A Nova Rota das Especiarias: México – parte 2 (Receita de Chili con Carne)

fev 22, 2013 Sem comentários by

A Nova Rota das Especiarias: México – História, México hoje, Sugestão de Cidades e Receita de Chili con Carne

Uxmal

O México é um país com uma história tão extraordinária que parece tirada de um livro de ficção. Resumo brevíssimo: Ao longo de 2.700 anos três civilizações antigas – Olmecas, Maias e Astecas – intelectualmente sofisticadas e com uma cultura riquíssima foram dizimadas em dois anos nas mãos de alguns aventureiros da Espanha. A guerra pela independência da Espanha levou onze anos e depois de tanta luta o país foi dominado pelo ditador Porfírio Díaz por três décadas. A revolução veio com força e derrubou seu líder. A partir daí um partido único ficou no poder. Muitos anos de controvérsia e lutas, e finalmente o partido único entrega os pontos e testemunhamos a primeira mudança de regime pacífica no ano 2000.
O México é muito conhecido por suas antigas civilizações, mariachis, tequila, festas, ruínas e praias. Ah, é claro, as drogas e os traficantes também chamam muito a atenção, mas nos últimos vinte anos o país vem passando por uma bela transformação. Ele se tornou uma das economias mais abertas e competitivas do mundo com uma classe média forte que engloba quase metade da população.

Viajar no México é um encontro fascinante entre a história singular e um país moderno. Cidades antigas, palácios, museus e tradições e crenças que demonstram que seu rico passado só enriqueceu seu presente. Eu o visitei algumas vezes e sempre me surpreendi. O povo é alegre, hospitaleiro e bem humorado. Minhas amigas solteiras elogiam o desprendimento e o lado sedutor dos mexicanos. A comida é mesmo uma explosão de sabores e texturas que é familiar aos brasileiros, mas que nos conquistam desde a primeira garfada. Gosto muito de consultar além do Trip Advisor, o guia Lonely Planet quando vou a novos lugares.
Segue abaixo uma recomendação do Lonely Planet de cidades interessantes e seguras para visitar no México.

1 – Cidade do México
Apesar de contar com mais de vinte um milhões de pessoas a capital mexicana é uma cidade muito interessante, ela foi renovada para a comemoração de 200 anos e lá as opções são muito variadas. Não perca a oportunidade de ouvir uma boa banda de Mariachi na Plaza Garibaldi. Observe os belos prédios coloniais espalhados pela cidade. Visite os canais Astecas e as pirâmides e conheça de perto o museu de Diego Rivera e Frida Kahlo. Os restaurantes são abundantes e deliciosos, principalmente nos bairros Condesa e Polanco.

2 – Mérida
Mérida no interior a quatro horas de Cancún é uma cidade colonial com 750.000 habitantes. Perto dela existem muitos lugares charmosos para passar o dia. Nos fins de semana a parte antiga da cidade é fechada e se passeia por ruas antigas e catedrais do século dezessete. Durante o dia a Ruta Puuc é um local fácil de encontro para saídas a ruínas Maias. Outro passeio interessante é a vila pesqueira Celestún onde centenas de flamingos podem ser vistos no mangue.

3. Todos os Santos
Todos Santos é uma cidade repleta de artistas com um clima descontraído que fica perto de praias ótimas para surfar. O hotel Califórnia da cidade alega que é o mesmo da música. Se você for e concordar, nos avise!

4. San Miguel de Allende
Em San Miguel de Allende foi filmado o filme Era Uma Vez no México. A Unesco a declarou patrimônio histórico em 2008. A cidade é uma graça com muitas lojas de artesanato, catedrais, jardins botânicos, restaurantes orgânicos e ótimas pousadas.

5. Huatulco
Se o que você busca são resorts, Huatulco é uma ótima opção. A cidade que anteriormente era uma vila de pescadores se transformou na terra dos resorts, porém o desenvolvimento foi bem planejado e a praia ainda tem um aspecto natural e muitas atividades são oferecidas como mergulho, snorkeling, caiaque, surf, bicicleta e rafting.

6. Guanajuato
Guanajuato é uma linda cidade com catedrais do século 16, casas coloridas e praças cheias de árvores. Uma boa época para visitar é em outubro durante o festival Cervantino. Uma extravagância cultural com orquestras, danças folclóricas, arte moderna, mariachis e até bandas punks e quase tudo é de graça.

Para quem gosta de carne e pimenta selecionei uma receita cheia de sabor e cor:

Chili con Carne

Especiarias: cominho, pimenta chili

Ingredientes (para duas pessoas)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola vermelha picada
3 dentes de alho picados
250 gramas de carne moída
1/2 colher de chá cominho
1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubos
400g de tomate picado
1 colher de sopa de extrato de tomate
2 colheres de sopa de pimenta em pó (a gosto picante ou médio)
200 ml de caldo de carne
400 gramas de feijão cozido
Sal e pimenta a gosto

Preparo
Aqueça o óleo em uma panela e adicione a cebola e o alho. Cozinhe por 5 minutos, até que comecem a amolecer. Acrescente a carne moída e cominho e cozinhe por mais 5 ou 6 minutos. Acrescente os pimentões, o tomate, o purê de tomate, a pimenta e o caldo de carne e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 30 minutos. Adicione o feijão e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva com arroz.

Conheça as outras viagens culinárias do Armazém das Especiarias:

Argentina                Cuba               Índia                Itália – Toscana               Itália – Sicília                México – parte 1               Tailândia

Alho, Azeite de Oliva, Cebola, Chili, Cominho, Pimenta Chili, Prato Principal, Viagens culinárias Tags: , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “A Nova Rota das Especiarias: México – parte 2 (Receita de Chili con Carne)”

Deixe seu comentário