Especiaria: Nozes

mar 06, 2013 1 Comentário by

Especiaria: Nozes

O mundo ainda nem sabia o que era petróleo e o Irã ainda não se chamava assim quando as primeiras nogueiras foram encontradas na Pérsia – pelo menos lá é onde muitos historiadores sugerem ter sido encontradas as primeiras nozes. Arqueólogos dizem existir vestígios mais antigos em outras regiões do mundo, entre elas a Itália. Como a verdade às vezes é um conceito bem abstrato, vamos abstrair: as nozes são o alimento dos deuses, de acordo com uma crença da Idade Antiga. Antes disso, frustrado pela impossibilidade de viver seu amor com Carya, Dionisius, deus do êxtase e do entusiasmo, transformou a amada em uma nogueira.

De volta para o futuro!
Qualquer semente grande, oleaginosa, com casca dura e usada como alimento  pode ser identificada como uma noz. Porque as nozes têm geralmente um índice elevado de óleo, são um alimento e fonte de energia altamente apreciada. Um grande número de sementes são comestíveis por seres humanos e usadas na arte culinária, comidas cruas, germinadas ou torradas, como um aperitivo ou em doces. Ou ainda espremidas para lhe extrair o óleo que é usado na culinária e em cosméticos..
As nozes aqui focalizadas são filhas da nogueira-comum (Juglans regia L).
Algumas sementes que não são verdadeiras “nozes” no sentido botânico: amêndoas, avelã chilena, castanhas-do-pará, castanha-da-índia, amendoim, noz macadâmia e o pinhão.
O  consumo regular de nozes – sempre orientado por um especialista – ajuda a diminuir o colesterol, a controlar o nível de açúcar no sangue e melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.
Claro, não há como negar que nozes são ricas em calorias e devem ser consumidas com moderação. Por isso, o site Health.com listou alguns casos e precauções.
Dieta: todas as sementes são calóricas, mas nozes podem ser boas para a dieta desde que consumidas com bastante moderação. “Sua mistura de ômega 3, proteínas e fibras vai ajudá-lo a se sentir completo e saciado”,
Coração. Embora todas as sementes sejam ricas em gorduras saudáveis, as nozes  têm grandes quantidades de ácido alfa-linoléico (ALA), que ajuda a prevenir arritmias cardíacas. Mais: as nozes são tão eficazes quanto o azeite na redução de inflamação e oxidação das artérias após uma refeição gordurosa.
Além de conhecer os benefícios das nozes, também é importante prestar atenção nas dicas de alguns acompanhamentos. Como as nozes ajudam a retardar a digestão, misture-as – quando puder –  com saladas, iogurte sem gordura e leite.
Atenção! Evite sementes embaladas e torradas. Opte pelas cruas e assadas.
Nozes combinam com: cereais, frutas e beterrabas,  risoto de gorgonzola, peras,  chocolate branco e preto,  macarrão, canelonis de espinafres,  ricottas, rabanadas. pudins. gelatinas. panetones.
A especiaria nozes – parece unânime – tem a cara do Natal. Apreciada crua ou mesclada com qualquer bolo é uma ótima sugestão para sobremesa, ou mesmo para o café da tarde. A textura da massa fica deliciosa com pedacinhos de nozes e o recheio resulta suave, nunca será um bolo extradoce!

Bolo de Nozes com Recheio de Ovos Moles e Cobertura de Marshmallow

Como usar, armazenar e plantar nozes

Receitas com nozes

Amêndoas, avelã, castanha de caju, castanha do pará, pinhão

 

 

 

 

 

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