Especiaria: louro

fev 20, 2013 10 Comentários by

Especiaria: Louro

A especiaria  louro é filha do loureiro, uma árvore com origens no Mediterrâneo e que pode alcançar 20 metros de altura. Suas folhas são vistosas, coriáceas (textura semelhante ao couro)  e com odor característico, indicadas para uso na culinária.  O seu fruto quando maduro tem cor negra e dá origem ao óleo de louro,  com aplicação medicinal.  Além disso a sua madeira é de excelente qualidade.
Na Grécia Antiga as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais.  Esse costume também foi herdado em Roma na época dos Césares.
Como erva para culinária pode ser seca ou fresca.  As folhas frescas são amargas e de aroma intenso.  Além de condimentar pratos mais picantes, o louro pode ser fervido no leite para aromatizar cremes e pudins.
Por apresentar muitos nutrientes importantes em sua composição, o louro auxilia na prevenção de várias doenças. Entre esses nutrientes estão o potássio, o cálcio, os hidratos de carbono, a fibra, o fósforo, o magnésio, o ácido fólico, as vitaminas B6 e C,
As folhas do louro são usadas no  preparo de vários pratos como feijão, sopas e carnes, grelhadas ou guisadas. Mas lembre-se de tirar as folhas antes de servir! Em geral, seja qual for o prato, uma simples folha de louro é suficiente.
O louro harmoniza  muito bem com limão e funcho. Esta combinação pode ser usada, por exemplo, ao rechear a cavidade de um peixe para assar;
Especiarias inteiras e algumas ervas como folhas de louro liberam seu sabor e aroma mais lentamente, por isso são utilizados no início do cozimento.

A folha de Louro, como vimos aqui no Armazém das Especiarias em é um dos componentes do Bouquet Garni.

Em  casas que trabalham com produtos naturais são comercializados paus de louro seco para espetos. Os grelhados de carne adquirem um sabor delicioso..

Aprenda a receita do chá de folhas de louro
1.Ferva uma xícara de água; 2.Apague o fogo e acrescente uma folha de louro; 3.Tampe e deixe em infusão por 10 minutos; 4.Tire a folha de louro e beba o chá antes das refeições para ajudar na digestão.

Benefícios do chá de folhas de louro

Ajuda na digestão, pois aumenta as secreções digestivas e estimula os movimentos peristálticos. Facilita o trabalho dos rins ajudando na eliminação de líquidos. Atua como expectorante em casos de gripe, resfriado e bronquite.  Alivia as dores articulares e musculares causadas por artrites e reumatismos em idosos. Ajuda a quem quer emagrecer de forma saudável.  Auxilia a regular o ciclo e o fluxo menstrual. ‘’E bom parceiro no combate o estresse e a ansiedade, pois é uma planta classificada como relaxante.

O louro pode  ser, inclusive,  usado como repelente natural.  Coloque uma folha de louro nos recipientes do arroz, farinha, feijão e nunca mais terá aqueles famosos bichos que estragam os alimentos.

Como usar, plantar e armazenar a especiaria louro.

Receitas com louro.

De A a Z, Louro Tags: , , , , , , ,

10 Comentários para “Especiaria: louro”

  1. Jose Antonio de Castro Ferreira says:

    Gostei muito do artigo.Tomei ciência dos nutrrientes presentes nas folhas de louro, mas eu preciso saber a quantidade desses nutrientes em 100g de folha de louro. Por favor, poderia me informar?
    Grato pela atenção.
    jose antonio.

  2. Maria Aparecida ferreira says:

    A muito tempo ja sabia dos beneficios do chá de louro.
    Porem a pouco coloquei em pretica o que sabia , depois de sentir um mal estar, por ter me sentido mal após refeição.
    Foi um alivio!! Recomendo que todos poçam comprovar este efeito! E agora como esportista que sou, ao ler seus beneficios alem de ajudar na digestão ele tb ajuda nas dores musculares!1
    è como dizia minha vó!1
    A gente morre aprendendo!! Nunca se sabe tudo!!

  3. Surpreenda-se com as Top Receitas e a Gastronomia da Copa 2014 – Chocolate com Pimenta says:

    […] Recipes Ana Cláudia na Cozinha Armazém das Especiarias Comidas e Bebidas Uol Cozinha do Céu Cyber Cook Jardineiro.net México Nestlé Prazeres da Mesa […]

  4. bijuteria says:

    Não tinha ideia que as folhas de louro tinham tantos beneficios alias pensava mesmo que não teria absolutamente nenhum que so serviria de especiaria. Obrigada pela informaçao vou olhar para a folha de louro com outros olhos :)

Deixe seu comentário