Pinhão

jun 12, 2013 2 Comentários by

Pinhão

Pinhão rima com São João (24/6), rima com Santo Antonio (13/6) e rima com São Pedro (29/6). Pinhão rima com festas juninas muito celebradas no sul e sudeste do Brasil e que atualmente fazem os eventos maravilhosos e muito apreciados em várias cidades do norte e nordeste.
A atração pelo pinhão no sul e sudeste se explica porque aqui ele nasce da araucária (Araucaria Angustifolia) e é alimento ou reforço apreciado em todas as classes sociais.
O pinhão mede entre cinco e oito centímetros, e tem a forma de uma cunha cuja casca recobre a massa compacta e altamente proteica da semente propriamente dita.
No Paraná, cujo pinhão é símbolo do estado, são feitos os doces de pinhão, frango ensopado com pinhão, sopa de pinhão, cordeiro ao molho de pinhão e outras iguarias paranaenses. O pinhão é também apreciado como aperitivo e em várias sobremesas. Pode ser consumido assado ou cozido, destacando-se no preparo de farofas, entreveros e paçocas. O entrevero, prato típico da culinária catarinense, consiste num refogado de carnes bovina e suína com temperos e pinhões cozidos; a paçoca é o pinhão cozido misturado a carne-seca e pisado no pilão. É comum tê-lo cozido com carnes e arroz, com carne-seca na moranga, sopas, suflês, croquetes, panquecas e outros salgados e petiscos.
O pinhão tem nutrientes muito importantes para a saúde. Ele tem manganês, zinco, ferro, fibras e vitamina E. Essas substâncias agem na resposta imune do organismo, ajudando na prevenção do câncer, auxiliando no controle do colesterol e da diabete. Também possui vitamina C, que melhora o sistema imunológico prevenindo infecções, além de melhorar a absorção de ferro pelo organismo. Possui magnésio, o qual ajuda na captação do cálcio e atua na função muscular. É energético, ajudando no combate a fadiga e também estimula a libido. Porém o pinhão é calórico, mesmo sua gordura sendo considerada uma gordura boa, a insaturada, ele deve ser consumido com moderação. Dentre vários estudos e órgãos pesquisados, observamos que em média o pinhão tem 182 quilocalorias por 100 g. O ideal é consumir não mais de 8 a 10 pinhões por refeição.

Sabores e Saberes do Pinhão – Com este título apetitoso, encontramos na NET um site exclusivo dedicado ao pinhão e de como esta especiaria faz parte da vida das mulheres e seus familiares na cidade de Cunha/SP.

Amêndoas, Avelã, Castanha de Caju, Castanha do Para, Nozes

 

Como usar, plantar e armazenar o pinhão

Receitas com Pinhão

De A a Z, Pinhão Tags: , , , , , , , , ,

2 Comentários para “Pinhão”

  1. luiz says:

    Muito bom….nutritivo

Deixe seu comentário