Taça de Merengue e Morango com Farofa de Amêndoas e Creme de Baunilha – Chef Roberta Zogbi

jun 05, 2013 Sem comentários by

A Chef Roberta Zogbi brinda o Armazém das Especiarias com uma deliciosa Taça de Merengue com Morango e Farofa de Amêndoas

Com passagens pelas casas Due Cuochi Cucina, Le Marais e Saint Honoré, a Chef Roberta Zogbi cursou Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi e se formou em 2010. Em seguida, “sem falar uma palavra em italiano”, como ela mesma gosta de contar, seguiu para o Piemonte, na Itália, onde aprendeu os truques da culinária italiana no Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), também conhecido como Instituto di Cucina, Cultura ed Enologia dele Regioni d’Italia. Ao concluir o curso, conseguiu um estágio na cozinha do Il Pelicano Hotel, na Toscana, com duas estrelas do guia Michelin e parte da renomada rede Relais & Chateaux. Ali, teve a primeira oportunidade de atuar na confeitaria de uma cozinha profissional.

Depois de três meses, seguiu para Paris, na L’ecole Lenôtre, onde fez um curso profissionalizante em confeitaria. “Aprendi toda a minha base da confeitaria francesa nestes três meses, e uso estes fundamentos para criar receitas novas, apresentando doces clássicos com toques modernos”, revela Roberta, que ficou encantada com as sofisticadas finalizações que aprendeu na escola. “Os professores são muito rígidos e detalhistas, o que ajudou a lapidar a minha técnica”, afirma a chef.

Hoje, a Chef Roberta Zogbi comanda o Petite Fleur Patisserie. Espaço onde trabalha apenas com encomendas, que podem ser feitas por telefone ou por e-mail. Os docinhos e sobremesas foram criados pela Roberta, que buscou inspiração nas técnicas italianas e francesas para dar um toque sofisticado às suas receitas. “Desenvolvi sobremesas usando ingredientes como Nutella, frutas vermelhas e limão siciliano, que são bem aceitos pelo paladar dos brasileiros”, diz a chef. A casa atende desde grandes eventos, como casamentos e festas, até encontros mais íntimos e jantares entre amigos. Preparadas diariamente com ingredientes frescos e de excelente qualidade, as encomendas são entregues fresquinhas na casa do cliente. A confeitaria também consegue atender pedidos de última hora. “Tentamos sempre acomodar os clientes que precisam de ajuda no último segundo”, afirma Roberta.

Ao Armazém das Especiarias, a Chef Roberta Zogbi ofereceu a deliciosa receita da Taça de Merengue, com as especiarias amêndoa e baunilha.

Taça Merengue

Especiarias: Amêndoa e baunilha

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 12 taças

Crumble

½ xícara de manteiga
½ xícara de açúcar confeiteiro
½ xícara de Farinha de Amêndoas
½ Xícara de Farinha de Trigo

Método de preparo

1. Deixa a manteiga amolecer em temperatura ambiente e com a ponta dos dedos misture todos os ingrediente até formar uma massa.

2. Em uma assadeira ante aderente, esfarele a massa e asse por cerca de 10 minutos. Mexendo de vez em quando para que os pedaços se soltem.

Creme de baunilha

2 xícaras de leite integral
½ fava de baunilha
2 ¼ xícaras de açúcar
7 ovos – somente a gema
4,5 colheres de sopa de maisena

Método de preparo

1. Ferva o leite com a fava de baunilha e metade do açúcar.
2. Misture as gemas com o restante do açúcar e a maisena em um bowl.
3. Jogue o leite fervendo sobre a mistura de gemas, misture e volte para o fogo.
4. Cozinhe em fogo baixo até ferver. Aumente levemente o fogo e cozinha por mais 2 minutos.
5. Guarde em um recipiente com filme plástico em contato com o creme. Quando estiver frio, bata na batedeira para que o creme volte a sua consistência mole.

Merengue

2 ovos
½ xícara de açúcar
4 colheres de sopa de água

Método de preparo

1. Faça uma calda com o açúcar e a água. Quando estiver a 110°C. Comece a bater as claras em neve.
2. Quando a calda atingir 120 Graus despeja sobre as claras em neve.
3. Bata na velocidade mínima até que o merengue chegue à temperatura ambiente.

Montagem

Em uma taça coloquei um pouco do crumble e o creme de baunilha gelado. Pique morangos frescos e decore por cima deixando um espaço no meio. Com uma colher ou saco de confeitar faça uma bola de merengue e coloquei no meio dos morangos. Decore com um suspiro.

Petite Fleur Patisserie

Rua Cardeal Arcoverde, 1607, Pinheiros, São Paulo. Tel.: (11) 3805-3351.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 17h. Sábados e domingos, das 8h às 12h.

OBS.: Atendimento feito apenas com agendamento prévio.

www.petitefleurpatisserie.com.br

www.facebook.com/petitefleurdoces

Amêndoa, Amêndoas, Baunilha, Receitas, Receitas de Chef, Restaurantes, Sobremesas Tags: , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Taça de Merengue e Morango com Farofa de Amêndoas e Creme de Baunilha – Chef Roberta Zogbi”

Deixe seu comentário