Especiaria: Manjericão

mai 15, 2013 9 Comentários by

Manjericão

Também é conhecido como basílico, palavra derivada do grego basilikos, que significa “erva digna de reis”. O manjericão é provavelmente nativo do Iran ou da Índia e chegou na Itália através do Oriente Médio. No século XV e XII foi introduzido na França e Inglaterra, respectivamente. Chegou à América com os primeiros imigrantes. No ocidente é símbolo de fertilidade. O escritor italiano Giovanni Bocaccio, autor de um número notável de obras, incluindo Decamerão, conta em um de seus livros a história romântica de Lisabetta “cujas lágrimas regavam o vaso de manjericão no qual havia enterrado a cabeça de seu amante”.
As folhas mais aromáticas do manjericão são as colhidas logo antes da florada. Elas preservam uma maior quantidade de óleos vegetais, o que determina o aroma. A planta age principalmente nos sistemas digestivo e nervoso. Alivia a flatulência, cólicas estomacais e indigestão. Também pode ser utilizado para prevenir ou aliviar a náusea e o vômito. Na culinária, pode ser usado fresco, congelado ou seco em sopas, peixes, omeletes, molhos, massas, pizzas e com vegetais como a alcachofra, brócolis, cenouras, berinjela e abobrinha. Talvez seja o melhor acompanhamento para tomates, sendo essencial em molhos e no pesto. No caso dos molhos, melhor utilizá-lo somente no final do cozimento para manter o sabor e o aroma.

Como usar, plantar e armazenar a especiaria manjericão.

Receitas com manjericão.

Top 5 – As 5 Receitas mais visitadas do Armazém com Manjericão

Pesto Tradicional(Gênova)

 

 

 

 

Batatas com Especiarias, Coco e Manjericão


 

Curry Verde – Gaeng Kiaw Wan – Receita Tailandesa  

 

 

 

 

Lasanha de Berinjela

 

Filé de Pescada ao Molho de Pimentão da Vovó Nilda Silveira

 

 

 

 

 

 

De A a Z, Manjericão Tags: , , , , , , ,

9 Comentários para “Especiaria: Manjericão”

  1. ANA PAULA OLIVEIRA says:

    Maravilhosas todas as informações,receitas, sugestões, adoro… Será que existe alguma dica, pra conservarmos o manjericão verdinho por mais tempo, não sei se na geladeira… gostaria de alguma dica, utilizo bastante para espetadas capreze, mas tenho muita perda.

    Obrigada,
    Ana Paula

    • Fabi says:

      Olá Ana Paula,
      Obrigada por seu comentário.
      Para manter o manjericão mais fresco:
      Manjericão fresco: retire as folhas que não pareçam saudáveis e faça um maço como se fossem flores. Coloque-as em um vaso com água e armazene no refrigerador, trocando a água diariamente. Uma outra opção é embrulhar o maço em um papel toalha umedecido e colocar o maço dentro de um saco de algodão. Deixe-o também na geladeira, na gaveta de vegetais.
      Manjericão seco: prefira locais secos, escuros e longe de calor. Congelar pode ser uma boa alternativa para usá-lo por mais tempo. As especiarias moídas devem ser congeladas no máximo por seis meses. É uma boa ideia anotar a data da compra. De modo geral, especiarias têm vida útil de três meses após abertas. Mudanças de cor e odor são indicadores de que já não oferecem o sabor que deveriam.
      Abs
      Fabiana

  2. Especiarias Afrodisíacas | Armazém das Especiarias - Baunilha, Canela, Como eu uso, Gengibre, Manjericão, Noz-moscada, Pimenta Caiena, Pimenta dedo de moça, Pimenta do reino, Pimenta Malagueta, Pinhole, Receitas says:

    […] são famosas como um símbolo de fertilidade e dizem que seu aroma induz a paixão nas mulheres. Manjericão – dizem que estimula o desejo sexual e a fertilidade. Pimentas estimulam a circulação […]

  3. Cuscuz Marroquino de Legumes da Chef Nadia Pizzo com salsinha says:

    […] Aspargo verde, pimentão vermelho, manjericão e salsinha Chef Nádia […]

Deixe seu comentário