Especiaria: avelã

mai 22, 2013 Sem comentários by

Especiaria: Avelã
Ela é pequena, nasce embalada em uma casca grossa  e dá algum trabalho para ser consumida. Mas vale a pena! Sim, você a conhece muito bem. E encontra com mais fluência na época do Natal nos supermercados, feiras livres e lojas que trabalham com alimentos saudáveis – mesmo que durante o ano inteiro tenha a sua nobre utilidade e esteja ao nosso alcance. É a avelã, a segunda noz mais produzida no mundo. Só perde para as amêndoas.
Filha da Europa e da Ásia, cresce bem em regiões com invernos mais amenos. A maior produtora atual é a Turquia – nada a ver com a novela Salve Jorge.
Afinal, o que tem essa nozinha para ter status de superpoderosa?
Rica em ácido oléico, um monoinsaturado dos ácidos graxos, o seu óleo ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a controlar o diabetes. Além disso, possui as vitaminas B1, B2 e B6, essenciais para a formação do sangue e saúde mental.
A danadinha possui  o dobro desse ácido graxo em relação à castanha de caju. Uma baita proteção contra o LDL, o colesterol ruim.
Fábio Bicalho, nutricionista clínico e funcional, ressalta outros benefícios da avelã: “É rica em ômega-9, gordura essencial à alimentação, caroteno, selênio, fósforo, potássio e magnésio”.
A avelã pode ser consumida ao natural –  tem  paladar um tanto doce e oleaginoso –  ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate, ao qual acrescenta um toque de classe.
Ela também é encontrada nas conhecidas barrinhas nutritivas. ( agora você entende o motivo de tantas recomendações: leve uma barrinha de cereal na bolsa e, vindo a fome, como uma). Somada ao mel ela resgata energias desperdiçadas
A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite, manteiga, pasta de frutas, pastéis, biscoitos.
Esta fruta é tão rica em proteínas e gorduras  – e aqui uso apenas um exemplo hipotético – que o consumo de 15 a 20 avelãs pode ocupar o espaço de uma refeição integral, embora esta troca não seja recomendada. Se for ralada, triturada ou moída, pode ser mais aproveitada, pois assim cumpre uma tarefa significativa na dieta de diabéticos e de pessoas que querem emagrecer. Sempre com orientação médica, por favor!
Mas, como nada é perfeito, a nossa especiaria tem um “pecadilho” que deve ser considerado para quem faz um tratamento ou dieta específica: é calórica. 100 g tem 682 kcal de calorias.
Cabe a você buscar orientação com seu médico(a) de confiança e pesar os prós e contras, o momento certo de usar ou não usar,  nessa caminhada para a sua reeducação alimentar.

Como usar, plantar e armazenar a avelã.

Receitas com avelã.

Amêndoas, castanha de caju, castanha do pará, nozes, pinhão

 

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