Receitas de Chef – Alexandre Zanella: Caldinho de Abóbora com Pinhão e Canela

jun 12, 2013 1 Comentário by

Para nossa série de entrevistas com chefs de restaurantes, preferi começar por São José dos Campos, a cidade onde passei minha infância e a adolescência. O restaurante escolhido se chama Quiosque Philosophy. Ao chegar, a primeira impressão é que estamos entrando em uma casa. Não é só impressão. A casa, reformada para acomodar o restaurante, pertencia à mãe de Maria Isabel, que nos recebeu com um largo sorriso. O restaurante aberto em 2009 é o único orgânico do Vale do Paraíba. E não para por aí. Também incorpora o fair trade (comércio justo). O chef é Alexandre Zanella, um jovem de 33 anos que ainda pequeno acompanhava sua mãe na preparação de massas e pães. Isabel e Alexandre demonstram total sintonia. Ele na cozinha, criando e executando pratos vegetarianos, orgânicos e gourmet. Ela recebendo os clientes com charme e simpatia. Os pratos são deliciosos. O menu leva em consideração a estação e eles trabalham direto com produtores para que tudo chegue a mesa bem fresquinho. Foi lá que aprendi a receita de:

Caldinho de abóbora com pinhão e canela
1 cebola média
6 dentes de alho
1 abóbora cabotia inteira descascada cortada em pedaços grandes
300 g. de pinhão
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de canela
1 litro de caldo de legumes

Caldo de Legumes
6 litros de água
300 ml de vinho branco seco
1 salsão (pode colocar o talo e as folhas)
4 cenouras picadas em grandes pedaços
1 cebola grande descascada e picada em grandes pedaços
50 g de pimenta do reino em grão

Ferver em fogo baixo por 2 horas
Coar

Preparo
Colocar o pinhão para cozinhar na panela de pressão e cobrir com água (3 a 4 dedos acima do pinhão). Cozinhe por 8 a 10 minutos. Descasque (tem que ser ainda quente se não a casca não sai, mas cuidado para não estar muito quente e se queimar). Corte em pequenas fatias. Reserve.Em uma panela funda e grande refogue rapidamente a cebola e o alho com uma colher de sopa de azeite. Coloque a abóbora e o caldo até que fique no mesmo nível da abóbora (de meio litro a um litro). Cozinhe até que esteja macia (sem se desfazer). Retire e bata no liquidificador. Retorne a mistura para a panela e aqueça em fogo baixo por mais dez minutos até que tenha a consistência desejada. Adicione uma colher de chá de canela. Sal a gosto. Coloque o pinhão por cima da sopa somente na hora de servir.

Quiosque Philosophy
R. Fagundes Varella 141
Jardim Maringá – São José dos Campos
12 3322 4692

Receitas com Pinhão

Arroz Doce com Cristais de Pinhão e Especiarias

Bolo de Pinhão com Uva Passa e Vinho Tinto

Bolo de Pinhão com Leite de Coco

Entradas, Pinhão, Receitas, Receitas de Chef Tags: , , , , , , ,

Um Comentário para “Receitas de Chef – Alexandre Zanella: Caldinho de Abóbora com Pinhão e Canela”

  1. Ana Márcia says:

    O ambiente é muito agradável, os pratos e os sucos muito gostosos, as pessoas acolhedoras, mas o serviço poderia ser menos lento…

Deixe seu comentário