Dia das Mães – Almoço em Família

mai 10, 2013 Sem comentários by

Datas Comemorativas – 12 de Maio, Dia das Mães!

Ouso dizer que se eu fosse eleger a principal Data Comemorativa do Ano, teria certa inclinação por consagrar o Dia das Mães. Sem remorso, nem culpa.
Uma data como o Dia das Mães parece muito mais robusta e significativa do que outras datas. Se sou parcial, não sei e nem assim me vejo. Busco ser apenas justo com uma das criaturas mais importantes da história da humanidade.
Mãe significa fundamentalmente concepção. A parceira mais importante em trazer no próprio corpo a “casa” em que um novo ser humano – homem ou mulher – vai habitar mais ou menos por nove meses e depois  sair para  fazer parte do povo brasileiro. Este corpo de mulher que concebe – com a parceria de um pai biológico, de forma direta ou indireta – vira alma, guardiã, guia  de um ser humano e seus primeiros passos neste novo e estranho mundo.
A missão materna é difícil e delicada. Cercada de perigos constantes. Dar carinho e amor, alimentar com o próprio leite; desvendar os motivos de reclamos, choros ou longas noites de insônia. Sem nenhuma certeza se está agindo da melhor forma – mesmo que tenho uma orientação médica – que por sinal acontece apenas com pequena parcela da população brasileira. Claro que o marido e familiares podem ajudar, compartilhar, ser parceiros de forma carinhosa e amorosa. Mas, será que algum deles – mesmo o profissional de saúde – sabe aquilatar exatamente o que se passa no coração de uma mãe quando o filho está febril? Ou com uma infecção mais complexa?
Dos primeiros minutos aos primeiros anos de vida, a importância da mãe na evolução deste novo brasileiro é fundamental. O tempo todo ela corre para oferecer o “melhor” para o seu filho (a), muitas vezes contanto apenas  com a intuição. Se divina, não sei. Sei apenas que a maioria das crianças sobrevive, nos brindando – e a família –  com a sua curiosidade, inocência e aqueles gestos ou gargalhadas que são de uso exclusivo das crianças.
Mesmo quando este/esta brasileira chega a adolescência, a mãe sofre com cada saída, uma balada, faculdade ou viagem. Como se isso tudo ela pudesse controlar. Não pode! Mas como convencer  uma mãe, mesmo de espírito mais sensato e moderno, que o seu filho, agora, está se preparando para deixar a velha “casa”, indo tomar o comando de sua vida, seu trabalho. E como convencer a mãe que e as meninas – antes  e sempre filhas –  caminham para virar novas mães, num processo que é comandado pelo ciclo da vida.
Ser mãe tem ainda milhares de facetas. Milhares!!!

Nesta data fantástica, a equipe do Armazém das Especiarias parabeniza todas as mães. As biológicas, adotivas e aquelas que direta ou indiretamente a vida colocou no caminho de muitas crianças, jovens e idosos!

Texto: José Edward Janczukowicz

Ao ler o inspirador texto de José Edward eu fiquei pensando em como celebrar esse dia tão especial. Qual seria o melhor presente para uma mãe? Ultimamente tenho evitado presentes sem sentido, comprados por obrigação. Acho importante que algo dado tenha sempre uma emoção, um sentimento. Nesse dia onde os restaurantes ficam lotados (e nós estressados) e mães em todo mundo recebem eletrodomésticos que apesar de possivelmente desejados não simbolizam o que realmente aspiram, convido a todos os filhos adultos a prepararem um almoço para suas mães. Não precisa ser nada complicado, mas imagina só a emoção de quem cozinhou infititamente vezes e cuidou com todo carinho de sua prole saborear uma refeição feita com todo amor pelos filhos? Minha sugestão é uma bela massa com molho de tomate e um crumble de maçã. Tudo pode ser feito em menos de uma hora e o resultado, tenho certeza, será delicioso e muito gratificante. Se quiser dar um mimo a mais, que tal um belo vasinho de manjericão? Dizem que ter manjericão dentro de casa espanta energia negativa. Esse simples vasinho se torna um presente especial por sua simplicidade, utilidade e como se diz em inglês: “it’s the gift that keeps on giving” (é o presente que continua presenteando).
Ah, claro, se você tiver tempo e puder pintar o vasinho seria ainda mais emocionante, mas o importante é o sentimento e simplificar às vezes faz com que mais coisas sejam realizadas nessa vida tão corrida de hoje em dia.

Aproveito para homenagear a minha mãe que também merece o título de  “melhor mãe do mundo”! Ela me deu todas as oportunidades que sonhei e busquei e também as que eu nem sabia que eram importantes. Mulher lutadora, guerreira, divertida e extremamente generosa. Com seu exemplo demonstrou o que uma grande mulher pode realizar. Para ela e para todas as mães seguidoras de nosso site, todo meu amor!

Molho de Tomate Para Quem Não Sabe Cozinhar mas Quer Agradar a Mama

Ingredientes
1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem
4 dentes de alho finamente fatiados
3/4 de xícara de manjericão fresco picado (1/2 xícara no cozimento e 1/4 no final)
1/2 cenoura ralada
3 latas de tomates pelados inteiros
Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo
Em uma panela grande aqueça o azeite em fogo médio. Adicione o alho e cozinhe até que fique ligeiramente dourados, de 5 a 7 minutos. Acrescente 1/2 xícara de manjericão e cenoura e cozinhe até que a cenoura fique macia, em torno de 5 minutos. Acrescente os tomates com o suco. com uma colher de pau amasse os tomates e cozinhe mexendo sempre até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe em fogo brando até que engrosse, em torno de 30 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Se quiser incrementar um pouco o molho, você pode colocar um pouco de vinho tinto (1/3 de xícara)  depois de adicionar os tomates. Na hora de servir jogue por cima o restante do manjericão.
Sirva com uma massa al dente (é só seguir as instruções da embalagem) e um bom parmesão.

Rendimento: 500 ml – 6 porções

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Crumble* de Maçã – A Sobremesa Mais Fácil do Mundo de Fazer
(Sobremesa de Maçã com Farofa Doce de Nozes)

Ingredientes Frutas
4 maçãs sem semente e cortadas em fatias verticais finas
½ xícara de açúcar mascavo
2 colheres de chá de maisena
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal

Ingredientes Farofa Doce
6 colheres de sopa de manteiga sem sal na temperatura ambiente picada em pedaços pequenos
¼ de xícara de açúcar mascavo
¼ de colher de chá de raspa de casca de laranja
1 xícara de farinha branca ou integral
½ xícara de nozes picadas

Preparo
Pré aqueça o forno a 180 °C. Misture em uma tigela as maçãs, o açúcar (1/2 xícara), a maisena, a canela e o sal. Coloque a mistura em uma fôrma quadrada de 20cm. Reserve. Em outra tigela misture com as mãos a manteiga, açúcar, raspa de laranja e farinha. A consistência final é de uma farofa. Por último adicione e misture as nozes. Cubra as maçãs com a farofa. Ace no forno até que a cobertura esteja dourada e o líquido dentro esteja borbulhando, 30 a 35 minutos. Deixe resfriar por 15 minutos em um rack. Pode ser servido com iogurte ou sorvete.

*Um dos significados de crumble em inglês é esmigalhar. No inglês britânico também é conhecido como cobertura de bolo preparada com farinha manteiga e açúcar. A sobremesa nada mais é do que frutas com um pouco de farinha e açúcar na parte inferior da fôrma e farinha, manteiga, açúcar e algum tipo de noz na parte superior. Qualquer fruta picada pode ser utilizada na sobremesa. Optei por dar um nome em português para uma imagem visual mais associada a nossa cultura. A junção da farinha com a manteiga misturada com as mãos gera uma especie de farofa.

Por Fabiana

 

Allgemein, Azeite, Canela, datas comememorativas, Manjericão, Nozes, Pimenta do reino, Prato Principal, Sal, Sobremesas Tags: , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Dia das Mães – Almoço em Família”

Deixe seu comentário