em pau pode durar até um ano. Para estender sua validade, é aconselhável guardá-la na geladeira.

Por Fabiana Brunini

 

 

Canela, De A a Z, Sobremesas Tags: , , , , , , , ,

7 Comentários para “Como eu uso, planto e armazeno: canela”

  1. Vídeo: Arroz Doce Cremoso com Cravo e Canela | Armazém das Especiarias - Canela, Cravo, Cravo da Índia says:

    […] Como usar, plantar e armazenar a especiaria canela Canela, Cravo, Cravo da Índia […]

  2. Especiaria: canela | Armazém das Especiarias - Canela, De A a Z says:

    […] Como usar, plantar e armazenar a especiaria canela […]

Deixe seu comentário