Spekkuk Bumbu – Bolo de Especiarias da Indonésia

fev 27, 2013 Sem comentários by

Especiarias: noz-moscada, cravo, canela e  baunilha

Spekkuk Bumbu é um bolo que remete ao mundo exótico da Indonésia. Conforme fui preparando, os aromas foram tomando conta da casa e entre a canela, a noz-moscada e o cravo imaginei uma família reunida em uma casa na beira da praia cheia de palmeiras esperando o bolo ficar pronto.
Apesar do bolo ser típico da Indonésia, ele tem origem holandesa. O contraste entre a maciez da parte interna com a crosta crocante é o que mais me impressiona. Na indonésia ele é tradicionalmente acompanhado de chá bem docinho.
Na antiguidade a canela era considerada mais preciosa que o ouro. Nero, o imperador de Roma queimou uma quantidade destinada a doze meses de consumo de canela no funeral de sua esposa, um gesto extravagante que representava a profundidade de sua perda.

Spekkuk Bumbu – Bolo de Especiarias da Indonésia

É importante que todos os ingredientes estejam na temperatura ambiente
2 xícaras de farinha branca peneirada + 2 colheres de sopa para untar a forma
½ colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de noz-moscada ralada na hora
½ colher de chá de cravo moído
4 colheres de chá de canela
Uma pitada de sal
350 g de manteiga sem sal + duas colheres de sopa para untar a forma
1 xícara e 2/3 de açúcar
4 ovos grandes
3 gemas batidas levemente
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro (para decorar o bolo)

Preparo: Pré aqueça o forno (160 °C). Unte uma assadeira redonda com tubo* de 23 cm com manteiga e depois farinha.
Em uma tigela média, peneire novamente a farinha juntamente com o fermento, noz-moscada, cravo, canela e sal. Peneire mais uma vez e reserve. Em outra tigela, bata a manteiga já um pouco amolecida até que fique bem macia e maleável (em torno de um minuto com batedeira ou 4 a 6 minutos batendo com uma colher de madeira). Gradualmente adicione o açucar e bata em alta velocidade até que a mistura fique esbranquiçada e fofa (de 3 a 5 minutos na batedeira e de 6 a 8 minutos na mão). Adicione os quatro ovos, um de cada vez, batendo com a colher. Cada um deve ser completamente incorporado até a adição do próximo. Bata até que a mistura fique leve e fofa (5 minutos). Adicione a mistura de farinha à mistura molhada em 3 partes iguais. Bata em baixa velocidade ou com a colher até que massa esteja homogênea. Adicione as gemas batidas levemente e a baunilha e continue a bater até que elas estejam incorporadas na massa. Passe a massa na forma e espalhe de maneira igual. Coloque a forma no meio do forno e asse até que ao colocar um palitinho no meio do bolo o palitinho saia sem migalhas (em torno de uma hora). Esse bolo irá praticamente dobrar de tamanho depois de assado. Retire a forma do forno e deixe esfriar em um rack  por 10 minutos. Se necessário passe uma faca em volta do bolo para ajudar a retirá-lo da forma. Coloque o bolo de ponta-cabeça em um rack para terminar de esfriar. Transfira o bolo para um prato e espalhe o açúcar confeiteiro por cima.

Obs: O rack (grelha) é essencial na preparação de qualquer bolo. Ao ser retirado do forno o bolo está muito quente e o rack permite que o ar circule livremente atingindo todos os lados da forma. O bolo então esfria mais rapidamente do que esfriaria se fosse colocado em cima de uma superfície sólida e assim se evita que ele continue assando e passe do ponto.

* Assadeira com tubo

Baunilha, Canela, Noz-moscada, Receitas, Sobremesas Tags: , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Spekkuk Bumbu – Bolo de Especiarias da Indonésia”

Deixe seu comentário