Tagliatelle de Açafrão com Camarão e Dill

abr 10, 2013 Sem comentários by

Conheça a origem, propriedades, uso, plantio e armazenamento das especiarias utilizadas na receita abaixo:
açafrão, dill, alho, sal

Tagliatelle de açafrão com camarão e endro

Ingredientes
500g farinha de trigo
250g ovo inteiro, cru
50ml azeite de oliva extra virgem
30 g alho, cru
30g dill
500g camarão de água salgada, cru
20g sal
0,4g açafrão (espanhol) ou estigmas de açafrão

Preparo
Coloque na batedeira a farinha de trigo, os ovos e bata até encorpar bem. Retire da batedeira, faça uma bola, cubra e deixe descansar por 1 hora. Corte a massa em 4 partes e passe na máquina de passar lisa 2 vezes. Disponha o dill na massa e passe na máquina novamente. Passe a massa na máquina no acessório de tagliatelle. Coloque no varal até o momento de cozinhar. Em um caldeirão com sal fervendo cozinhe a massa por alguns minutos. Em uma frigideira, salteie os camarões no  azeite com pouco sal, até ficarem rosados, por aproximadamente 4 minutos. Reserve. Na frigideira, doure o alho, junte mais endro e acrescente 1 pacote de açafrão moído já dissolvido em água quente. Junte imediatamente o tagliatelle e o camarão. Ajuste o sal e sirva.

Dicas / Observações:   – Acrescentar 2 pacotinhos de açafrão espanhol “carmencita” para a receita, que devem ser dissolvidos em um pouco da água do cozimento do macarrão;  – Usar a farinha de trigo, preferencialmente a Tipo 00 (italiana);  – 250 g de ovos equivalem a 5 ovos médios inteiros.

Rendimento: até 06 porções

Fonte: Cozinhe e Surpreenda

DILL

O dill (Anethum graveolens L.), originário do Mediterrâneo e do Oriente Médio, vem sendo cultivado na Europa há mais de 12 mil anos. Nos tempos medievais era usado em feitiçarias. Queimado, acalmava tempestades. Pendurado na porta de casa protegia contra os maus espíritos. Os romanos acreditavam que a erva era um sinal de prosperidade. Ainda hoje, diz-se que um saquinho de sementes de dill carregado próximo ao coração, protege o indivíduo contra o mau-olhado e sentimentos negativos. Atualmente, o dill é mais cultivado na Alemanha. Seu sabor é também característico da culinária da Turquia e da Escandinávia. Na Rússia, na Romênia e nos Bálcãs aparece nos pratos com pepino, com iogurte e com creme azedo. Como perde seu aroma durante o cozimento, deve ser acrescentado à panela pouco antes dela ser retirado do fogo.

Açafrão, Dill, Prato Principal, videos Tags: , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Tagliatelle de Açafrão com Camarão e Dill”

Deixe seu comentário