Um brinde com história e sangria ao “Dia Internacional da Mulher”!

mar 08, 2013 Sem comentários by

Datas comemorativas

8 de marco: Dia Internacional da Mulher

Para os italianos: “Festa Della Donna”

O Armazém das Especiarias, em consonância com o pensamento e desejo de seus leitores e colaboradores, abre espaço para Datas Comemorativas. Busca avaliar o significado que elas transmitem para homens, mulheres e o desenvolvimento de um país. Ao mesmo tempo, pesquisa hábitos, rituais, festas e os pratos e especiarias que acompanham essa homenagem.
Vamos começar com o Dia Internacional da Mulher, 8 de março!
Nós sabemos que todo dia é o Dia Internacional da Mulher. Mas diante da realidade que ainda nos cerca –em muitos países e em muitos estados brasileiros – nunca é demais marcar esta data, exigir mais e mais direitos, liberdade e igualdade.

Mimosa amarela

O Dia Internacional da Mulher tem as suas raízes em três acontecimentos. Em 8 de março de 1857 uma greve de trabalhadores de vestuário em Nova York, levou à formação do primeiro sindicato de mulheres nos Estados Unidos. Sessenta anos mais tarde,  mulheres russas lideraram uma greve pedindo “pão e paz” durante os horrores  da I Guerra Mundial e da Revolução Russa.  Em 1945, a União de Mulheres italianas declarou que esta data especial, 8 de março, deveria celebrar a feminilidade em todo o país. E adotaram como símbolo a flor mimosa amarela. Os italianos chamam essa data de “Festa Della Donna
Em menos de 70 anos, lutando uma guerra surda contra um machismo por vezes desprezível, a mulher foi conquistando seu espaço. Na segunda década do século 21 ela divide igualmente o mercado de trabalho com o homem. Muitas são “chefes de família”. Outras comandam a vida e o destino de um país, como a presidente Dilma Roussef.

A equipe do Armazém das Especiarias leva muito a sério as conquistas e os atuais  desafios de ser mulher, até porque metade de nossa equipe é feminina. Lutamos todos os dias por nosso lugar ao sol, mas não queremos qualquer lugar. Queremos qualidade de vida, trabalho e salário justos, divisão de tarefas em casa, realização de projetos pessoais e harmonia familiar. Tudo isso buscamos diariamente. Hoje só queremos celebrar e nada melhor para celebrar o dia international da mulher do que se reunir com familiares ou amigos e relaxar tomando uma deliciosa Sangria com Especiarias bem geladinha. A gente merece!

Um grande abraço da equipe feminina do Armazém das Especiarias (a equipe masculina também manda um abraço, mas lá da cozinha onde eles estão preparando a nossa sangria).

Sangria com Especiarias  

Especiarias: pimenta do reino, cravo, canela, gengibre

Ingredientes

Simple Syrup – Calda de Açúcar
2 xícaras de água
1 xícara de açúcar
4 anis estrela
1/2 colher de chá de pimenta do reino inteira
1/2 colher de chá de cravos
2 paus de canela
1 fatia de gengibre fresco (2,5 cm)

Sangria
Uma garrafa de 750 ml de vinho tinto seco, como Syrah ou Cabernet Sauvignon
1/2 xícara de suco de laranja fresco
1/2 xícara de rum
1/4 xícara de conhaque
1/4 xícara de Cointreau ou Triple Sec
1 1/2 xícaras de água tônica
2 laranjas  fatiadas
1 limão descascado e fatiado
1 maçã sem caroço cortada em cubos
1 pêra cortada em cubos
Cubos de gelo

Preparo
Em uma panela pequena, misture a água, o açúcar, anis, pimenta, cravo, canela em pau e gengibre. Leve para ferver em fogo moderadamente alto, mexendo sempre para dissolver o açúcar. Ferva até reduzir em um terço, cerca de 15 minutos. Reserve. Despeje o vinho tinto em um jarra de 3 litros. Misture o suco de laranja, rum, conhaque, Cointreau, água tônica e 1/4 de xícara da calda de especiarias. Adicione a laranja, limão, maçã e pêra e leve à geladeira durante a noite. Sirva a sangria em copos altos com gelo. Decore com uma colher de sopa das frutas. A sangria pode ser refrigerada por até 4 dias. A

Canela, Cravo, Cravo da Índia, datas comememorativas, Drinks, Gergelim, Pimenta do reino Tags: , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Um brinde com história e sangria ao “Dia Internacional da Mulher”!”

Deixe seu comentário