Especiaria: Noz-moscada

fev 27, 2013 3 Comentários by

Especiaria: Noz-moscada

Noz-moscada é uma especiaria obtida a partir da semente do fruto da Moscadeira (Myristica fragans), árvore poderosa que pode alcançar 15m de altura e produz por 50 anos.
Descoberta no nas Ilhas Molucas, Indonésia,  a noz-moscada trouxe riqueza a muitos comerciantes que a vendiam sem revelar sua origem. Utilizada desde o tempo dos romanos, a noz-moscada era uma das especiarias  mais valorizadas da idade média. O segredo terminou para os portugueses no século XVI. Eles conquistaram Malaca e ficaram por lá com a sua esquadra por mais de um mês comprando e enchendo seus navios de noz-moscada.  Depois foram os holandeses. Nào foram muito gentis com os nativos que se recusaram a colaborar com o saque. Eles foram praticamente exterminados, sendo substituídos por árabes e chineses. Este monopólio foi afetado apenas no século XVIII, quando os franceses contrabandearam árvores de noz-moacada.  Com isso, exploradores e países interessados perceberam que a especiaria se adaptava bem ao clima tropical.
Rapidamente, a Moscadeira e seu fruto precioso habitavam  a Índia, Sri Lanca, Sumatra, Papua,  Nova Guiné, Singapura,  Colombia,  algumas Ilhas do Caribe  e o Brasil, principalmente no sul da Bahia.
O fruto da Moscadeira é vermelho. Quando maduro, libera a semente, coberta por uma membrana laranja-avermelhada chamada “macis”. Dentro da macis. Está  a noz-moscada.
A especiaria noz-moscada é bastante usada na cozinha devido a sua versatilidade para  temperar massas, carnes, queijos, coquetéis, sopas,  e bebidas quentes. Sua utilização na panificação produz pães e doces diferenciados. Seu sabor lembra uma mistura de pimenta-do-reino com canela, porém mais sutil e aromático. Por ser levemente adstringente, muitos chefs acreditam que ela se sai melhor em pratos salgados.
Nos sais minerais da noz-moscada , contidos em 100 gramas, encontra-se: 380,00 mg de fósforo, 89,00 mg de cálcio, 30,00 mg de potássio, 2,10 mg de ferro e  2,00 mg de sódio.
Alguns pesquisadores afirmam que por seu elevado conteúdo em fósforo é um excelente tônico para o cérebro e para os nervos. E um bom tônico para o organismo. Acreditam que ajuda a revigora os indivíduos debilitados.
Ainda sobre a especiaria, uma simpatia sugere que para casos de insônia devem ser colocadas suas folhas embaixo do travesseiro, antes de deitar-se.
Outra dica. Beba um copo de leite morno com uma pitada de noz-moscada. Pronto, você tem o cocktail perfeito para induzir o sono.
Fitoterautas revelam que ela tem efeitos laxativos quando misturada com maçãs, ou ralada com saladas, isto evitará a prisão de ventre. O suco de nozes verdes, misturado com mel e diluído em água, dará bons resultados, em bochechos, contra algumas chagas bucais. E disfarça o mau hálito.
É uma especiaria utilizada pela indústria farmacêutica e de perfumaria. As propriedades medicinais da noz moscada, acreditam pesquisadores,  são benéficas – como auxiliares –  para o tratamento de reumatismo,  problemas nervosos, digestivos e dores de dente (uso tópico).
A noz-moscada dá origem a um chá muito apreciado.  Seus usuários atestam que ajuda a diminuir arrotos, cólica intestinal, dores reumáticas, inflamações, flatulência, soluços. E que é um precioso. estimulante cerebral  e auxliar no trato gastro-intestinal. Além de somar no tratamento da asma.

COMO FAZER: ¼ de noz-moscada (meia colher de café) ralada em infusão de meio litro de água. Quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos.

É importante ressaltar que nenhuma especiaria é um remédio em si. Todas devem obedecer dosagens prescritas por especialistas. E que os excessos, em qualquer caso, podem ser prejudiciais à saúde!
Com a noz-moscada não é diferente. Acima de 10 gramas, ela pode causar efeitos alucinógenos (visuais e auditivos). Portanto, tome apenas uma xícara ao dia.
Os principais países consumidores de noz-moscada são: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Inglaterra, França e China.

Como usar, plantar e armazenar a especiaria noz-moscada

Receitas com noz-moscada

De A a Z, Noz-moscada Tags: , , , , , , , , ,

3 Comentários para “Especiaria: Noz-moscada”

  1. Ivana da Costa Angelo says:

    Sempre usei e continuo usando na alimentação e em chás para dor no estômago e cólicas menstruais que minha filha têm. É muito bom e eu vejo o resultado.

  2. Anónimo says:

    Adoro noz moscada

  3. deroci e cleone says:

    muito, muito, muito bom….

Deixe seu comentário