Especiaria: Pistache

mar 20, 2013 1 Comentário by

Especiaria: Pistache

O pistache é nativo do Oriente médio. Estudos arqueológicos recentes sugerem que humanos o consumiam na Turquia em torno de sete mil anos antes de Cristo. Do Oriente Médio se espalhou pelo mediterrâneo, tornando-se rapidamente uma iguaria apreciada pela realeza, viajantes e também por pessoas comuns.
Dizem que a rainha Sabá, uma célebre soberana do antigo Reino de Sabá, localizado nos atuais territórios da Etiópia e do Iêmen, decretou que os pistaches deveriam ser consumidos somente pela realeza e proibiu o povo de plantar a árvore para consumo próprio. Nabucodonosor, um antigo rei da Babilônia, plantou pistache em seu famoso jardim suspenso. No primeiro século depois de Cristo, o imperador Vitellius foi quem apresentou pela primeira vez o pistache em Roma.
O alto teor nutricional e sua boa resistência ao tempo tornaram-no um alimento indispensável para antigos exploradores e comerciantes. Juntamente com as amêndoas, o pistache era frequentemente parte da bagagem de viajantes da Rota da Seda que ligava a China ao Ocidente.
Tem sido usado através dos tempos como um colorante e também como remédio para tratar problemas de saúde que vão desde a dor de dente até doenças do fígado. Pesquisas recentes revelaram que o pistache é muito rico em betacaroteno e vitamina E, e que se incorporado à dieta pode aumentar os níveis de antioxidantes no sangue de pessoas adultas com colesterol alto. Hoje em dia o Irã é o principal produtor mundial dessa especiaria.

Como usar, plantar e armazenar a especiaria pistache.

Receitas com pistache.

De A a Z, Pistache Tags: , , , , , , , ,

Um Comentário para “Especiaria: Pistache”

Deixe seu comentário