Orégano – Como eu uso, planto e armazeno

mar 13, 2013 2 Comentários by

Especiaria: orégano

Como eu uso
Quando estava grávida da minha primeira filha, inventei de ter uma horta de temperos em casa. Plantei o básico: orégano, manjericão, salsa e alecrim. Foi então que descobri que os poderes do orégano vão muito além da pizza. Quase que empiricamente inventei essa receita de tomates marinados e para escoar minha produção de ervas usava os tomates (e o orégano) em tudo. Para fazer, misture duas xícaras de tomates-cereja cortados ao meio, duas colheres de sopa de azeite, duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco, uma colher de sopa de pimenta rosa, uma colher de sopa de orégano fresco, quatro dentes de alho fatiados, sal e pimenta a gosto. Use em saladas ou como acompanhamento para peixes e assados.

Como eu planto
Reserve um local bem iluminado para seu vaso. Dê preferência a vasos que tenham pelo menos 15cm  e furos embaixo para que o excesso de água escorra. Para o cultivo caseiro é melhor plantar mudas do que por sementes. Prepare o vaso colocando no fundo argila expandida, brita, ou pequenos pedaços de telha para que os furos não entupam. Por cima, ponha terra – de preferência uma bem adubada e rica em nutrientes. Abra um buraco na terra e coloque a muda dentro dele. Deixe apenas a raiz e um pedaço do caule sob a terra. Regue bem.

Como eu armazeno
1) Armazene o orégano seco em local seco, escuro e longe de calor. O calor, a umidade e luminosidade podem degradar o sabor e as propriedades de seus temperos.
2) Não coloque os temperos em prateleiras abertas acima ou perto do fogão ou lava louça ou em qualquer lugar da cozinha que fiquem expostos ao calor.
3) Congelar ervas e temperos pode ser uma boa alternativa para mantê-las frescas por mais tempo. Especiarias não moídas podem ser congeladas por até três anos. Já as especiarias moídas devem ser congeladas no máximo por seis meses.
4) É uma boa idéia anotar a data da compra. Ao longo do tempo observe mudanças em cor e odor. Esses são bons indicadores de que suas especiarias já não oferecerão o sabor que deveriam. De modo geral especiarias têm uma vida útil de três meses após abertas.

Receitas com orégano

 

Como eu uso, La em casa, Orégano Tags: , , , , , , , , , , ,

2 Comentários para “Orégano – Como eu uso, planto e armazeno”

  1. Rossana says:

    Olá. Quero saber como e quando posso colher o oregano. Vc pode me ajudar? Tenho um pé em casa e não sei se preciso colher sempre ou não. Ele já está bem grandinho. Tenho que colher com que frequência?

  2. Marina says:

    Oi Rossana, tudo bom?
    Você pode ir colhendo conforme as folhas forem ficando mais verdinhas. Cuidados para elas não secarem. Fique de olho sempre!
    😉

Deixe seu comentário