Como eu uso, armazeno e planto: Pistache

mar 20, 2013 2 Comentários by

Especiaria: Pistache

Como eu uso
Pistache é a noz que mais gosto. Minha paixão pelo pistache se revelou na Sicília, uma ilha ao sul da Itália, quando experimentei o pistache sem sal e sem estar tostado. Foi amor a primeira mordida. Por lá eles as receitas com a especiaria são inúmeras. Vão do pesto ao sorvete. Também fazem um creme para sobremesas que é fantástico e pode ser comprado em qualquer supermercado da região.
Em dias um pouco mais frios, quando gosto de tomar chá, faço um biscoito que não só é delicioso como também muito fácil de fazer. Pré aqueça o forno em 180 °. Usando um processador, moa 250 g de pistache. Depois bata 3 claras de ovos até que fiquem espumantes. Adicione lentamente ¾ de xícara de açúcar, o pistache e uma colher de sopa de água de rosa. Mexa até formar uma massa. Com uma colher de sopa pegue um pouco da massa e coloque na assadeira, não esquecendo de deixar espaço entre a massa. Você pode decorar o biscoito colocando uma fatia de pistache por cima. Asse por 15 a 20 minutos ou até que fiquem dourados.

Como eu planto
No Brasil não existem plantações comerciais de pistache, já que a planta necessita de muito frio. É possível porém achar sementes em alguns lugares. O pistache é uma planta arbórea. Em algumas regiões, tem sido cultivado em videiras. A principal limitação do solo é a drenagem, já que as plantas não toleram solos encharcados.  Nos Estados Unidos e Austrália as variedades mais usadas são Kerman e Peters.
Fonte: Livro de Frutas Exóticas

Como eu armazeno
Coloque o pistache em um recipiente hermético. Ele pode ser mantido no freezer por até um ano e na geladeira por até seis meses.

Receitas com Pistache

Como eu uso, Pistache Tags: , , , , , ,

2 Comentários para “Como eu uso, armazeno e planto: Pistache”

  1. eunice momesso de freitas says:

    queria saber se posso aproveitar a poupa do fruto pistache alem da semente

Deixe seu comentário