Frango Indiano Tikka Masala com Especiarias e Leite de Coco

jul 17, 2013 6 Comentários by

Culinária Indiana

A Índia, apesar de ter sido colonizada pela Inglaterra, manteve sua identidade cultural e até hoje o país encanta e espanta seus visitantes com tradições passadas por gerações.
As refeições são particularmente especiais, não apenas pelos pratos que têm um aroma apaixonante como também pela maneira que se come. Eles ainda usam as mãos. A higiene é muito importante e por isso se lava muito bem as mãos antes e depois de uma refeição. Os alimentos devem ser pegos pelas pontas dos dedos e o visitante tem uma colher de chá, é aceitável empurrar o que está no prato com um pedaço de pão. Alguns anos atrás fui convidada para jantar na casa de amigos indianos. Eles prepararam um banquete. Não foi difícil comer com a mão, o difícil para mim foi a pimenta. Acho que precisei de muitos copos de iogurte para equilibrar meu paladar. Isso já faz muito tempo e hoje em dia as pimentas não me assustam tanto.

 

Frango Indiano Tikka Masala

Especiarias: coco, cardamomo, canela, gengibre, cominho, coentro, açafrão, pimenta caiena, páprica e garam masala

Ingredientes
3 peitos de frango
4 colheres de azeite extra virgem ou óleo de amendoim
5 vagens de cardamomo
1 canela em pau de cerca de 5 cm
1 e ½ cebolas picadas 
2 colheres de chá de gengibre fresco picado
2 colheres de chá de alho picados
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de coentro em pó
¼ colher de chá de açafrão em pó
½ a 1 colher de chá de pimenta caiena (dedo-de-moça)
1 colher de páprica
1 colher de chá de pó de garam masala (misto de especiarias da Índia)
1 tomate grande
1 colher de chá de extrato de tomate
150 ml de água
Sal a gosto
Iogurte ou 1 lata de leite de coco
Coentro fresco para enfeitar (opcional)

Preparo
Pique o tomate finamente e reserve para uso posterior. Em seguida, pique a cebola e reserve. Finalmente, corte os peitos de frango em cubos pequenos, tempere com um pouco de sal e também deixe de lado. Misture em uma tigela o gengibre, alho, cominho, coentro, cúrcuma, garam masala, pimenta caiena e páprica. Coloque o óleo em uma panela em fogo médio. Quando estiver bem quente, acrescente o cardamomo e a canela, deixe por alguns segundos e depois retire-os. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo, até dourar. Adicione a pasta de masala e mexa por 1 minuto. Adicione o extrato de tomate e o tomate e mexa por 1 minuto até que fique completamente mesclado. Despeje a água e leve para refogar, mexendo constantemente. Prove o molho e tempere com mais sal se necessário. Adicione os cubos de frango e misture bem com o masala (o molho que está fazendo). Cozinhe por 10 a 12 minutos, mexendo a cada poucos minutos, até que o frango esteja cozido e macio. Retire e corte um pedaço de frango com uma faca afiada – se atravessa em linha reta e sai limpo, ele ja esta cozido e pronto. Para um sabor de curry mais leve ou se quiser deixar mais saboroso, adicione 1 lata pequena de leite de coco ou 1 iogurte (pode ser desnatado também) de 125 a 150 g. Misture bem e cozinhe por mais 5 minutos. Coloque o frango em uma travessa, decore com folhas de coentro e sirva.

Rendimento: 4 porções

Fonte: André Amaral – Tudo Gostoso

Açafrão, Canela, Cardamomo, Coco, Coentro, Cominho, Garam Masala, Gengibre, Páprica, Pimenta Caiena, Prato Principal, Receitas com coco, Sal, Viagens culinárias Tags: , , , , , ,

6 Comentários para “Frango Indiano Tikka Masala com Especiarias e Leite de Coco”

  1. Garam Masala – Tempero Indiano ( Mistura de Especiarias) says:

    […] Receita Aqui -> Frango Indiano Tikka Masala com Especiarias , Páprica e Açafrão […]

  2. walter says:

    Sensacional. Fiz sem o gengibre, coentro e açafrão que eu não tinha, substituí o açafrão por curry e coloquei o coentro verde. Ficou show.

    • Armazém das Especiarias says:

      Que bom Walter, ficamos felizes que as nossas receitas dão certo para o nosso público.

      Boa semana!

  3. Beth Rocha says:

    MARAVILHOSA receita…..o leite de coco fechou com chave de ouro. Muito obrigada

  4. Gisele says:

    Preparei esta receita e ficou deliciosa. Servi com arroz integral e quinoa. Perfeita!

  5. Caetana says:

    Amo tudo que é da Índia! Obrigada por compartilhar . Quero fazer essa receita. Vou atrás desse garam masala, tomara que não seja difícil de achar.

Deixe seu comentário