Como eu uso, planto e armazeno a especiaria: louro

fev 20, 2013 2 Comentários by

Especiaria: Louro

Como eu uso
Uma dica fácil para evitar aparições de bichinhos nos recipientes onde guardamos grãos, como feijão, ervilha, arroz, lentilha é colocar uma folha de louro dentro dos potes. O louro é um repelente natural e, portanto, mantêm os bichinhos bem distantes. Aprendi isso no www.panelinha.ig.br.

Na culinária brasileira todos sabem que um bom feijão tem que ter louro, mas seu sabor pode incrementar muitos outros pratos. Eu gosto muito da combinação de louro com batata. Sempre que posso compro batatas orgânicas para poder comer a casca sem culpa. Veja como é fácil essa receita: Lave bem 12 batatas vermelhas pequenas, faça cortes longitudinais em cada batata (uns 3 ou 4, sem chegar até o final para a batata ficar inteira). Coloque uma folha de louro (de preferência fresca) em cada corte. Em uma frigideira aqueça em fogo médio 1/4 de xícara de azeite. Frite 2 dentes de alho picado por um minuto e adicione as batatas e frite por 3 minutos, mexendo sempre (até que comece a dourar). Transfira as batatas para uma assadeira e asse em forno pré aquecido à 180°C por 30 a 40 minutos (até que elas fiquem douradas e crocantes). Finalize com sal e sirva.


Como eu planto

O loureiro não é uma árvore exigente quanto ao solo, mas se desenvolve melhor em solos frescos, secos, de boa fertilidade e ricos em matéria orgânica. A propagação mais comum é feita somente através de estaquia (plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, se desenvolvem em novas plantas). Como a maioria das ervas, o louro não requer fertilizantes com frequência, e a frequência de pestes e doenças é relativamente baixa. Embora resista a geadas suaves, o frio prolongado e ventos fortes podem ser desastrosos à planta. Se você mora em uma região de clima mais frio, opte pelo plantio em vasos; deixando-os ao ar livre durante os meses mais quentes e levando-os para dentro de casa quando a temperatura cair abaixo dos 5ºC. A planta pode atingir altura considerável, por isso podas e mudanças de vasos frequentes são necessárias. Como descobri tudo isso? Lendo o www.portalsaofrancisco.com.br/louro e o www.delas.ig.br/casa/jardinagem

Como eu armazeno
Se a folha estiver fresca, opte por usá-la no mesmo dia da compra ou da colheita para que não perca o sabor. O louro seco pode ficar em um vidro fechado, na despensa, por até um ano.

 

 

Acompanhamento, Como eu uso, De A a Z, Louro Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

2 Comentários para “Como eu uso, planto e armazeno a especiaria: louro”

  1. Especiaria: louro | Armazém das Especiarias - De A a Z, Louro says:

    […] Como usar, plantar e armazenar a especiaria louro. […]

Deixe seu comentário