5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia (Receita de Bolinho de Arroz Assado)

jun 05, 2013 Sem comentários by

Datas Comemorativas

5 de junho –  Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

“Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem”. Ela deriva do grego e significa “o estudo da nossa casa”. Há poucos anos, discutir sobre a ecologia nos dava um rótulo de “poetas românticos”, quiça aloprados ou desses nerds equivocados que se preocupavam com uma ciência sem importância, firulas, enquanto o progresso caminhava a passos largos. Felizmente, algumas mentes iluminadas, corroboradas por cientistas modernos e visionários começaram uma grita do tipo “nosso planeta corre perigo”. Se continuar essa exploração “descompensada” dos meios naturais, comandada principalmente pelos países mais desenvolvidos, a terra vai ficar “doente”, a nossa casa vai ficar “enferma” e nos também.
Muitas vozes se juntaram ao coro em favor da retomada de uma vida mais saudável para o nosso planeta. ONGs com esse propósito vestiram uniformes e buscaram reverter a situação, em alguns casos, como o da camada do ozônio, praticamente irreversível. E o hábito de tomar sol – sempre visto como saudável, um remédio natural – veio acompanhado de câncer de pele. Claro, se você usar quilos e quilos de protetores e hidratantes, você tem boas chances de escapar.
Essa tonelada de produtores protetores – fabricados principalmente pelos países mais poluidores do planeta – não te protegem de outras ameaças, como um ar poluído, um clima agredido que “dá o troco” com tsunamis, inundações, secas; temperaturas que variam do calor ao frio numa proporção nunca vista e de doenças novas e poderosas que a muitos ameaçam.
Claro que existem esperanças ecológicas. Aparentemente, todos os países do mundo – inclusive os mais poderosos – querem demonstrar seu amor à ecologia. Nem todos, evidentemente, são sinceros. Os Estados Unidos até hoje, 2013, não assinaram nenhum tratado sério para diminuir  poluentes. O mesmo vale para o Japão, Noruega e Islândia que se recusam em diminuir a pesca de baleias.
Felizmente, hoje, temos uma maior consciência da nossa responsabilidade para com a saúde do nosso planeta, da nossa casa. E cada um, a sua maneira, dentro do seu quintal, pode dar o seu grito de “basta”, reciclando o lixo, plantando árvores – frutíferas, especiarias  ou…– e economizando de forma consciente um bem muito precioso que tem previsão de faltar: a água.

Na culinária também existem hoje muitos movimentos voltados à preservação. Um deles é o Slow Food, que segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Hoje conta com mais de 100.000 associados que formam e mantêm o movimento. A ecogastronomia está em voga entre muitos chefes, ela é um movimento que surgiu para disseminar a idéia da gastronomia sustentável com o objetivo de diminuir o impacto sócio-ambiental da grande indústria de produção de alimentos e do consumo inconsequente sobre o meio ambiente.

Algumas dicas para uma gastronomia mais sustentável:

1 – Compre produtos locais.

2 – Dê preferência a Eco-produtos
Procure utilizar produtos orgânicos, e produzidos através de práticas de reflorestamento. Existem alguns selos de certificações de produtos ecológicos que estão disponíveis no mercado, através dos quais podemos nos guiar na hora da escolha dos alimentos a consumir.

3 – Tenha um jardim comestível

4 – Reuse e recicle

6 – Economize  água e energia

A equipe do Armazém das Especiarias se solidariza com todos que, a seu modo, na mínima parcela que seja, defendem a ecologia, defendem a nossa casa. E lembra que além da nossa geração virá a geração dos nossos filhos, dos nossos netos…

Por: José Edward Janczukowicz  e Fabiana Dupont

Para comemorar esse dia selecionamos uma receita de Bolinho de Arroz Assado do chef Edu Guedes, assim é possível reutilizar aquele arroz que sobrou de ontem e fazer um prato gostoso que não precisa ser frito mas que fica uma delícia!

Bolinho de Arroz Assado – Receita do Chef Edu Guedes

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz cozido
½ xícara (chá) de leite
2 ovos
1 xícara (chá) de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 gema para pincelar
½ xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado
Óleo para untar a assadeira

Preparo
Em uma tigela, misture o arroz, o leite, os ovos, o cheiro verde, a farinha de trigo, o sal e a pimenta-do-reino a gosto até que fique homogêneo.
Se for necessário, acrescente mais farinha de trigo. Modele os bolinhos e coloque-os em uma assadeira untada. Pincele-os com a gema e polvilhe o queijo tipo parmesão.
Leve para assar no forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que estejam dourados.

Rendimento: 8 porções

Fonte: Receitas Edu Guedes

Acompanhamento, Allgemein, Cebolinha, Datas comememorativas, Entradas, Pimenta do reino, Sal, Salsinha Tags: , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia (Receita de Bolinho de Arroz Assado)”

Deixe seu comentário