Como eu uso, planto e armazeno: manjericão

mai 15, 2013 6 Comentários by

Manjericão

Como eu uso
Além do uso culinário o manjericão oferece várias outras possibilidades de uso. Ele é, por exemplo, um ótimo repelente de insetos. Para isso basta jogar um punhado de folhas de manjericão na lareira ou na churrasqueira. E já que o assunto é churrasco, quando em contato com o fogo o manjericão dá um delicioso aroma aos grelhados.
Na banheira, algumas folhas mergulhadas em água quente farão um banho bem relaxante. Em saches, o manjericão cânfora cabeludo (Ocimum canum) protege a madeira quando colocado em gavetas. Por fim, em vasos espelhados pela casa, fazem lindos arranjos florais, deixando pela casa um aroma suave e refrescante.

Como eu planto
O segredo para manter saudável uma planta como o manjericão é oferecer bastante luminosidade e umidade em um solo bem drenado. É uma erva que cresce rápido. Existem mais de 150 espécies, mas todas são parecidas no cultivo. Ao final do verão, a erva produz pequenas flores brancas. Elas devem ser cortadas conforme forem aparecendo para prolongar a vida da planta e preservar o seu sabor. O melhor momento do dia para colher o manjericão é de manhã e as melhores folhas são as jovens que ainda não floresceram. As ervas crescem até 60 cm e precisam diariamente de pelo menos seis horas de sol direto. Regue até que o vaso fique bem úmido e preste atenção para que os primeiros 2,5 centímetros do solo estejam secos antes de regá-lo novamente.

Como eu armazeno
Manjericão fresco: retire as folhas que não pareçam saudáveis e faça um maço como se fossem flores. Coloque-as em um vaso com água e armazene no refrigerador, trocando a água diariamente. Uma outra opção é embrulhar o maço em um papel toalha umedecido e colocar o maço dentro de um saco de algodão. Deixe-o também na geladeira, na gaveta de vegetais.
Manjericão seco: prefira locais secos, escuros e longe de calor. Congelar pode ser uma boa alternativa para usá-lo por mais tempo. As especiarias moídas devem ser congeladas no máximo por seis meses. É uma boa ideia anotar a data da compra. De modo geral, especiarias têm vida útil de três meses após abertas. Mudanças de cor e odor são indicadores de que já não oferecem o sabor que deveriam.

Receitas com Manjericão

Como eu uso, Manjericão Tags: , , , , , , , ,

6 Comentários para “Como eu uso, planto e armazeno: manjericão”

  1. Especiaria: Manjericão | Armazém das Especiarias - De A a Z, Manjericão says:

    […] Como usar, plantar e armazenar a especiaria manjericão. […]

  2. nalva says:

    entao gostei de usar as folhas de mangericão ,mas posso usar aquele cabinho de flores juntos tambem

  3. Rossana says:

    Tenho a mesma pergunta. Quando posso colher? Tb tenho um pé de manjericão dequele de folhas bem pequena e outro de manjericão roxo. Nenhum tem flores (nem o oregano). Qual a frequência que tenho que colher?

  4. Marina says:

    Pessoal, podemos usar as flores sim. Eu uso mais para enfeitar os pratos. E para colher depende muito do tamanho do seu pé.

Deixe seu comentário