Receitas de Chef: Renata Vanzetto – Marakuthai – Camarões e Lula no Leite de Coco

mai 16, 2013 Sem comentários by

Chef Renata

Receitas de Chef – Marakuthai – Chef Renata Vanzetto

No último sábado tive a oportunidade de conhecer o Marakuthai, restaurante da Chef Renata Vanzetto. Entrei sem saber o que me esperava e a experiência foi inesquecível. O restaurante tem dois ambientes, um no andar térreo e outro no andar superior, que é mais aconchegante. A decoração que é divertida e colorida fica por conta da mãe de Renata, Silvia Camargo, experiente decoradora. Vários objetos expostos no restaurante podem ser comprados lá mesmo. Renata também, além de competente chef, cria divertidos aventais que estão à venda no local. Sentamos em um grupo de 6 no andar de baixo, pois o de cima já estava lotado. O menu é enxuto,  porém variado em termos de sabor e ao ver as opções interessantes decidimos fazer uma mesa comunitária e pedir vários pratos para dividir entre todos. Começamos com o Indian – cubos de salmão selados na farinha de pão curry indianos servidos com molho de abacate com um toque de coentro e limão e chips de batata doce. Ao colocar o salmão na boca imediatamente me veio à lembrança dos pratos que comi na Índia. Bela homenagem. Depois experimentamos o Yala – cubinhos de peixe marinados com sabores cítricos. Eu não sou muito chegada a Ceviche, mas os sabores estavam tão equilibrados que me conquistaram na primeira garfada. De aperitivos por último saboreamos o Ravioli Falso de Beterraba – lâminas de beterraba cruas, recheadas de queijo de cabra e pesto de hortelã.

Ravioli Falso de Beterraba

A mistura de todos os ingredientes é delicada e sensacional. Depois passamos para os pratos principais, o primeiro foi Tirinhas de filé mignon em molho picante de curry vermelho acompanhado de arroz jasmim e farofa de banana. A pimenta estava no ponto certo e se harmonizou perfeitamente com a farofa e o arroz.

Pad Thai

O segundo prato foi o Pad Thai. Quem acompanha o Armazém sabe que esse é um de meus pratos favoritos e passei a viagem inteira da Tailândia experimentando várias versões. A receita de Renata veio com um pouco menos de molho do que o esperado, mas o resultado final foi fabuloso. Nesse ponto nós já estávamos completamente maravilhados com todos os pratos. Achamos que não poderíamos ir embora sem experimentar as sobremesas e pedimos um Petit Gateau de Limão Siciliano e o Brigadeiro da Vovó. Gostei muito de ver um menu de sobremesas mais interessante do que normalmente encontrado em restaurantes do mesmo nível. Todos gostaram das sobremesas. O consenso foi geral e absoluto, todos os pratos estavam fantásticos! Muito sabor, apresentação impecável e técnicas apuradas. Fiz questão de parabenizar a equipe e voltei para a casa feliz.

Não resisti e pedi uma receita da Chef Renata para o Armazém. Ela nos presenteou com a receita de Camarões e Lula no Leite de Coco. A receita é de Chef, mas o preparo é fácil e o resultado será sucesso garantido.

CAMARÕES E LULA NO LEITE DE COCO

Conheça a origem, propriedades, receitas, uso, plantio e armazenamento das especiarias utilizadas na receita abaixo:
alho poró, cebola, coco, pimenta dedo de moça, coentro, azeite de dendê.

Ingredientes
4 unidades de camarão
150 g de lula em anel temperados com sal e pimenta
50 g de alho poró cortado em rodelas
50 g de cebola cortada em rodelas
2 tomates cortados em cubos
250 ml de leite de coco
½ pimenta dedo de moça picada
Coentro a gosto
1 colher (sopa) de azeite de dendê
Suco de ½ limão
Sal a gosto ou 1 colher (sopa) de namplá

Preparo
Em uma panela, refogar no azeite de dendê, o alho poró e a cebola. Acrescentar os tomates, o leite de coco, o suco de limão, a pimenta e o coentro. Deixe ferver por 20 minutos, acrescente o camarão e a lula e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Por último, acrescente o sal ou o namplá. Servir com arroz.

Dia dos Namorados no Marakuthai
O Marakuthai preparou um cardápio diferente para o jantar do dia 12/06, Dia dos Namorados, e vai presentear os apaixonados com pratos picantes na medida certa, para surpreender os casais. O menu é composto por degustação de 5 diferentes entradas, um prato principal e uma sobremesa. Cozinha contemporânea, com um perfume tailandês e cheia de surpresas. Além do cardápio especial, os casais ganharão um welcome drink (oferecido em garrafinhas com tags divertidas e românticas, com mensagens como “love”, “paz” e “prosperidade”) e um voucher com desconto de 20% para compras na loja de decoração e presentes Marakuthai Casa, que fica no piso térreo do restaurante. O décor aconchegante do Marakuthai, à luz de velas, garante o clima romântico para a noite.

Marakuthai
Criado em 2007 por Renata Vanzetto, o Marakuthai é um restaurante de cozinha contemporânea com inspiração tailandesa. Apaixonada por ingredientes como gengibre, coco, ervas frescas e pimentas, Renata viu na culinária tailandesa temperos e cores parecidos com os de Ilhabela, onde cresceu em contato com a natureza. Chef prodígio e autodidata, Renata cozinha desde os 9 anos e aprendeu a arte com sua avó, cozinheira de mão cheia. O restaurante pé na areia, aberto ao lado do Yacht Club de Ilhabela, logo se tornou um sucesso e ganhou filial, em 2009, nos Jardins, em São Paulo.  O Marakuthai tem como marca pratos que encantam pelo sabor e pela apresentação delicada, numa proposta bem-humorada de culinária, o que já lhe rendeu matérias internacionais, em veículos como os prestigiados New York Times e a revista Town & Country. O restaurante já conquistou os mais importantes prêmios da crítica, como Chef Revelação do Guia Quatro Rodas (2008) e do Casa Boa Mesa (2010), Melhor Restaurante Novo (2010), segundo a revista Época, o de Melhor Restaurante Contemporâneo (2011), segundo a revista Go Where. Renata Vanzetto foi indicada como chef revelação da edição Comer & Beber 2012, da Veja São Paulo. Em 2011 e 2012, o Marakuthai de Ilhabela ganhou os prêmios de “O Melhor das Cozinhas Variada e Contemporânea”, da Veja Litoral Paulista, e, desde 2008, restaurante estrelado, segundo o Guia Quatro Rodas, pela qualidade da cozinha. A jovem chef, de 24 anos, comanda hoje uma equipe de 50 funcionários na rede.

Marakuthai
www.marakuthai.com.br
São Paulo
Al. Itu, 1618, Jardim Paulista – Tels. 11 3062-7556 e 3061-1015
Horário de funcionamento: Almoço: de quinta a sexta, das 12 às 15h e sábado, das 13h às 16h; Jantar: de segunda a quinta-feira, das 20h à 0h; sexta e sábado das 20h à 1h. Fecha aos domingos.
Permite levar seu vinho. Serviço de rolha: R$ 50

Marakuthai Ilhabela
Av. Força Expedicionária Brasileira, 495 – Saco do Indaiá Tel. 12 3896-5874 / 12 3896-2810
Horário de funcionamento: quinta a sábado, das 20h à 0h30. Horário estendido em feriados e alta temporada.
Serviço de rolha: R$ 30

Alho-Poró, Azeite de Dendê, Cebola, Coco, Coentro, Pimenta dedo de moça, Prato Principal, Receitas com coco, Receitas de Chef, Restaurantes Tags: , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Receitas de Chef: Renata Vanzetto – Marakuthai – Camarões e Lula no Leite de Coco”

Deixe seu comentário